Avançar para o conteúdo
Início » Entenda como é feito à lavagem a seco e aprenda como fazê-la em casa em peças delicadas

Entenda como é feito à lavagem a seco e aprenda como fazê-la em casa em peças delicadas

Post-Blog-1-3

1. Antes de tudo a roupa passa por um inspeção, para que manchas mais difíceis sejam identificadas. Isso porque, para cada tipo de mancha é usado um produto químico específico. Aliás, a aplicação das substâncias é feita manualmente com uma bisnaga, seguida de pequenas pistolas de ar comprimido e vapor.

2. Já livre das manchas, a roupas é disposta em uma máquina automática, onde mergulha no solvente (perc), e passa pela lavada e pelo processo de centrifugação. Em seguida, inda dentro da máquina, é acionado um sistema de ar quente, que só desliga quando as peças estiverem completamente secas

3. Depois disso tudo, se ainda restarem manchas, as roupas passaram pelo mesmo processo inicial.

4. As peças devidamente limpas são passadas com ferro quente a vapor. Mas tudo é feito sobre uma tábua de passar especial, que impede que as peças se umideçam com esse vapor.

5. A última etapa é o empacotamento da roupa, que, em seguida, é despachada para o cliente.

Você provavelmente já viu, ou possui, alguma peça de roupa cuja etiqueta indique que a “lavagem a seco”.

Isso não significa que as roupas deverão ser lavadas longe de qualquer líquido e sim que ao invés de água, deverão ser utilizados solventes.

Eles passam entre os fios do tecidos e removem a sujeira, sem serem absorvidos.

As lavanderias oferecem esse tipo de serviço e também existem no mercado alguns kits de lavagem de roupas que dispensam o uso da água.

Os kits de lavagem a seco, entretanto, demandam a utilização de secadoras. Se você não possui secadora em casa e quer economizar o dinheiro da lavanderia, pode aproveitar as dicas a seguir para lavar suas roupas a seco.Entenda, abaixo, o passo-a-passo da lavagem a seco, que entrega suas peças limpas em cerca de uma hora:

Entendendo a lavagem a seco

Em uma lavagem comum a fibra do tecido absorve a água e aumenta de tamanho para, em seguida, durante a secagem, desinchar, o que deforma a fibra.

A lavagem a seco é feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol que pode ser facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas, e, é considerado excelente para remover manchas de óleo ou graxa.

Alguns tecidos como a lã e a seda são mais sensíveis e podem encolher, desbotar ou perder a forma caso sejam lavados em água, Isso ocorre na lavagem comum.

Por isso, tecidos lavados a seco, em média, têm durabilidade maior do que os lavados com água.

Lavagem a seco de Lãs e malhas

Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:

1 – Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool – que deverá estar sujo – torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.

2 – Utilize uma toalha para retirar o restante do álcool de suas roupas.

3 – As peças devem secar à sombra e em lugar arejado.

Lavagem a seco de Ternos e Peças de Seda Pura

Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:

1 – Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.

2 – Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.

3 – Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa – isso pode levar de dois a três dias.

4 – Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel manilha entre o tecido e o ferro e, passar sem vapor.

Precauções para manusear os produtos de lavagem a seco

Vale lembrar que os produtos utilizados na lavagem a seco, além de apresentarem alto grau de inflamabilidade, podem causar danos à saúde caso haja super exposição. Por isso recomendamos que as dicas sejam seguidas com cuidado e que os produtos utilizados, sejam mantidos fora do alcance das crianças.Fonte: BBEL

Como funciona a lavagem a seco e quais suas vantagens?

Você certamente já ouviu falar da lavagem a seco, mas sabe como ela funciona, quando é indicada e quais peças podem passar por esse processo?

Em vez de água, a lavagem a seco utiliza solventes químicos — que também são líquidos, mas que não deformam a fibra dos tecidos. Os solventes usados no processo são desenvolvidos para remover a sujeira sem afetar as características originais do material. Dessa forma, a peça não descolore ou encolhe.

É por isso que, mesmo não sendo tecnicamente “seca”, a técnica leva esse nome. Quer saber mais sobre a lavagem a seco e entender por que ela pode ser uma ótima opção? Continue a leitura, pois vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!

Como a lavagem a seco funciona?

Antes de mais nada, há um processo de pré-lavagem, em que as peças de roupa são analisadas cuidadosamente em busca de quaisquer manchas ou sujeiras mais pesadas. Se houver, elas são tratadas individualmente, de acordo com cada tecido.

Para começar a lavagem a seco em si, as roupas são embebidas em solventes químicos — hidrocarboneto ou percloroetileno, dependendo do tecido e do tingimento da roupa.

A seguir, as peças são giradas em uma máquina especial de limpeza a seco por um período que pode durar de 8 a 25 minutos, dependendo do nível de sujeira das peças. Nessa etapa, o solvente está em uma temperatura entre 3ºC e 10ºC.

Durante o processo, acontecem cerca de 450 rotações por minuto. Passado o devido período de limpeza, a temperatura dentro das máquinas especiais é elevada a até 60ºC para que, durante a centrífuga, o solvente químico seja evaporado por completo.

O processo é indicado para quais peças?

Normalmente, a lavagem a seco é indicada para peças de camurça, de seda e outras roupas finas, como ternos, calças sociais e vestidos de festa. Roupas de lã ou que tenham aplicações de renda ou de bordado também se beneficiam do processo.

Para saber exatamente quais das suas peças de vestuário devem ou podem ser lavadas a seco, não tem erro: confira atentamente as instruções na etiqueta!

A lavagem a seco não remove odores e, portanto, a peça não pode estar com mau cheiro antes de passar pelo processo.

Quais as vantagens da lavagem a seco?

Há tecidos delicados, como a camurça e a seda, que podem ser danificados se forem à máquina de lavar. Além disso, em peças de qualquer material, a lavagem a seco ajuda a preservar a cor e as demais características originais por mais tempo.

Em roupas finas e com muitos detalhes e aplicações (pedraria, pérolas, laços, renda, bordado e outros enfeites), a lavagem a seco é importante para que essas peças não desprendam-se do tecido, danificando a roupa e até mesmo impedindo o uso.

Por manter a integridade das fibras do tecido, a lavagem a seco também impede que as peças encolham ou deformem-se.

Viu só? A lavagem a seco é uma opção para que certas peças durem por mais tempo. Mas lembre-se de sempre ler com atenção as instruções de lavagem da etiqueta.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também entenderem o funcionamento e as vantagens da lavagem a seco!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *