Capa de máquina de costura – lateral (Patchwork)

Capa de máquina de costura – lateral (Patchwork)

Blog de entreartes :ENTREARTES - Arte e Artesanato, Capa de máquina de costura - lateral

  1. Achei esse modelito na net e  fácil de fazer:
  2. Meça o tamanho de sua máquina.
  3. Corte o pano do tamanho da medida
  4. Dê o acabamento de sua preferência
  5. coloque fitas nas laterais.
  6. O acabamento desta capa foi patchwork.

Como fazer patchwork – passo a passo

patchwork é uma das técnicas de costura e artesanato mais usadas em todo o mundo. Ele é utilizado na confecção de roupas e artigos para decoração. A sua origem é desconhecida, porém ele já era usado pelos egípcios em suas vestimentas. O patchwork nada mais é do que a arte de costurar retalhos de tecidos.

Durante a Idade média era comum na Europa fazer roupas com as sobras de tecidos, esses trajes eram usados por soldados embaixo das armaduras. Nessa mesma época também era comum encontrar colchas e cobertores de patchwork. Essa técnica foi rapidamente adotada por outras culturas, chegando nos Estados Unidos levada pelos peregrinos que fugiram da Inglaterra em busca de novas conquistas. Em 1846 o patchwork foi aperfeiçoado devido à invenção da máquina de costura, sendo que com o fim da segunda guerra mundial, diversas mulheres passaram a trabalhar em grandes indústrias, e isso fez com que houvesse uma maior procura pelos trabalhos feitos em patchwork. Usar essa técnica nos seus trabalhos é muito fácil, sendo que a principal vantagem é poder utilizar tecidos que provavelmente iriam para o lixo.

Materiais:

  • Retalho de tecido
  • Linha de costura
  • Máquina de costura
  • Tesoura

Passo a Passo

1. Separe os retalhos que serão usados no seu trabalho, esses tecidos poderão ser cortados no mesmo formato, ou em formatos diversos, tudo vai depender do gosto de cada um. As cores e estampas também poderão ser variadas, isso deixa a peça ainda mais bonita.

2. Arrume todos os retalhos em uma mesa grande e espaçosa, faça uma pequena montagem com eles, de modo a testar em menor escala o modelo que deseja confeccionar.

3. Prepare a máquina de costura, coloque o lado do avesso para cima, junte a outra parte e vá costurando nas laterais, faça o mesmo com os outros retalhos de tecido.

4. Repita esse processo até que todos os tecidos tenham sido costurados, o tamanho vai depender do trabalho a ser feito posteriormente, se o objetivo for fazer uma coberta, por exemplo, é necessário fazer uma manta maior.

5. Recorte o excesso das pontas usando uma tesoura afiada.Dicas:

1. Procure referências de patchwork na hora de fazer o seu trabalho, diversos sites costumam armazenar várias imagens.

2. Enfeite o seu trabalho com outros materiais como fitas, botões, etc.

3. Use tecidos com texturas diferentes, o resultado é muito interessante.

4. Alinhave o tecido antes de passar a costura definitiva, para isso basta fazer pontos mais largos a mão, costurando todos os pedaços de tecido, se algo não ficar como o esperado, basta tirar a linha e começar novamente.

Os trabalhos manuais estão cada vez mais valorizados, tanto na moda quanto na decoração, muito por causa da preocupação cada vez mais constante em reutilizar determinados produtos. O patchwork é sem dúvida uma ótima maneira de reaproveitar aqueles tecidos que não foram usados, ou que sobraram de outros trabalhos. Boa sorte!

Elis S A C

1 comentário até agora

Unknown Publicado em20:06 - 8 de abril de 2015

Olá! Adorei o blog. Tenho uma dúvida e talvez você possa me ajudar.
Pretendo comprar uma máquina de costura e já fiz algumas pesquisas e assisti alguns vídeos, mas o que encontrei não foi muito animador. Nos vídeos as máquinas são perfeitas ao passo que nas pesquisas nos sites há inúmeras reclamações.
São máquinas com pontos para artesanato e pela minha pesquisa os maiores defeitos estão nos desajustes desses pontos.
Gostaria de saber se você ou alguém que você conheça possui a máquina SINGER BRILLIANCE 6160 ou a SINGER FACILITA PRO e possa me dizer se realmente elas dão tanto defeito como vi ou se estão satisfeitos(as) com as máquinas.
Obrigada.

Deixe uma resposta