MATERIAIS NECESSÁRIOS (para cada individual):
Molde Maçã
Feltro verde-claro: 40*30 cm + 5*3 cm
Feltro verde-escuro: 15*15 cm
Feltro vermelho: 8,5*7 cm
Fita de cetim vermelha: 45 cm
Agulha + Linhas (vermelho, verde-claro e verde-escuro)
Alfinetes
Régua e esquadro
Riscador
Tesoura
Cola universal
Máquina de costura [*]
Tapete de corte [*]
Régua de patchwork [*]
Cortador rotativo [*]
Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.
1) Começamos por imprimir o Molde Maçã. Este molde está preparado para imprimir à escala natural bastando, para isso, fazer a impressão em formato A4.
Veja o post completo:
3) Com um pouco de cola universal, apenas o suficiente para manter as peças no sítio, aplicamos a maçã e respectiva folha no local pretendido do rectângulo verde-escuro, tendo em conta que este deverá estar na vertical (conforme a imagem seguinte).
4) Com a peça de feltro maior posicionada na horizontal vamos, com o auxílio da régua e do esquadro, marcar a posição do bolso. Para tal, marcamos no canto inferior direito os limites do respectivo bolso, com a distância de 1cm das margens:
10 cm paralelos à margem inferior
15 cm paralelos à margem lateral direita.
5) Voltando ao bolso que começamos a preparar no ponto 3) é necessário, neste momento, costurar as aplicações. Para um trabalho mais rápido, podemos fazê-lo à máquina, selecionando o ponto corrido e utilizando linhas da mesma cor das peças a aplicar. Não há, no entanto, qualquer impedimento em realizar este procedimento de forma manual.
6) Com o bolso concluído vamos, de seguida, fazer a sua aplicação no individual. Para tal utilizaremos os pontos-guia que marcámos no passo 4) e, com o auxílio de alfinetes, fixamo-lo de forma a que não se desloque.
À semelhança do ponto anterior, também este pode ser feito à máquina ou manualmente, devendo utilizar-se, em qualquer dos casos, uma linha contrastante (verde-claro).
7) Com o trabalho do lado do avesso, vamos achar o meio da lateral onde se encontra aplicado o bolso, isto é, lateral direita – do direito | lateral esquerda – do avesso.
Dobramos a fita vermelha de forma a que a divisão defina 2/3 para um lado e 1/3 para o outro, ou seja, 30 + 15 cm. Fixamo-la ao avesso do trabalho, no ponto encontrado anteriormente, com a parte de menor comprimento colocada para cima (ver imagem).
8) Por fim, pespontamos todo o individual, a cerca de 0,5 cm do limite. Deveremos ter atenção e certificarmo-nos de que a fita ficou devidamente fixa no local pretendido.
Espero que tenham gostado da sugestão 🙂
Até breve!
Inês Jerónimo