Avançar para o conteúdo
Início » ✂Você sabe Como calcular tecidos com elasticidade?Aprenda aqui. com Molde Gratuito de régua para medir elasticidade. Imprima a sua

✂Você sabe Como calcular tecidos com elasticidade?Aprenda aqui. com Molde Gratuito de régua para medir elasticidade. Imprima a sua

 

 


Cálculo da Elasticidade da Malha

A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha.

1 – Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela.

2 – Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade.

3 – Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe pelo alfinete da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou.

Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade.

Elasticidade das malhas:

Baixa Elasticidade – Até 12
– Use a tabela de medidas para tecido plano

Média Elasticidade – de 12 a 18
– Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade

Alta Elasticidade – acima de 18
– Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade

Não há segredos para se modelar peças de malha. Pelo contrário, é um traçado bastante simples, pois normalmente não requer a presença de pences e recortes para se obter boa vestibilidade. Porém, quando o tecido tem uma quantidade de elastano considerável, é importante verificar, antes de iniciar o traçado, qual a porcentagem de elasticidade da malha.

Ao se fazer essa medida, é possível reduzir a porcentagem necessária das medidas para que a modelagem tenha boa vestibilidade e, assim, molde-se ao corpo.

Para medir a elasticidade da malha proceda da forma a seguir.

Em um pedaço da malha que será utilizada, faça uma marcação de 10 cm, com uma caneta, no sentido da trama. Veja só como fica.

Em seguida, posicione um dos lados do tecido em uma régua na medida “0”. Depois segure na outra marcação do tecido, que inicialmente ficou em cima dos 10 cm, e estique-a até a trama começar a deformar. Na sequência, observe em qual medida a marcação parou e, a partir daí, você saberá qual a porcentagem da elasticidade da malha.

Por exemplo, se a marcação chegou até 11 cm, com relação aos 10 cm, 1 cm então representa 10 %. Portanto, esses 10 % devem ser retirados das medidas que serão usadas para o traçado da modelagem.

Fontes & créditos: Roberto Marques, Paula Guimarães/Senai, Moda By Nill, Audaces, Modamoldes,  Cortando &Costurando

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *