Avançar para o conteúdo
Início » AULA DE CORTE E COSTURA 11 PREPARAÇÃO DO TECIDO, FIO, OURELA, SENTIDO DO FIO, ETC

AULA DE CORTE E COSTURA 11 PREPARAÇÃO DO TECIDO, FIO, OURELA, SENTIDO DO FIO, ETC

SENTIDO DO FIO DO TECIDO DETERMINA O CAIMENTO DA ROUPA
Nessa aula vou tentar transmitir o que aprendi no SENAI
Quando estamos fazendo o molde é de extrema importância determinar o sentido dos fios dos tecidos, uma vez que o mesmo é o que garante o caimento da roupa.

Sentido do fio: É a marcação do molde que te indica como você deve cortar a peça
Ourela São as bordas do tecido.(a largura)
Fio do tecido ( o comprimento) Para poder costurar bem, temos antes que entender o que é esse tal de “fio do tecido” de que tanto ouvimos falar em livros, revistas, etc. Já recebi várias dúvidas que envolvem esse assunto, então vou falar um pouco sobre como são feitos os tecidos, pois isso é fundamental para entender o fio.
Avesso/Direito do tecido: Como saber? O lado certo do tecido – também conhecido como face – deve ser apontado antes do corte. Em alguns casos, a identificação pode ser feita de acordo com a forma em que foi dobrado, tecidos como o linho e algodão são dobrados com a face para o lado de fora, já a lã funciona um pouco diferente: o lado certo fica para o lado de dentro da dobra.No caso do tecido vir enrolado em um tubo, a forma de identificar o lado avesso ou o direito fica um pouco mais simples, pois nesses casos o lado certo do tecido fica voltado para o lado de dentro do rolo. Já os tecidos macios se caracterizam por possuírem, em geral, o lado da face mais brilhante ou macio que o avesso, o que torna a peça facilmente de ser identificada a partir da análise visual ou do tato.

Os tecidos que possuem textura bem definida, geralmente, apresentam com mais clareza o lado da face. Outra característica dessas fibras é que geralmente apresentam pequenas irregularidades como bolinhas salientes no avesso. Tecidos como o brocado que possuem textura fantasia possuem uma maciez característica no lado direito e apresentam um avesso com irregularidades e fios soltos.

Os tecidos estampados possuem geralmente o lado certo mais vivo do que o avesso. Importante: as malhas quando esticadas na transversal tentem a se enrolar para o lado da face. O lado certo dos tecidos tentem a ser mais resistentes à sujeira e ao desgaste no lado da face. Já nos casos em que não existem diferenças claras entre os lados, o ideal é selecionar um dos lados e marcar com uma caneta ou giz o lado que será utilizado.
Quando você vai seguir um molde ele tem umas marcações que indica em que sentido deverá cortar a roupa, para onde apontar a seta, é a maneira que deve posicionar o molde
Para facilitar o aprendizado vamos imaginar um tecido listrado. O sentido do fio é na horizontal. E Para onde indicar o molde o sentido da seta, é a maneira que deve cortar o molde no tecido.
Veja a figura:

Quando você vai numa loja, você pede em metros o tecido, não pede? Então… o fio do tecido é na metragem e a ourela na largura.

Para marcar o fio reto no molde, trace uma linha paralela ao centro da frente ou centro das costas. (imagem acima, à esquerda)

O fio reto acompanha o urdume

Para marcar o fio atravessado, trace uma linha perpendicular ao centro da frente ou centro das costas. (imagem acima, no meio)

O fio atravessado acompanha a trama

O tecido no viés ou enviesado é na
diagonal

Para marcar o viés, trace uma linha a 45˚ da linha do centro da frente ou das costas. (imagem acima, à direita)’

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *