Vamos mais uma vez falar de cerzidos?

  • by

como remendar calça jeans de maneira diferente
Cerzir é o processo de se costurar fileiras de linha próximas o suficiente para parecer tecido. A maior parte dos cerzidos é feito à mão, mas é possível cerzir com uma máquina de costura. Essa é uma maneira excelente de aumentar a vida útil de uma peça de roupa. Cerzir à máquina é rápido e fácil.

  • Peça de roupa a ser consertada
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Material para remendar


Peça de roupa a ser consertada

Cerzir

É isso mesmo que você tá pensando… Para fazer remendos!

Agulhas para cerzir algodão (Darner)

Como é: Agulha relativamente fina, com o buraco alongado e a ponta afiada.
Serve para: Remendar buraquinhos nos tecidos.
Tamanhos: 1 até 9

Agulhas longas para cerzir (Long Darner)

Como é: Uma Darner mais comprida.
Serve para: Para remendos maiores.
Tamanhos: 5/0 até 9

Agulhas para cerzir com lá (Yarn Darner)

Como é: Uma Darner mais longa e com o buraco maior.
Serve para: Para remendos feitos com linhas grossas ou lã.
Tamanhos: 15 até 17

Instruções
1

Apare fios soltos do furo que será consertado na peça de roupa. Coloque um pedaço de tecido atrás do furo. Esse remendo pode ser de espessura similar ou mais fino que a própria roupa, ou pode-se usar um tipo de entretela feito especialmente para cerzido à máquina, que pode ser arrancado depois. Alfinete o remendo em volta da borda do furo.
2

Configure a máquina. Encha a bobina e coloque-a no lugar apropriado. Passe a linha na máquina da maneira recomendada. Use um ponto médio de costura reta.
3

Remova a chapa dos dentes normal e substitua-a pela chapa de cerzir. Ela permite que se mova a roupa de maneira precisa, impedindo os dentes propelentes de atuarem. Em algumas máquinas, é possível simplesmente desativar os dentes propelentes.
4

Costure uma fileira de pontos em volta da borda do furo que está cerzindo. Lembre-se que deve guiar o material, uma vez que os dentes propelentes não estão funcionando. Retire os alfinetes.
5

Comece a costurar para frente e para trás pelo furo da roupa. Costure cada fileira próxima uma à outra.
6

Examine o furo. Se o cerzido parece bom e seguro, pode parar. Se o furo parece necessitar de mais trabalho, repita o passo 5, agora passando os pontos em um ângulo reto com relação à primeira costura.

Atualmente existem outras formas de cerzir : Uma forma criativa Apesar de as tendências estarem para o jeans rasgado, tem muita gente que não curte essa moda, então o jeito é dar aquela disfarçada e pronto:

como remendar calças jeans

como remendar jeans customizando

Remendo da calça jeans com tecidos estampados

  1. Uma tendência linda que deixa seu jeans único e com um toque para lá de moderno.

  2. Então, escolha um tecido estampado na com que você quiser. Os mais vivos deixam o visual mais descontraído.

  3. Você só deverá colocar o tecido do lado avesso na altura do rasgo e costurar por dentro. Depois com a agulha de mão e uma linha que pode até combinar com a cor do tecido ou da estampa, você poderá bordar estrelinhas em volta do rasgo, criando um visual lindo e super charmoso.

Remendo da calça jeans com renda

  1. Para quem gosta de uma visual com o toque se sensualidade que a renda pode oferecer, nada melhor do que apostar nesta tendência.

  2. como remendar calça jeans com renda
  3. Da mesma forma que você fez com o tecido, poderá fazer com a renda, pegue um pedaço no tamanho necessário e coloque por dentro sobre o rasgo e costure a renda a calça.

Remendo da calça jeans cerzido

  1. Essa é uma maneira mais discreta, mas muito usada e que dá um charme especial a peça. Basta usar uma entretela por baixo ou um tecido ou ainda outro pedaço de jeans e com a ajuda da máquina, fazer várias costuras sobre o rasgo, para todos os lados, ou na horizontal e vertical. Enfim, você vê como quer que fique, faça vários. uma alternativa prática é usar o ré da máquina e ir guiando o tecido costurando para frente e para trás.

como remendar uma calça jeans com cerzido

  1. Essa é uma maneira legal de remendar especialmente as calças masculinas.

Remendo de calça jeans com feltro

  1. Dessa maneira você poderá esconder o furo do jeans e ainda dar um toque interessante e exclusivo a peça. Corações, estrelas, trevos e tantos outros desenhos podem marcar as peças.

  2. Então recorte no feltro ou no próprio jeans que pode ser noutra lavagem, um desenho que tenha a possibilidade de cobrir o buraco.

  3. Coloque o desenho sobre o rasgo na posição que desejar e com a ajuda da agulha e de um fio mais grosso, faça alinhavos maiores em toda a volta. Poderá até fazer mais do que um alinhavo com fios da mesma cor ou em cor diferente.

Remendo de calça jeans com cara de monstro

  1. Essa é uma ideai que pode ser aproveitada especialmente para remendar calças de crianças ou até de adolescentes.

  2. Você poderá moldar o rasgo com a tesoura se precisar e colocar um feltro por dentro na cor que quiser, como por exemplo, o vermelho, e costurar bem. Poderá ainda criar dentes com feltro braço, e fazer olhos, enfim, aí é uma grande brincadeira que exige muita criatividade.

Passos básicos para remendar uma calça jeans

  • Se você quer algo mais certinho, apare e acerte o buraco e as pontas com a tesoura. Caso queria dar um toque envelhecido, deixe as pontas aparentes.

  • Você poderá dar o formato de um retângulo, por exemplo, ao buraco.

  • Agora meça o buraco e pegue um jeans ou outro tecido que queira e deixe sempre uma borda de uns 5 cms a mais do que o tamanho do buraco.

  • Agora coloque o tecido com o lado direito contra o avesso da calça sobre o rasgo e centralize bem.

  • Prenda o tecido com alfinetes para não sair do lugar.

  • Com agulha e linha faça um alinhavo em toda a volta.

  • Agora vire do lado direito e se você quiser um acabamento dobradinho, corte os cantinhos do lado direito do jeans e dobre as beiradas para dentro, alinhavando novamente.

  • Agora é só passar na máquina que pode ser com um bom zigue zague e pronto.

Outras matérias publicadas aqui no blog sobre Cerzir

Basta clicar nos links abaixo:





1. 
Como Cerzir roupas e recuperar aquela sua roupa preferida…

2.Como cerzir a roupa quando rasga

3.Não gosta de cerzir? Existe cerzidos prontos para aplicar

Fonte: diversas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *