Avançar para o conteúdo
Início » ✂Como fazer nervura em tecidos✂

✂Como fazer nervura em tecidos✂

O que precisa : Agulha dupla 2025( 11/80) ou 2028(14/90 )

2 linhas

sapata ou calcador nervura

Resultado de imagem para agulha dupla 2025

Utilize  uma agulha dupla  2028 que é a  14/90 ou 2025 que é 11/80, o pé calcador próprio para nervuras e duas linhas de algodão. Você vai colocar as linhas normalmente na máquina. Passe as duas linhas juntas na máquina e  coloque uma em cada orifício da agulha. Na bobina,coloque uma linha da mesma cor das linhas das agulhas.É necessário: aumentar a tensão da linha para 7 e diminuir o comprimento do ponto para 2,5. O retrocesso não é necessário.

 O resultado é bonito e interessante e possibilita criar detalhes em diversos tipos de peças de roupas muito usadas em artesanatos e camisas sociais, enxovais, de bebê, decoração,  etc. Além de permitir fazer nervuras com um espaçamento simétrico, ela também permite costurar nervuras em curvas e tudo isso sem esforço.

Passo a passo: como usar a sapata para nervura
Passo 01
 – Para fazer as nervuras é preciso colocar uma agulha dupla na máquina. Posicione a agulha, a sapata e coloque duas linhas na parte superior da máquina. Coloque a tensão superior entre o sete e o nove (pode variar de acordo com a máquina) e o ponto no tamanho 1,5 (entre o um e o dois).

A minha máquina é uma Singer Brilliance 6160 e nela eu uso a tensão 7 e o tamanho 2,5.

Em máquinas não digitais , pode ser que não fique bom a tensão 7 e o tamanho do ponto 2,5.

Você pode usar a configuração abaixo:tensão 9 e tamanho do ponto 1,5.Teste em um pedaço de pano qualquer antes de executar o serviço em uma roupa.

Passo 02 – Comece a costurar a primeira nervura, ao ir passando o tecido na máquina de costura a nervura irá se formando. Como esta sapata possui canaletas na parte inferior, é possível escolher a distância entre cada uma. Abaixo mostramos o resultado do teste da sapata.

O resultado é muito satisfatório, a nervura fica perfeita, além de prática e rápida de 

ser costurada.

   

Audaces/Bruna Pacheco/Agulha de Ouro Ateliê

1 comentário em “✂Como fazer nervura em tecidos✂”

  1. Elis, sua poupança, no céu, com Deus, está muito alta. Você é uma pessoa desprendida de todo e qualquer egoísmo. Tenho aprendido, com v., muito mais com sua generosidade, do que preciso com minhas perguntas. Hoje, foi a melhor resposta que tive, quanto a minha duvida. Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *