Materiais
– 1,80m de viscose com acabamento inferior para a barra;
– 2 carretéis de linha
– Fita métrica;
– Máquina de Costura;
– Agulha e Alfinetes;
– Tesoura.
Confecção:
Primeiro molhe todo o tecido em duas lavagens, a última com amaciante. Este passo é fundamental pois o viscose sempre encolhe.
Quando seco passe o tecido e refaça a dobra de aureola. Coloque o molde da blusa sobre o tecido, já com as cavas e decote como deseja.
Corte o decote do vestido mais aberto e com a mesma altura na frente e costas, para fazer o efeito de caimento ao aproximar as alças. E, corte um segundo decote mais fechado e apenas meio corpo, como uma blusa, este determinará o decote do modelo final e já servirá de forro.
Feche as laterais do vestido unindo o vestido, passe um zigue-zague e duas costuras retas para reforçar. Nos decotes e cavas passe apenas um zigue-zague.
Feche também a lateral do decote de meio corpo. Vista a blusa de meio corpo com o vestido de decote aberto e una-os com a costura de ombro.
Nos quatro decotes, frentes e costas, vire o zigue-zague para dentro e passe uma costura reta de acabamento.
Neste ponto, você terá um vestido com um decote mais baixo e frouxo, e um mais próximo ao corpo e mais alto, tanto na frente quanto atrás do vestido.
Agora só falta unir as cavas como se fosse apenas um tecido, passe um zigue-zague unindo as cavas ao avesso e, em seguida, passe uma costura reta ao direito.
Não é necessário fazer a barra, pois, o tecido já é resistente pela barra decorativa.
Em geral, o viscose é um tecido leve e sensível, portanto fácil de desfiar ou até rasgar.
Quando o tecido descolore é preciso adicionar a primeira lavagem uma colher de sal grosso para fixação das cores.
Siga estas dicas e faça roupas elegantes, baratas e duradouras em vicoses.