Avançar para o conteúdo
Início » Saia de babados passo a passo

Saia de babados passo a passo

O modelo pode variar em modelagem, tecidos e aviamentos. Invista nessa peça, é muito prática, bonita e muito usável.

  • Use e abuse dos babados;
  • Barras são indispensáveis;
  • use cores vivas;
  • Franzidos;
  • Costure com máquina de costura.
  • Como fazer uma saia de babados:

1

Meça em torno da sua cintura. Enrole uma fita métrica ao redor da sua cintura, mantendo-a paralela ao chão e esticada contra seu corpo. Marque a medida da sua cintura para que você possa se lembrar mais facilmente.

  • Você deve medir a área do seu corpo onde você deseja que a saia se assente. Sua cintura natural é normalmente uma boa opção se você não estiver certo, mas se você quer que a saia se assente mais alto ou mais baixo, enrole a fita no local correspondente.

2

Corte o elástico. Adicione 2,5 cm à sua medida da cintura. Meça e corte o elástico.Os 2,5 cm extras o permitirão sobrepor o elástico quando costurá-lo no cós.




3

Determine seu comprimento desejado. Descubra em que lugar do seu corpo você quer que fique a bainha, e então meça da sua cintura até esse ponto. Mantenha a fita de medição perpendicular ao chão, e marque essa medida.

  • Lembre-se de que o cós vai acrescentar mais 1 2,5 cm para a saia. Ao determinar as medidas dos babados, subtraia 2.5 cm do comprimento desejado antes de calcular a largura da saia.

4

Decida as medidas dos babados. Pergunte-se quantos babados você deseja e, em seguida, divida o comprimento desejado por essa quantia. Isto determinará qual deve ser o tamanho dos babados.

5

Meça o seu conector e os babados. Calcule o comprimento de suas peças de barra, multiplicando seu tamanho de cintura por 1,5. Calcule o comprimento dos babados, multiplicando o comprimento da barra por 2. A largura da barra e dos babados vai ser a mesma e pode ser calculada somando 2.5 cm à largura desejada dos babados.

  • Se você quiser fazer com que os babados pareçam ainda mais amplos, faça os babados 2.5 vezes maiores do que a barra.

Método 2 de 4: Preparando as Tiras

1

Corte o tecido. Você vai precisar de uma barra para cada babado. Corte as tiras de material de acordo com as dimensões que você calculou anteriormente.

  • Se o tecido não for suficiente para cortar uma barra ou um babado inteiro, você precisará costurar duas tiras menores para formarem uma tira. Quando o comprimento de ambas as tiras são adicionados, eles devem igualar-se ao comprimento total de toda a sua faixa, mais 1,25 cm. Costure as tiras nas extremidades com 6 mm de espaço para costura.

2

Pressione as bainhas. Para evitar que as barras e babados se desenlacem, você precisará abainhar um lado longo de cada tira deixando 1.25 cm de espaço para costura. Dobe o material em 6 mm e pressione com um ferro de engomar. Dobre o material em outros 6 mm, camuflando as bordas, e então pressione no lugar outra vez.

  • Se você tiver uma overloque, você pode costurar as bordas ao invés de dobrá-las. Dessa forma a saia ficará mais leve.
  • Pressionar as bainhas facilitará a costura, uma vez que elas ficarão no lugar sem que você use linha de costura.

3

Costure as bainhas. Use pontos de costura retos enquanto faz cada bainha. Use pesponto em cada extremidade para segurar as costuras.

4

Costure as bainhas. Use pontos de costura retos enquanto faz cada bainha. Use pesponto em cada extremidade para segurar as costuras.

  • A borda superior de cada tira é a borda diretamente oposta da bainha.
  • Você pode precisar mexer com os babados após diminuir as tiras.
  • Para costurar as tiras manualmente, basta dar pontos soltos em toda a borda superior do material, fazendo cada ponto com 1.25 cm de tamanho. Deixe uma cauda longa no fim do trabalho com o material reunido.
  • Para costurar pontos usando uma máquina, coloque os comprimentos do ponto na posição mais longa e a tensão no mais alto nível possível. Deixe uma cauda longa, e ajuste o material reunido puxando a linha de costura.

Método 3 de 4: Unindo os pedaços da saia

3

Adicione o segundo babado. Coloque o babado sobre a barra na parte inferior da camada com os lados certos virados para fora. Coloque a próxima barra no topo com o lado certo da tira virado para dentro. Forre tudo na borda superior, prenda no lugar, e então costure firmemente a borda superior com os 1.25 cm de espaço para costura.

  • Como antes, você deve utilizar uma grande quantidade de alfinetes para ajudar a prender os babados no lugar.

4

Vire a barra para cima. Dobre a barra da sua segunda camada de modo que você consiga ver o lado correto do material. Passe o ferro na costura recém feita para achatá-la.Este barra deve agora estar no resto da saia.

5

Acrescente o resto dos babados da mesma maneira. O restante das camadas de babados devem ser costuradas na parte superior da saia da mesma forma que a segunda.

  • Coloque a camada de babado entre a barra da sua camada prévia e a nova barra. A saia e o babado devem estar voltados para fora, mas a nova barra deve sempre estar voltada para dentro.
  • Prenda as camadas no lugar antes de costurar a borda superior com 1.25 cm de espaço para costura.
  • Abra a parte de cima da barra e passe o ferro na nova costura antes de passar para a próxima camada.
  • Repita quantas vezes for= necessário até que todos os babados e barras forem adicionados.

Método 4 de 4: Formando a saia

1

Costure o lado. Uma vez que suas camadas estão costuradas, dobre o material no meio, transversalmente com os lados corretos do material juntos e os lados avessos voltados para fora. Prenda no lugar, e então junte as bordas costurando com 1.25 cm de espaço para costura.

  • Costure na borda de baixo para cima, parando apenas perto do topo da barra. Não costure as extremidades da barra superior ainda.

2

Crie a cintura. Com a saia de dentro para fora, dobre a barra na sua direção, criando um “bolso” igual ou um pouco maior que a largura do seu elástico. Prenda e costure o “bolso” no lugar.

  • Costure em toda a borda com o menor espaço possível para costura. Não costure as extremidades do “bolso” fechado.
  • Perceba que não deve ser necessário dobrar a extremidade aberta no bolso para ocultá-la. Essa extremidade já deve estar embainhada se você seguiu as instruções cuidadosamente.
  • Considere passar o ferro na cintura para ajudar a deixá-la plana uma vez que tenha finalizado a costura.

3

Coloque o elástico no cós. Coloque um pequeno alfinete numa extremidade da tira de elástico e um grande alfinete na outra extremidade. Insira o pequeno alfinete e a extremidade do elástico no cós, e então use seus dedos para empurrar o alfinete por todo o cós e puxá-lo para fora no outro lado.

  • O pequeno alfinete facilita colocar o elástico no local, enquanto o alfinete grande impede que a outra extremidade do elástico entre no cós.

4

Costure o elástico. Sobreponha as extremidades do elástico em 1.25 cm. Prenda no lugar, e então costure com uma agulha e linha.

5

Feche o cós com costura. Dobre as extremidades do elástico no cós, em seguida, junte as extremidades do bolso. Una-as usando o espaço de 1,25 cm de costura.

Créditos: Wikihow

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *