Avançar para o conteúdo
Início » Poncho Quadradado ou Arredondado com ou sem franjas com pap

Poncho Quadradado ou Arredondado com ou sem franjas com pap

1- Separe uma malha de 1,40m por 1,40m



2- Se quiser fazer o barrado, separe mais 30cm  por 1,40 m de outro tecido. Lembre-se tecidos com elasticidade diferentes como uma malha e um tecido plano são mais difíceis de serem costurados juntos, se for sua primeira peça ignore o barrado ou escolha os dois tecidos iguais, mudando apenas a cor.



3- Com uma fita métrica envolva seu pescoço e tire a medida do decote do poncho. Preste atenção, se tirar o contorno exato do pescoço a gola vai ficar bem justa. Deixe a fita frouxa e tire a medida aproximadamente 10 cm abaixo do pescoço. ( + ou – 60 cm)





4- Dobre o tecido maior ao meio, unindo extremidades opostas.





5- Dobre novamente ao meio, fazendo um triângulo com a metade o tamanho.



6- No canto que só tem dobras de tecido, sem bordas, marque  a medida de 1/4 do decote. Posicione a  fita métrica em pé e marque na peça com giz de costura.





7- Corte, essa será a abertura para a cabeça.



8- Com essa medida, trace a gola em um papel. Quanto mais folgada e caída você desejar a sua gola, maior terá que ser a altura da mesma. Faça um retângulo da medida da metade do decote pelo dobro da altura altura da gola (gola de aproximadamente 40 cm) No exemplo citado  30cm x 80 cm

9- Marque o centro, saia 10 cm de cada lado e una novamente a figura.



10- Corte  duas vezes no tecido.



11- Una as laterais que foram redesenhadas.



12- Ela ficará tubular com a forma do molde.



13- Dobre ao meio deixando a parte mais larga para cima e encontrando as pontas da parte mais estreita.



14- Agora costure a gola no contorno do decote. Como a gola é bem longa e folgada você pode unir pelo direito da peça, pois assim, quando estiver vestindo o poncho,  a gola se dobrará sobre a costura e a esconderá.

15- Agora corte as tiras da borda do poncho. Elas terão 1,40m por 6cm. Posicione uma ao lado da outra e corte os cantos como na figura.



 16- Costure como uma moldura e posicione sobre o poncho. Dobre as bordas para fazer o arremate e e presponte.



17- Se quiser incrementar ainda mais seu poncho, pode colocar um vivo (uma bordinha) entre a costura da moldura e do poncho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *