✂AULA DE MODELAGEM: Traçado da gola✂

✂AULA DE MODELAGEM: Traçado da gola✂

Modelagem é um mistério para muitas pessoas, incluindo as que costuram. Mas o mundo do traçado e das construções de moldes pode ser bem mais simples se você entender o princípio do que está realizando.

Para o traçado de uma gola é preciso visualizar a posição da gola na peça em que será inserida. A gola acompanha o decote, portanto sua base deve ter a mesma medida do decote.

Vejamos o passo a passo:

1- Trace ou separe as bases da frente e das costas. Elas já podem ter as alterações básicas de modelo;

Base frente e costas. Fonte: CRIA DA MODA

 2- Com uma fita métrica meça o tamanho do decote, somando as medidas da frente e das costas. 

Utilize a fita métrica em pé, curvando-a, para tirar a medida de forma precisa.

Medida decote. Fonte: CRIA DA MODA

 3- Faça um retângulo com a medida total do decote e a medida que deseja que sua gola tenha de largura. A largura da gola varia, acompanhando as tendências de moda, se tiver dúvidas, meça uma gola de uma peça que você já tem e gosta.

Retângulo gola. Fonte: CRIA DA MODA

 4- Para a gola ganhar forma é preciso deslocar alguns pontos. As distâncias variam conforme o modelo, mas para uma gola básica utilizaremos a medida de 1cm. Acompanhe os números da imagem: suba 1cm no canto inferior – ponto 1. Suba 1cm no canto superior – ponto 3. Saia 1cm do ponto 3- ponto 2. Se quiser uma gola mais pontuda, suba mais o ponto 3 e desloque mais o ponto 2.

Pontos para o traçado da gola. Fonte: CRIA DA MODA

5- Una os pontos. Com a régua comum, una 1-2. Com a régua de alfaiate ou a mão livre retrace a base  e a parte superior da gola. Cuidado para não curvar de mais, tente fazer com que a curva suavize até a metade do retângulo da gola, para que a parte que vai ficar na dobra do tecido seja reta e não forme bico.

Traçando a gola. Fonte: CRIA DA MODA

 6- O molde da sua gola está pronto. Lembre-se de que esse é o molde da metade da gola, portanto posicione o molde na dobra do tecido e insira a margem de costura necessária.

Gola. Fonte: CRIA DA MODA

Na hora de cortar corte duas vezes com o tecido dobrado e mais uma vez na entretela.

Não tem muitos mistérios, não é mesmo?

Elis S A C

Deixe uma resposta