Como fazer a “casinha do botão”.

  • por

Medida da casa

Meça a casa enrolando uma fita de cetim bem estreita ao redor do botão. Corte com uma tesoura bem onde a fita se junta.

A medida da casa é igual à metade desse pedaço de fita, mais 3mm. Anote essa medida para usar em toda a camisa.

Regulagem do zigzag

Para começar a testar as casas, pegue um retalho do mesmo tecido que usou na peça. É importante também usar o mesmo tipo de linha. A cor pode ser diferente para melhorar a visibilidade.

As máquinas zigzag mais simples têm 2 regulagens de ponto: largura e comprimento. É só isso que vamos usar para acertar os pontos da casa, mas é importante que a tensão dos pontos já esteja regulada, ou seja, que a manutenção da máquina esteja em dia.

Essa é a minha máquina de costura. Na sua, as regulagens podem estar em posições diferentes.

  1. Regule a largura do zigzag para que fique entre 1 e 2mm de largura. Ajuste e costure para testar, até que fique com essa largura. Quando achar a posição certa do regulador, marque com caneta hidrocor ou cole um pedaço de fita crepe e risque com lápis exatamente onde o ponteiro deve ficar para conseguir essa largura.
    Essa foi a largura que eu escolhi.  Largura do ponto 
  2. Faça uma carreira de zigzag com essa largura. Pare, volte ao começo da carreira, e faça uma outra igual, paralela à primeira, separada por 1mm. (Como na foto “Essa foi a largura que eu escolhi”)
  3. Agora encontre a largura ideal de zigzag para arrematar a casa, que é aquele ponto largo que fica no começo e no final.  Marque a regulagem do ponteiro da mesma maneira que fez antes.A largura que escolhi para o arremate da casa.  
  4. Depois disso, escolha o comprimento dos pontos para cada uma das larguras escolhidas. Os pontos mais estreitos, que fazem as laterais das casas, devem ter comprimento entre 1mm e zero, enquanto que os pontos mais largos devem ter comprimento mais próximo do zero. Teste os pontos e marque as regulagens como antes.Comprimento do ponto  

Esse truque de marcar a regulagem do zigzag é importante porque trocaremos de uma para a outra várias vezes. Se não marcarmos as larguras e comprimentos corretamente, as casas ficarão diferentes umas das outras.

Marcação das casas

Marque as casas no tecido para não se perder enquanto costura. Você pode marcar à lápis, com giz, ou com linha. Eu prefiro marcar com linha, então esse é o método que vou mostrar. A marcação fica bem visível debaixo do calcador da máquina, e é mais fácil tirar depois. Não corremos o risco de ficar com marcas de lápis na camisa branca!

Primeiro, risque com um giz (bem afiado) a posição e o comprimento da casa com o seguinte desenho:

Marcação de giz

O comprimento da casa é aquela medida que fizemos antes. O desenho pode não ficar muito preciso, mas não tem problema. A marcação de linha será mais precisa.

A marcação com linha é feita com alinhavos. Escolha uma linha de cor contrastante e uma agulha fina e comprida. Alinhave sobre a linha central da casa com pontos pequenos.

O primeiro alinhavo marca a posição da casa.

Em seguida, alinhave sobre os limites da casa. Deixe sobras de linha de pelo menos 2cm de cada lado para que a marcação não escape facilmente.

Os outros dois alinhavos delimitam a altura da casa.

Costurando a casa de botão

  1. Regule a máquina para o ponto estreito, com o comprimento que foi escolhido para ele. Posicione o tecido com a marcação sob o calcador da máquina e desça a agulha da máquina para enfiá-la na parte superior da marcação, de um dos lados do traço vertical.
  2. Costure uma carreira de pontos paralela ao traço vertical e pare quando chegar ao limite da casa e a agulha estiver espetada no lado mais afastado do traço. Deixe a agulha espetada no tecido.
  3. Levante o calcador da máquina e mude as regulagens para as do ponto mais largo. Desça o calcador novamente.
  4. Faça 5 pontos e pare. Deixe a agulha enfiada onde parou e levante o calcador.
  5. Gire o tecido em 180˚. Mude a regulagem novamente, desta vez para a mais estreita.
  6. Cuidado nesta parte: A agulha está na posição esquerda, mas está espetada na direita da casa. Se costurarmos assim, a próxima carreira de pontos vai ficar para fora da casa. Para arrumar a posição da agulha, levante o calcador e gire o volante da máquina para subí-la. Continue girando na mesma direção e ela vai descer novamente, desta vez na posição direita. Reposicione o tecido de maneira que, ao descer, a agulha o espete no lugar do último ponto.
  7. Desça o calcador e costure até chegar à outra extremidade da casa. Pare com a agulha enfiada no tecido, à direita da casa. As carreiras de pontos devem ficar paralelas, e separadas por 1mm.
  8. Levante o calcador e regule o ponto para o mais largo. Faça o arremate final com 5 pontos.
  9. Levante a agulha e o calcador. Para puxar o tecido, segure bem firme sobre o arremate final para que a os pontos não fiquem enrugados.

Finalizando a casa

  1. Puxe as linhas que sobraram para o lado avesso da casa e dê um nó. As linhas que ficaram presas debaixo do arremate e não puderam ser puxadas para o avesso podem ser cortadas.
  2. Usando uma agulha de crochê bem fina, puxe as linhas por baixo do arremate. Corte o excesso.
  3. Puxe as linhas da marcação para removê-las.
  4. Abra a casa com um abridor de casas (desmanchador de costura). Para não correr o risco de cortar demais, enfie a ponta do abridor no começo da casa e em seguida no final da casa, como na foto. Puxe para cortar.
  5. Com uma tesoura de bordado, apare os fiapos que ficaram no meio da casa. Tome muito cuidado para não cortar os pontos.

Essa foi a primeira tentativa. Faça várias até ficar satisfeito com a qualidade. Quando terminar, faça as casas da peça pronta. As minhas ficaram assim:

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.