Acabamentos Costuras – Parte II (Costuras Francesas)

Acabamentos Costuras – Parte II (Costuras Francesas)

[Artigo Publicado na Revista Burda Style Portuguesa do mês de Agosto (08/2011)]

Acabamentos Costuras – Parte I (Costuras Simples)

2. Costuras Francesas (French Seems), é a técnica mais utilizada na confecção de roupas de tecidos transparentes/semi-transparentes, pois permite um acabamento perfeito, sem pontos nem chuleios visíveis nas costuras e é muito fácil de executar. Este tipo de costura só deve ser aplicado para linhas rectas ou ligeiramente arredondadas.

2.1. A primeira coisa a fazer é unir as peças, avesso com avesso (ao contrário do que se faz habitualmente) e ao cosermos à máquina regulamo-nos pela largura do próprio calcador, ou pelas ranhuras da base da máquina, consendo de forma a que fique a 0,50cm-0,70cm da costura final, linha “A”, a vermelho (fig. 4).

2.2. A seguir aparamos os valores da costura usando o mesmo valor de distância utilizado anteriormente, 0,50cm – 0,70cm, aparando pela linha “B”, a amarelo (fig 4 e 5);

Fig4Fig5

2.3. Depois abrimos e assentamos as costuras (fig.6), para que estas fiquem para dentro e alinhavamos a beira (fig.7);

Fig6Fig7

2.4. Por fim, cosemos a 0,50cm-0,70cm da margem (fig.8), fechando assim os valores de costura (fig. 9);

Fig8Fig9

O resultado é muito bonito, tanto do direito, uma costura normal (fig. 10), como do  avesso, que quase parece uma costura debruada sobre si própria (fig. 11).

Fig10Fig11

Obs: Técnica utilizada na costura dos ombros.

Depois dos acabamentos das costuras do encaixe (costura simples) e costura dos ombros (costura francesa), nos próximos posts mostrarei a técnica aplicada no acabamento da linha de decote e, por fim, das orlas do caftan.

Até lá!

Elis S A C

Deixe uma resposta