✂Aprenda a aumentar ou reduzir moldes de maneira simples✂ Com molde gratuito de régua de curva francesa

✂Aprenda a aumentar ou reduzir moldes de maneira simples✂ Com molde gratuito de régua de curva francesa

Primeiramente quero dizer que existe várias formas de aumentar moldes.(Graduar ou gradar )o termo graduação sempre foi usado para designar ampliação e redução de moldes, mas de uns tempos para cá, o termo mudou para gradação, adotado pelas grandes instituições que ensinam modelagem exemplo o Senac, a explicação seria que graduação vem de grau e gradação vem de grade,que seria grade de tamanhos; 

Eu aprendi assim:


Para baixar a régua de curva francesa clique abaixo:

PARA BAIXAR CLIQUE EM DOWNLOAD

Com este método simples que você pode ampliar ou reduzir para padrões de vestuário.

Muitos padrões, infelizmente, só existe nos tamanhos mais comuns. Mas quem está à procura de um tamanho maior, como EXG ou um  PP não encontram.

Com a técnica apresentada você pode trazer para seu tamanho.PARA SIMPLIFICAR o aprendizado, peço que você mesmo com sua fita métrica  e um molde que tenha vários tamanhos , meça a distância ente um tamanho e outro nas cavas laterais, ombros e decotes, pois são essas medidas que usaremos para aumentar o molde.Vou deixar abaixo uma tabela padrão de quanto aumentar em cada um desses lugares. 

Para aumentar  o molde , tem que ser um a um, por exemplo, seu molde vai até o 46 e você quer o número 50, primeiro iremos aumentar o molde par o 48, depois riscamos o número 50. Isso se chama Graduar. (O mesmo que aumentar)

  • Ligar os cantos e as bordas de, pelo menos, dois tamanhos, com uma linha (linhas azuis uma régua e traçar a linha nos  cantos.
  • A distância ao longo da linha de tamanhos disponíveis determina a distância para o novo tamanho. Se você tiver, por exemplo, puxou a linha de L para o tamanho XL, em seguida, adicione a mesma distância adicional para tamanho XXL, ou duas vezes a distância para tamanhos ainda maiores.
  • Desenhe na linha sólida do novo deslocamento. Proceder como em todas as arestas.
  • Agora os pontos conectar a uma nova seção. Para as curvas que você pode usar um modelo de curva.

Esse é o método explicado pela Burda:

Aumentar ou ajustar o molde

1.  Estenda o molde original e coloque sobre ele uma folha de papel vegetal. É importante não cortar logo o molde, pois vai precisar dos outros tamanhos como orientação. Para marcar as distâncias, desenhe diversas linhas auxiliares em ângulo reto com as linhas do tamanho. Una as marcações (por exemplo, na cabeça da manga) com uma linha auxiliar. No ponto em que as linhas se cruzam, marque o sinal correspondente ao seu tamanho.

ajuste-moldes-01

2. Una os cantos de cada tamanho uns aos outros (por exemplo, o decote e a costura da manga), como indicado no desenho. Atenção: se essa é a primeira vez que você faz alteração em um molde, por segurança, faça primeiro uma prova em tecido cru. A diferença do molde original não deverá ser maior do que 2 ou 3 tamanhos, ou podem surgir deformações e não é possível.

ajuste-moldes-02

Aumentar o molde

3. Segure os moldes na frente do seu corpo, em frente a um espelho, para verificar se precisam ser aumentados. Desenhe linhas transversais e corte o molde segundo essas linhas. Cole uma tira de papel em uma das bordas que cortou e desenhe nela uma linha paralela, precisamente com a medida necessária para aumentar o molde. Cole a parte restante do molde nesta segunda linha. Na linha de corte seguinte, acrescente o comprimento restante.

ajuste-moldes-03

Diminuir o molde

4.  Segure os moldes como explicado no Passo 3 e desenhe as linhas. Desenhe uma segunda linha acima e abaixo da linha de alteração, precisamente com a medida necessária para encurtar o molde. Depois, dobre o molde, sobrepondo as duas.

ajuste-moldes-04

ajuste-moldes-02

ajuste-moldes-03

ajuste-moldes-04

 

Fontes Burda/Senai/Senac

Elis S A C

Deixe uma resposta