Acabamento de fendas

  • por

Modelagem

Para fazer esta modelagem, você vai precisar de régua, esquadro, lápis e borracha.

Lembre-se de que esta fenda só pode ser adicionada onde há um recorte, então ela vai fazer parte de duas partes roupa. Como a fenda é diferente de cada lado, mesmo que as partes da roupa sejam iguais, você terá que fazer dois moldes. Exemplo: na fenda do centro das costas da saia, você tem apenas 1 molde para as costas da saia, pois os dois lados são iguais. Contudo, você terá que transformar em 2 moldes, pois a fenda será diferente em cada lado.

1. Copie os moldes para outro papel com mais espaço.

2. Posicione-os lado a lado, com o espaço em que vai a fenda no meio. Adicione a extensão da fenda, que é um retângulo de 4cm de largura e de 9 a 15cm de altura (dependendo do modelo). No meu molde abaixo, desenhei o esquema do retângulo. Também já adicionei a bainha e as margens de costura, e cortei a fenda do outro lado da mesma maneira.

Observe que a ordem das minhas fendas está invertida. Estou considerando o lado de cima do papel como se fosse o lado avesso do tecido, então se colocarmos o lado direito para cima, a posição ficará correta.

3. Copie os moldes novamente, desta vez para fazer o forro. Não recorte ao redor ainda, pois teremos algumas modificações.

Como na imagem abaixo (direita), para a fenda direita do forro, suba 4cm a partir do retângulo e trace uma diagonal. Isso é para facilitar a costura do forro mais tarde. Adicione margens de costura como na imagem.

4. Recorte fora a bainha e o que está além da margem de costura. Vai ficar assim:

(Sempre deixo o forro sem margem de bainha, assim ele fica com uma prega de 2cm na peça pronta.


5. Agora vamos para a fenda esquerda do forro. Diferentemente das outras peças, nesta o retângulo deve ser adicionado para o lado de dentro do molde.

6. Suba os 4cm para traçar a diagonal como no molde anterior.

7. Adicione margem de costura como na foto.

8. Recorte tudo o que está além da margem de costura e também a bainha.

Renata Perito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.