Básico da costura: Recapitulando..ZIPER INVÍSIVEL

  • por

Quando posso usar um zíper invisível?
Um zíper invisível pode ser usado em uma variedade de projetos de costura, de costura a móveis domésticos. Nas roupas, o zíper invisível pode ser usado em tops, vestidos, saias e calças. Geralmente é usado nas costuras traseiras ou laterais dos itens para proporcionar um acabamento liso com fecho invisível. A única vez que um zíper invisível não é recomendado é quando você está trabalhando com um tecido muito grosso, ou a roupa estará sob muita tensão, como um espartilho. Zíperes invisíveis podem quebrar se forem submetidos a muita pressão.

Ao olhar para móveis domésticos, as mesmas regras se aplicam, você pode usar um zíper invisível como fixação nas almofadas, e eles podem até ser aplicados em almofadas com debrum! No entanto, se o tecido for muito grosso, o zíper pode ter dificuldade para fechar e abrir facilmente.

Que equipamento preciso para costurar um zíper invisível?
Se você planeja costurar muitos zíperes invisíveis, compre um calcador de zíper invisível. O calcador de zíper invisível facilitará MUITO o processo de costura de um zíper invisível. No entanto, se você não tiver um zíper invisível à mão, ainda é possível costurar um zíper invisível usando um calcador de máquina de costura padrão (é preciso um pouco mais de prática)!

Você também precisará de um calcador de zíper padrão (estes vêm com a maioria das máquinas de costura), uma régua, algumas tesouras e um marcador removível de alguma descrição.

Estaremos costurando usando um tecido de cor diferente, zíper e linha para ilustração. No entanto, você deve escolher o zíper e a linha que combinam melhor com o seu tecido.

Costure um zíper invisível em uma costura, antes de costurar a costura da roupa.
O zíper invisível deve ser costurado antes da roupa ser costurada na parte inferior da costura ou em qualquer lado do zíper (parte inferior e superior) se você estiver trabalhando com um zíper em uma capa de almofada ou costura lateral. Eu recomendaria colocar o zíper na roupa o mais rápido possível durante a construção. É mais fácil trabalhar quando o tecido é plano e antes de juntar muitas costuras de roupas.

O zíper vermelho à direita desta imagem é um zíper invisível YKK, o zíper marrom à esquerda é um zíper invisível leve YKK. Aqui você pode ver a diferença na fita do zíper, o zíper vermelho tem uma fita de zíper mais grossa que o zíper marrom. Como mencionei anteriormente, se você estiver usando um zíper invisível em um tecido grosso ou em uma peça de roupa que possa causar alguma tensão, eu recomendaria usar o Zíper Invisível YKK (zip vermelho) com a fita de zíper mais grossa.

Pegue o tecido com o qual está trabalhando e a costura onde planeja adicionar o zíper invisível.

Você precisará começar desenhando sua margem de costura (a margem de costura padrão é de 1,5 cm) no lado DIREITO do tecido. Desenhe todo o comprimento da costura (onde o zíper será introduzido) usando um marcador removível, como giz.

Se você estiver trabalhando com uma peça de roupa, geralmente uma frente ou cós será colocado na parte superior do zíper.

Se você for costurar na parte superior do zíper para prender um cós, meça a margem de costura do molde (por exemplo, 1,5 cm). recomendo medir um pouco mais, 1/8″ (2 mm) a mais do que a margem da costura (por exemplo, 3/4″ (2 cm). Meça a partir da borda superior do tecido. Is

Nesse caso, você precisará marcar uma linha horizontal na parte superior (onde deseja que o zip comece) e na parte inferior (onde deseja que o zip termine).

Passe os dentes longe da fita do zíper usando calor e vapor. Não segure o ferro no zíper por muito tempo, você não quer que os dentes derretam!

Posicione o zíper no tecido. Para posicionar o zíper corretamente no tecido, você precisará colocar o lado DIREITO do zíper no lado DIREITO do tecido. Com os dentes do zíper voltados para LONGE da margem de costura (borda do tecido).

Para conseguir isso, abra o zíper e abra os dois lados para fora, como abrir um livro. Alternativamente, algumas pessoas preferem dobrar o tecido em um zíper fechado, para obter a aparência final. Segure o tecido no zíper, enquanto você abre o zíper, isso confirmará que você o está prendendo da maneira correta.

Posicione os dentes do zíper na linha traçada e posicione a tampa transparente do zíper na parte superior do zíper na linha inicial horizontal que você desenhou anteriormente (borda superior do tecido).

Alfinete o zíper na posição com a ponta dos alfinetes voltada para a parte superior do zíper, isso facilitará a remoção dos alfinetes ao costurar. Eu pessoalmente não costumo alinhavar o primeiro lado do zíper, no entanto, você pode alinhavar ou prender o zíper no tecido se preferir esse método.

Você pode achar mais fácil alinhavar ou prender o zíper no tecido se não tiver um calcador de zíper invisível.

Na máquina de costura troque o calcador padrão pelo calcador de zíper invisível. Se você não tiver um pé de zíper invisível, eu recomendaria usar um pé de zíper padrão.

Se você estiver trabalhando com um calcador de zíper invisível, passe a linha de cima pelo orifício do calcador para que ambos os fios fiquem fora do caminho (debaixo do calcador). Para fazer isso, gire o volante na lateral da máquina uma volta completa (para que a agulha desça e volte). Isso deve permitir que você colete a linha superior por baixo do calcador usando um alfinete.

Ao trabalhar com um pé de zíper invisível, a única coisa com que você precisa se preocupar é colocar os dentes do zíper na ranhura correta. O calcador de zíper invisível tem duas ranhuras, ao costurar qualquer zíper invisível você sempre usará AMBAS as ranhuras (uma para cada lado do zíper). Você deve sempre costurar o zíper invisível de cima para baixo.

Para o primeiro lado, usaremos a ranhura ESQUERDA no calcador, porque queremos que a agulha da máquina de costura costure à DIREITA dos dentes do zíper (o mais próximo possível deles).

Pode ser difícil colocar os dentes na ranhura para começar, especialmente porque você começará no topo da fita do zíper, onde não há dentes. Coloque os olhos no nível da sola do pé e verifique se está na posição, pode ser necessário puxar os dentes ligeiramente abertos com os dedos ao costurar.

Comece a costurar na parte superior do zíper e costure atrás para prender a costura. Conforme você se move ao longo do zíper até o início dos dentes, verifique se o calcador do zíper ainda está na posição correta.

Costure ao longo do zíper, puxe suavemente os dentes com os dedos. Pare quando o calcador tocar o zíper no final do zíper (você não poderá costurar mais do que isso). Ponto de volta.

Como costurar um zíper invisível com um calcador de zíper padrão.
Para costurar o zíper invisível no tecido com um calcador de zíper padrão, pode ser necessário mover a agulha em sua máquina de costura em linha com a borda do calcador de zíper, isso permitirá que você passe a borda do calcador de zíper contra os dentes, costurando o mais próximo possível dos dentes do zíper, mas NÃO sobre eles. Na minha máquina de costura, a agulha só se move para a extrema esquerda (em linha com o calcador de zíper padrão), sua máquina de costura pode ser diferente.

Tendo pressionado os dentes do zíper para longe da fita do zíper, deve haver uma linha muito leve visível na fita do zíper, muito perto dos dentes do zíper. Este é um bom ponto de partida, tente seguir esta linha para facilitar. Você pode achar mais fácil alinhavar ou prender o zíper invisível no tecido se estiver trabalhando com um calcador de zíper padrão.

Antes de passar para o segundo lado do zíper, verifique se o zíper fecha. Se isso não acontecer, você pode precisar desfazer a costura e começar de novo.

No segundo lado do zíper, você abrirá novamente o zíper como um livro e posicionará o lado DIREITO do zíper, no lado DIREITO do tecido, os dentes do zíper voltados para o produto. Verifique se a sua peça ou produto está bem assentado e se não torceu nenhuma das peças (você deve verificar se já costurou a maior parte da peça, é muito fácil costurar o zíper em uma peça torcida).

Comece prendendo o zíper com os dentes na linha desenhada. A rolha na parte superior do zíper DEVE ficar na linha desenhada na parte superior do tecido. Compare AMBOS os lados do zíper juntos, para verificar se o início do zíper estará no mesmo lugar. Isso é muito importante porque se o início do zíper for o mesmo dos dois lados, o restante do zíper deve ser o mesmo, pois você sempre costurará um zíper invisível de CIMA para baixo.

Coloque os dois pedaços de tecido um ao lado do outro, alinhe a borda superior do tecido e verifique se a borda superior do zíper e a trava do zíper estão exatamente no mesmo lugar. Pino na posição.

Na máquina de costura faça o mesmo do outro lado. Posicione os dentes do zíper na ranhura DIREITA e costure à ESQUERDA dos dentes.

Depois de costurar o outro lado do zíper, aperte o zíper para verificar se está tudo bem.

Você pode achar que o zíper pode parecer torcido. Se, no entanto, durante a fixação da segunda parte do zíper, você manteve tudo plano e NÃO torcido, você deve apenas descobrir que precisa virar o material para liberar o zíper. Confira nosso vídeo correspondente para ver isso em ação:  Como: Costurar Zíper Invisível .

Agora é hora de costurar a costura abaixo do zíper. Em alguns casos, você também pode costurar a parte superior do zíper; como capa de almofada, vestido ou top com fecho invisível na costura lateral.

Pode ser útil marcar a linha de costura no tecido com giz ou uma caneta removível.

Comece a costurar cerca de 1,5 cm da parte inferior do zíper. Segure o zíper e as costuras do tecido fora do caminho, costure ao longo da linha desenhada o mais próximo possível do zíper, costurando cerca de 1/8 “(3 mm) de distância da costura do zíper e 3/8” (1 cm) além da parte inferior do zíper. Costure para trás para prender a costura.

Depois de costurar a área ao redor do zíper, costure a parte inferior da costura usando a margem de costura necessária. Dê um ponto atrás no início e no final da costura para prender o ponto.

Você pode costurar isso com o calcador normal para facilitar e com o tecido à esquerda da máquina! Lembre-se de posicionar a agulha de volta ao centro para que as guias de costura fiquem corretas. Você vai costurar isso com sua margem de costura padrão de 5/8 ″ (1,5 cm), ou o que o seu padrão ditar.

Complete como acima para a parte superior do zíper, se necessário, isso é comum quando o zíper é usado em uma costura lateral de um vestido ou top e uma capa de almofada. Você precisará abrir o zíper para poder costurar além do início da costura na parte superior do zíper. Abra o zíper e prenda as bordas do zíper para mantê-lo fechado enquanto você costura o mais próximo possível da costura e 1 cm após o início do zíper.

Pressione a parte inferior da costura aberta. Eu não costumo pressionar o zíper, pode causar entalhes no tecido.

Para finalizar o zíper, recomendo prender a parte inferior da fita do zíper nas margens da costura. Isso impedirá que o zíper se mova e saia na parte inferior (muito útil se você estiver trabalhando com uma peça sem forro).

Posicione a fita do zíper na margem da costura e costure SOMENTE a margem da costura. Costure para frente e para trás algumas vezes para criar um travete.

Complete em ambos os lados como abaixo.

Parabéns, você costurou um zíper invisível,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.