Avançar para o conteúdo
Início » Como ajustar a tensão da bobina e o ponto da sua máquina Parte 1

Como ajustar a tensão da bobina e o ponto da sua máquina Parte 1

DICAS DE COSTURA: COMO REGULAR O PONTO DA SUA MÁQUINA

Você já parou para imaginar como é formado o ponto na sua máquina?  Pois é muito simples: na animação abaixo você vê bem como o processo funciona.

foto 1Numa 1ª etapa, a agulha perfura o tecido e desce até o ponto mais baixo, transportando a linha do carretel. Em seguida, a agulha sobe um pouco, fazendo com que a linha superior forme um pequeno laço. A lançadeira gira, no sentido anti-horário, e, pegando o laço, expande-o e faz com que ele envolva a caixa da bobina. A linha superior envolve a linha inferior (da bobina), formando o nó, e a agulha sobe até seu ponto mais alto, os guia-fios transportam a linha para cima, e deixam o nó no meio do tecido. Todo esse processo ocorre rapidamente e se repete várias vezes, formando as costuras.

Mas, para que o ponto fique bonito, a máquina tem que estar bem regulada, de acordo com o tecido que vai ser costurado. O primeiro detalhe a ser observado é a tensão da linha, que é regulada através dos tensores (cada modelo de máquina tem um tipo diferente, mas todos funcionam da mesma forma)

FOTO 01

Cada tecido vai pedir uma regulagem diferente, por isso tenha sempre um retalho próximo, para testar a costura antes, e regule com ele o ponto. Quanto maior o número do ponto, maior a tensão da linha.

foto 5

E o que fazer quando a linha está embolando?

foto 6

O primeiro passo é verificar se a linha da bobina esta correndo livremente, sem travar ou enroscar (veja o post como organizar suas linhas).

FOTO 02

Depois, certifique-se de que a linha está passada corretamente por todas as passagens: na dúvida, dê uma olhada no manual!

foto 9

Agora é aproveitar sua máquina e soltar a costureira que existe em você!

*

Por Marjorie Campos, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.

Afinal porque devo ajustar a tensão da máquina?


Ajustar a tensão da máquina é muito importante para garantires a formação de uma costura uniforme e suficientemente resistente para manter as camadas de tecido juntas.

Deves sempre ajustar a tensão de acordo com o tipo e o peso do tecido. Para tecidos leves uma tensão mais baixa, e para tecidos mais pesados uma tensão mais alta.


Agora que já percebeste uma das suas funções, vamos tentar perceber esta equação com carinho.


Todas as máquinas têm um selector de tensão. Na minha fica no topo  no lado esquerdo da máquina.

Geralmente  os números variam de zero(min) a nove (máx).sendo o nº4 ou 4,5 a tensão” básica” digamos assim.

 Atenção que não existe um único padrão ou ajuste que funcione sempre para todos os pontos e tecidos. Eu costumo ajustar em 4,5m pois costuma resultar com a maioria dos tecidos.


Selector de tensão


Qual a lógica por detrás do regulador de tensão?



A lógica por detrás disto é a seguinte:


Quanto maior o número seleccionado, mais pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente menos linha é disponibilizado para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão é excessiva o tecido tende a franzir.


Agora o outro lado da moeda.


Quanto menor o número seleccionado, menos pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente mais linha é disponibilizada para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão da linha é muito baixa o ponto fica muito frouxo.



Como regular a tensão da máquina na costura Reta?

Regular a tensão da máquina, embora inicialmente não pareça, é um processo simples.



 Abaixo explico o processo que uso para encontrar a tensão, sempre que começo a trabalhar com um novo tecido.

 Dá uma vista de olhos na tabela que fiz onde reúno algumas combinações ideais para determinados tecidos,( Clica Aqui ).





1- Com a máquina correctamente enfiada e com o pé calcador descido. Vais regular a tua máquina na numeração padrão para a tensão e também o cumprimento do ponto ideal. Na minha Máquina a tensão padrão é o nº 4 e o cumprimento do ponto 3. (vê no teu manual de instruções quais as indicadas pelo fabricante da tua máquina).Quando realizo a costura de teste costumo enfiar a máquina usando linhas de cor diferente na linha superior e na bobina, para que seja mais fácil identificar o problema. Troco para a linha que vou usar no trabalho original, quando encontro a numeração ideal.



2- Realiza uma costura de Teste, em 2 retalhos de tecido enfrentados direito com direito. o mesmo tecido que vais usar no trabalho real. Caso vás trabalhar com várias camadas de tecido, junta exatamente o mesmo nº de camadas do teu projeto real.



3- Analisa a costura em cima(frente)  e em baixo(avesso) e verifica se o ponto está limpo e uniforme em ambas as faces. Geralmente o ponto á frente costuma estar minimamente uniforme, pois, geralmente o problema é mais visível  na parte de baixo do tecido.



4- Agora de acordo com o resultado que observas vais aumentar e diminuir a tensão, comparando o teu ponto aos sinais que indico abaixo.



Quais os sinais a verificar?


Neste teste usei linha de cor branca na parte superior da máquina e linha de cor amarela na bobina.




Nas imagens abaixo, estão fotos de alguns dos sinais que deves observar. A IMAGEM 1, corresponte á parte da frente (cima) do tecido, a parte que vês enquanto costuras. A IMAGEM 2, corresponde á parte debaixo do mesmo tecido.


IMAGEM 1- Frente do tecido






IMAGEM 2- Parte detrás da mesma costura da imagem 1


As costuras mais á esquerda o ponto está frouxo(tensão insuficiente), ao centro as costuras são perfeitas( Tensão ideal), as costuras mais á direita o ponto está muito apertado(Demasiada Tensão).



Sinais que indicam que o ponto está muito Apertado.



Caso a tensão seja muito alta vais notar que:NA IMAGEM é O PONTO MAIS Á DIREITA.


  • O ponto está muito esticado, parece que está prestes a rebentar;
  • O tecido franze ao ser costurado;
  • Na parte de cima do tecido vais reparar que consegues ver os elos de ligação da linha (são pequenos nós/ laçadas), linha da bobina. infelizmente na imagem não está perceptível, mas quando acontecer contigo vais perceber facilmente.



O que fazer, se verificar que a tensão é excessiva?

Vais diminuir a tensão para o nº Sequencial abaixo. (Se está no nº4 baixas para o nº 3).As diminuições fazem se baixando um número de cada vez.Geralmente baixar um número já resolve o problema. A seguir voltas a realizar a costura de teste e analisar o ponto e vais ajustando até obteres a tensão ideal.  Ás vezes a tensão ideal fica entre um numero e outro. Exemplo, entre o 3 e 4, nesse caso o nº ideal  seria 3,5.




Sinais que indicam que o ponto está muito frouxo?



Caso a tensão seja demasiado baixa  para o tecido vais notar que: NA IMAGEM é O PONTO MAIS Á ESQUERDA.




  • A costura é muito fraca  e não prende bem as camadas de tecido.
  • Vais notar pequenas laçadas na parte debaixo do tecido. São aqueles elos de ligação da costura.a linha superior forma pequenas laçadas.


O que fazer se verificar que a tensão é exceciva?


Vais aumentar a tensão para o nº Sequencial acima, ( se está no 4 aumentas para o nº 5).

Os aumentos fazem se aumentando um número.A seguir voltas a realizar a costura de teste,  analisar o ponto e vais ajustando até obteres a tensão ideal.  Ás vezes a tensão ideal fica entre um número e outro.



Agora vamos ver como ajustar a tensão ideal para o ponto Zig Zag.


No caso do ponto Zig Zag as evidências da tensão incorrecta são notadas essencialmente na parte detrás do tecido isto porque na frente, ele aparentemente está bonito.






O ponto zig zag, para além de ser decorativo ele é óptimo para chulear as margens de costura evitando assim que se desfiem, caso não tenhas uma máquina de corta e cose. 


Se quiseres  usar o ponto zig zag para fazer o acabamento dos teus trabalhos,ou apenas como ponto decorativo, recomendo-te a tensão nº 6 e o cumprimento do ponto 2 ou menos, dependendo da largura que queiras.


Nas imagens abaixo, estão fotos de alguns dos sinais que deves observar quando usas o ponto zig zag. A IMAGEM 1, corresponde á parte da frente (cima) do tecido, a parte que vês enquanto costuras. A IMAGEM 2, corresponde á parte debaixo do mesmo tecido.


Nas costuras mais á Esquerda o ponto está muito frouxo, no meio ponto ideal e nas costuras mais á Direita  ponto está com demasiada tensão.



IMAGEM 1


IMAGEM 2


Sinais que nos indicam que o ponto zig zag esta com pouca tensão. ( Costuras Mais á Esquerda)


  • Na frente é quase imperceptível o problema da tensão, no avesso o ponto deixa de ter o aspecto de zig zag. forma-se um ponto estranho. quando isso acontece deves aumentar a tensão da máquina.
  • Nota: Se a meio das costuras zig zag o ponto de repente apresentar sinais de tensão insuficiente,principalmente quando inicialmente estava bom, verifica a tua canela, pode estar a ficar sem linha ou estar mal enrolada e se for esse o caso, o ponto formado terá o mesmo aspecto do ponto quando a tensão é insuficiente.


Sinais que nos indicam que o ponto esta com demasiada tensão.( Costuras mais á Direita)


  • Neste caso já se nota que o ponto franze um pouco no meio.
  • No avesso  nota-se volume no meio da costura, isto é o ponto a franzir o tecido. Quando notas que a costura tem esse aspecto deves diminuir a tensão da máquina.


E pronto para terminar, lembra-te que nem sempre é a tensão que necessita de ajustes. Na maioria dos casos os problemas que sentimos com a formação correta do ponto enquanto costuramos, tem a ver com o incorreto enfiamento da máquina, na incorreta relação entre tecido linha e agulha e ainda pela falta de cuidados com  nossa máquina a nível e limpeza e manutenção.Mas isso é assunto para um próximo post.


Se estiver apresentando problemas

ajuste de tensão-policial

Em primeiro lugar, é essencial assegurar que o fio é enfiado corretamente porque caso contrário, é inútil para ajustar a tensão.

O ajuste da tensão da linha da bobina é realizada após a da tensão do fio da bobina . De um modo geral, ajustar a tensão do fio da bobina é suficiente para garantir um ponto nem muito solto, nem muito apertado, mas é importante saber ajustar a tensão da bobina, em alguns casos que requerem que (por exemplo, quando quer bordar na seda com um tecido fino tensão 2), ou se é simplesmente tecido normal tensão 3)

O fio tem que passar através do fio de guia, a ligação de tensão e linha levar até o disco de tensão  e é feita de discos de tensão e um regulador de tensão: os discos cercar o fio enquanto o regulador controla a pressão sobre discos. Em modelos mais antigos, existem dois discos de tensão que são controlados por um parafuso ou botão; no modelo de tarde, há 3 discos controladas por um mostrador. Rodando o regulador (o dial ou o parafuso) para um grande número, o disco para e espremer mais: a tensão é aumentada; rodando o regulador para um pequeno número, os discos de separar e agitar menos: a tensão diminui. Se você usar um fio grosso, considere reduzir a tensão como o fio é mais espessa, será reforçado pelas recorde . tensão tensão da linha é equilibrado quando o ponto parece OK em ambos os lados do tecido: diagrama 1. Para verificar a tensão, basta olhar se os pontos são de laços ou nós. Lembre-se: se, transformando o tecido costurado na parte de trás, você acha que os pontos são try solta aumentando a tensão; Por outro lado, se os pontos são muito apertado, reduzir a tensão.

caixas, latas

Como ajustar a tensão da bobina


Para ajustar a tensão da linha da bobina, use uma pequena chave de fenda para apertar ou afrouxar um parafuso na caixa da bobina. Consoante o caso, o processo é removível ou fixa. Em todos os casos, consulte o manual de instruções da sua máquina de costura para verificar como é  este ajuste.


Em máquinas com um portador de lançadeira (também chamada de transporte, que está na forma de uma caixa de bobina é preciso remover para inserir a lata), o ajuste é feito sobre o portador de lançadeira. Existem 2 parafusos e um deve ser rodado para ajustar a tensão (tipicamente um que está perto da ranhura através da qual a mola de arame).


Em outras máquinas, a caixa da bobina está integrado na máquina e colocar a bobina no. O pequeno parafuso deve ser acessível sobre o caso se a máquina permite que essa configuração. Sinta-se livre para tirar uma foto dos vivos para lembrar a definição que vamos mudar.

AJUSTE PLAIN-tensão-policial

O método ioiô para ajustar a tensão da bobina


Este método é muito útil para verificar a tensão da linha da bobina está definido. Simplesmente desenrolar um comprimento de 20 a 25 cm a partir da bobina fixa no suporte da caixa da bobina. É, então, feita para suspender a bobina até ao final do fio e um pequeno pulso é dada para relaxar a bobina:


  • A tensão é muito baixa : a lata não tem lugar e caindo, devemos, em seguida, aperte o parafuso (no sentido dos ponteiros do relógio). Rode o parafuso em incrementos de 1/8 de volta e repetiu a  teste até que a configuração correta.
  • A tensão é ajustada : o ônibus é executado sem problemas, sem deixar cair.
  • A tensão é muito alta : o serviço de transporte é estático ao telefone ou descer. É então soltar o parafuso (sentido anti-horário para horário).


Uma vez que a configuração é, você pode ir para fora da lata para re-enrolar o fio.

Uma máquina de costura Singer costura com dois segmentos: um superior e outro inferior. O segmento superior vem do carretel e é enfiado através do buraco da agulha da máquina de costura. O segmento inferior vem da bobina, um carretel pequeno de linha que é carregado sob o placa de deslizamento da máquina. Embora a maioria dos problemas com uma bobina da Singer sejam solucionados consultando-se o manual de usuário, saber como resolver esses problemas sozinho pode ser bem útil.

Colocando a linha na agulha

O mecanismo da bobina de uma máquina de costura Singer não funcionará corretamente se ela não estiver com a linha passada de forma correta. Uma agulha emperrada ou cega não conseguirá captar linha das bobinas. Portanto, um primeiro passo importante em passar a linha na Singer é certificar-se de que a agulha esteja afiada. Troque a agulha ou compre um conjunto novo e, então, passe a linha na máquina de acordo com as instruções do fabricante.

Enchendo a bobina

Podem ocorrer pontos irregulares se a linha da bobina não estiver enrolada de modo uniforme no carretel. Se for esse o caso, enrole-a de novo. Evite enrolar o carretel da bobina muito apertado, porque ele pode não caber no compartimento. Use o tipo correto de bobina e preencha-a com o mesmo tipo de linha que é usado para os segmentos superiores.

Colocando a linha e inserindo a bobina

Um problema comum de quebra de linhas na bobina quando se usa uma máquina de costura Singer pode ocorrer se o compartimento da bobina não estiver com a linha passada corretamente. Os compartimentos de bobina das máquinas de costura Singer são carregados no disparador de bobina por um método de carregamento frontal ou superior suspenso. A bobina é inserida no seu compartimento de forma a virar no sentido horário ou anti-horário, dependendo do tipo da Singer. De forma geral, esteja ela em sentido anti-horário ou horário, insira a bobina colocando-a no compartimento e deixando de 7,5 cm a 10 cm de linha para fora dele, puxando em seguida a linha pela abertura no compartimento e por baixo da mola de tensão, inserindo o compartimento no disparador.

Limpando o disparador da bobina

Fiapos de algodão, linha e outros materiais externos acabam se acumulando no compartimento da bobina e no disparador. Quando isso acontece, a máquina pode emperrar, bobinas de linha podem se quebrar e a agulha de costura pode não captar a linha das bobinas. Limpe o compartimento da bobina e o disparador usando uma escova de fiapos, pinça ou seus dedos. Depois, passe um pouco de óleo na máquina de costura para assegurar um funcionamento suave.

Ajustando o disparador da bobina

Os pontos frouxos ou irregulares às vezes são causados pelo fato da tensão da bobina estar fora de sincronia. Ajuste a tensão para resolver o problema. A tensão da bobina é controlada por um parafuso localizado no compartimento da bobina. Use uma chave de fenda pequena para ajustar a tensão girando o parafuso no sentido horário para aumentá-la e anti-horário para diminuí-la.

Fontes:  Só penso em costura/Wikihow/sigbol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *