7 FORMAS DE FAZER TRANSPORTE DE PENCE

7 FORMAS DE FAZER TRANSPORTE DE PENCE

Neste post apresento para vocês 7 formas de fazer transporte de pence na blusa.

Mas primeiro precisamos entender o que é pence e qual a sua função no molde.

Pence são pregas piramidais costuradas que se destinam a formar um bojo no molde, necessário para conter uma saliência qualquer do corpo, ou seja, elas tem a função de modelar a roupa às curvas do corpo proporcionando um caimento perfeito. Como seu objetivo é moldar a roupa ao corpo ela é mais usada em roupas femininas na região do busto e quadris.

As pences são indispensáveis para a modelagem de roupas justas confeccionadas em tecido plano. Quando se trata de roupas confeccionadas em tecidos de malha o uso da pence é dispensado.

Antes de iniciarmos o estudo sobre o transporte de pence, farei algumas observações que serão de extrema importância na hora de fazermos o transporte de pence na blusa:

  1. Nem sempre usamos a disposição clássica das pences que foi ensinado no post e no vídeo “COMO FAZER MOLDE BASE DE BLUSA”, pois esteticamente não fica muito bonito as duas costuras visíveis das pences horizontal e vertical. Devemos evitar o uso simultâneo de muitas pences, a não ser que o modelo a ser interpretado exija.
  2. Para abrir uma nova pence, primeiro é preciso fechar uma ou as duas pences da disposição clássica.
  3. Parta de onde partir, toda nova pence a ser aberta deverá sempre terminar sobre o ponto O, que é o ponto correspondente à ponta do seio a seio.
  4. Para iniciar, passe a base da blusa com todas as informações para um outro papel traçando a pence horizontal a partir do ponto O, ou seja, a sua ponta deverá tocar a ponta da pence vertical.

Então para termos uma roupa bem modelada e esteticamente perfeita nós utilizamos a técnica de modelagem transporte ou transferência de pence.

As 7 formas de fazer o transporte de pence são:

Transferência da pence horizontal para a cava. Essa técnica nos permite fazer a modelagem do vestido princesa, blazer, e diversos outros modelos. Ela é muito indicada para quem tem muito seio, pois facilita no ajuste da cava.

Transferência da pence horizontal para o meio do ombro. Esta pence também é muito importante, pois ela é muito usada na modelagem de vestido princesa, blusões e casaquinhos.

Pence do decote: neste processo podemos transferir tanto a pence horizontal como a vertical para o decote, pois deste forma podemos criar modelos com pregas ou franzidos no decote.

Pence lateral:neste processo fazemos a abertura de uma nova pence na lateral da base e fechamos as duas pences horizontal e vertical fazendo uma pence bem profunda.

Pence do meio da frente: neste processo fazemos a abertura de uma nova pence no meio da base e fechamos as duas pences horizontal e vertical fazendo uma pence bem profunda. Visualmente ela forma um V no meio do molde.

Transferência da pence do busto para a cintura, ficando somente com a pence vertical.

Transferência da pence vertical para a pence do busto. Caso a pence vertical seja muito profunda, podemos transferir somente uma parte dela para a pence horizontal e eliminar o restante.

Para melhor compreensão do que passei para vocês neste post, assista ao vídeo onde mostro de maneira bem simples e prática as 7 formas de fazer transferência de pence.

Fonte e Créditos: Compartilhando: Célia Ávila

Elis S A C

Deixe uma resposta