Ideia para Fazer Persiana Romana
Para fazer este artesanato você irá precisar de:
- Tecidos de sua preferência, com as cores ou as estampas também de sua preferência;
- Varetas de madeira;
- Parafusos;
- Argolinha de metal com rosca;
- Argolinhas de plástico;
- Ferro para passar roupas;
- Alfinetes para costura;
- Lápis;
- Trena;
- Fita métrica;
- Agulha de mão;
- Linha para costura com a cor combinando com os materiais escolhidos;
- Cordão de sua preferência, com o estilo, a espessura e a cor de sua preferência;
- Suporte para fixar na parede;
- Ferramenta para fixar parafusos.
Passo a Passo para Fazer Persiana Romana
Comece separando todos os itens que você vai utilizar em seu artesanato.
Logo após, abra a dobra e passe o canto.

Agora, dobre a barra já passada, passe novamente e dobre a outra parte, passando também, para fazer um bom acabamento nos cantos de sua peça.(canto mitrado)
Se quiser por forro, Em seguida, passe o forro a ferro da mesma maneira que passou a outra peça e posicione o forro sobre a parte principal, mas com os lados do avesso dos tecidos juntos, para dentro.
Logo após, prenda as partes.
Agora, meça pelo avesso, onde você vai posicionar as suas varetas de madeira.(Se você tiver as varetas de uma persianas de pvc, use -as. se não tiver varetas use argolinhas , vou mostrar depois a que fiz)
Em seguida, corte tiras de tecido para varetas e passe a ferro, passando a tira ao meio, depois dobrando a tira de forma que a extremidade sem acabamento fique no centro. Lembrando que as tiras de tecido devem ter espaço suficiente para passar as varetas por dentro.

Logo após, posicione as tiras nas marcações de onde vão ficar as varetas de madeira. Costure, mas deixando uma ponta aberta.
Agora, acomode as varetas nas tiras de tecido.Passe cada cordão pelo seu respectivo parafuso de argola.Na parte inferior faça um pequeno nó na primeira argola.Na parte superior, pegue o cordão de uma das bordas alinhe-o com o suporte, passe pelo outro parafuso de argola e junte com o outro cordão, como na imagem. Esses dois cordões serão trançados e juntos farão a cortina subir em dobras.
Se a sua cortina tiver mais cordões, todos deverão se juntar em uma das laterais, sempre correndo por todos os parafusos de argola. Esse é o segredo do funcionamento.
Deixe fixo na parede ao lado da cortina, um pequeno gancho onde você prenderá os cordões para manter sua cortina aberta. É só dar um laço e soltar quando quiser fechar.
Em seguida, costure as argolinhas de plástico nas tiras onde estão as varetas.
Logo após, assim que costurar todas as argolinhas de plástico em sequência, passe o cordão escolhido por elas, amarrando as pontas dos pedaços de cordões nas primeiras argolinhas, que ficarão na parte de cima.
Agora, coloque a vareta maior c. E fixe as argolinhas de metal com rosca em toda a vareta.
Se quiser deixar mais bonita faça com passantes . e
Agora, para finalizar a sua peça, basta amarrar o cordão na argolinha de metal da vareta. E está pronto!

