Bordados

Diferentes tipos de bordados

Conheça as técnicas que você pode usar pra deixar os tecidos lindos!

Gente, o bordado é uma técnica de costura que você pode aplicar em vários tipos de tecidos como roupas, toalhas ou num bastidor de um jeito muito criativo! E o melhor é que tem várias técnicas pra aplicar e criar diferentes efeitos, viu? Vem conferir um guia que eu preparei pra te ajudar a arrasar fazendo artesanato!

Vagonite

O vagonite é uma técnica que usa linhas bem retinhas e é perfeita pra desenhos mais geométricos, dos tipos quadrados ou redondinhos, sabe?

A maior vantagem é que é muito simples de fazer e um ótimo jeito de treinar se você tiver começando a bordar agora! E dá pra aplicar em quase todo tipo de tecido, como roupas de camatoalhas roupão. Fica lindo!

E outro detalhe bem legal é que dá pra bordar vagonite com fita ou linha. Uma dica é usar a fita pro bordado geral e a linha pra dar acabamento fino nas bordas, tá? Gostei!

Bordado com Fitas

Por falar em fitas, tem um tipo de bordado específico pra você fazer com elas, hein! O acabamento dele é muito delicado, então vale a pena usar seu bastidor e a criatividade pra aplicar essa técnica em toalhas decorativas e nas de lavabo pra impressionar as visitas. Demais!

Esta também é uma técnica perfeita pra quem pensa em fazer bordado pra vender, porque nunca sai de moda e impressiona pela elegância. Aí sim!

Ponto Cruz

Esta é uma técnica bem conhecida, em que a linha fica com pontinhos mais fechados e que lembram pequenos quadradinhos, sabe? O resultado é um desenho com muitos detalhes e bem delicado pra fazer em lençóisfronhas, toalhas e outras peças que você queira deixar com mais enfeites. Legal!

Pra fazer ponto cruz, você vai precisar do modelo do desenho, agulhas comuns pra bordados e linhas meadas. Pra quem borda profissionalmente, dá pra usar em enxovais de casamento e infantis pra recém-nascido com os desenhos que a pessoa escolher e o nome da criança ou dos noivos. Legal!

 
Se preferir, tem kits prontos com linha, tesoura, tela e molde pra ponto cruz!

Ponto Russo

ponto russo imita as máquinas de costura, tá? Nessa técnica, diferente das outras que eu mostrei, o bordado é feito no avesso do tecido! O resultado é muito bonito e bem original, com o desenho em alto relevo quando tá pronto. Incrível!

A dica pro ponto russo ficar perfeitinho é não esquecer da selagem, que são nós bem firmes nos pontos pra linha não soltar. Assim, além de lindo, seu trabalho dura por muito mais tempo.

 
Invista num kit completo com caneta, bastidor e agulhas pra ponto russo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.