APRENDA A COLOCAR VIVO EM SUAS ROUPAS E DEIXÁ-LAS MAIS BONITAS

APRENDA A COLOCAR VIVO EM SUAS ROUPAS E DEIXÁ-LAS MAIS BONITAS

Aprendendo a usar o “vivo”

8

04
Abr 13

O “vivo” é um acabamento utillizado em vestuário, decoração ou mesmo acessórios. A proposta dele é dar estrutura em peças armadas, como bolsas e malas ou acabamentos em roupas e almofadas. Aqui vamos apresentar o pé calcador para vivo, ele auxilia na costura  e deixa o acabamento perfeito.

Para montar o vivo, vamos precisar de uma tira de tecido de algodão de, em média 5 cm de largura (e o comprimento que você for precisar) e um cordão. Aqui usamos cordão de nylon, mas se for para roupas, use o barbante de algodão fininho. 

Posicione o cordão dentro do tecido e dobre ao meio. O pé calcador tem um espaço próprio para encaixar o cordão. Você vai costurar ao lado. Depois de costurar toda a extensão, corte o excesso de tecido, deixando um cm de margem para costurarmos-o na peça.

Agora é hora de costurar o vivo no seu projeto. Aqui usaremos o tecido vermelho como exemplo, mas imagine que ele seja o tecido de uma peça final. O vivo terá que ser encaixado dentro dos dois lados do tecido, mantendo os lados direitos todos juntos, ou seja: direito dos tecidos + direito do vivo. Parece confuso? Se sentir dificuldade, alfinete antes para conferir se os tecidos estão encaixados e depois costure.

Pronto, aqui é o resultado do vivo aplicado:

SINGER

Elis S A C

Deixe uma resposta