Como Ajustar a Tensão em uma Máquina de Costura parte 2

Como Ajustar a Tensão em uma Máquina de Costura parte 2

É crucial ajustar a tensão da sua máquina de costura para garantir que seus pontos saiam consistentes e fiquem iguais dos dois lados. Mas, ainda que a tensão correta seja importante, até os costureiros experientes evitam os botões de ajuste das máquinas. Ajustar a tensão pode parecer uma tarefa difícil, mas depois que você entende alguns conceitos básicos, vê que não há nada de misterioso na tarefa, seja qual for a marca ou o modelo da máquina.

Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 8

4

Preste atenção às agulhas, às linhas e aos tecidos. Linhas de tamanhos diferentes no carretel e na bobina podem estragar os ajustes de tensão básicos. Uma agulha grande ou pequena demais também pode desbalancear os pontos. Caso um tecido leve esteja ficando franzido, experimente diminuir o tamanho do ponto para 1,75 mm. Todos esses pequenos detalhes podem estragar seu projeto, portanto preste atenção neles ao preparar a máquina.

  • A linha de poliéster serve para qualquer coisa e é uma boa escolha para a maioria dos projetos de costura. Já a linha de lã é bastante grossa e, para usá-la, é necessário ajustar a tensão.[7]
  • Os tecidos grossos comuns incluem a lona e a juta, enquanto o algodão e o poliéster são tecidos médios comuns. Se você alternar entre tecidos grossos e algo mais leve, terá de ajustar a tensão para manter os pontos uniformes.[8]
  • As agulhas vêm em vários tamanhos para diferentes fins. Há as mais grossas feitas para jeans que não se partem quando estão sendo usadas, e as agulhas finas que não danificam tecidos delicados. Ao comprá-las, você pode consultar alguém na loja para encontrar a melhor opção para seu tecido.[9]

Ajustando a Tensão

Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 9

  1. 1

    Encontre o botão regulador da tensão. Ele muda de lugar conforme a máquina, portanto você pode ver no manual para ter certeza. Caso você não tenha um manual, é o botão com números que não muda o tipo dos pontos ou o tamanho deles.

  2. Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 10

    2

    Ajuste a tensão superior, se ela estiver muito fraca. Para aumentar essa tensão, gire o botão de modo a aumentar os números. Experimente de meio a um número menor e teste os pontos em um retalho. Continue até que a costura fique uniforme em ambos os lados e você não possa mais ver a linha de baixo aparecendo em cima.[10]

    • Caso não consiga deixar a costura completamente uniforme, ajuste a tensão da bobina.
  3. Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 11

    3

    Ajuste a tensão superior, se ela estiver muito forte. Para reduzi-la, gire o botão de modo a diminuir os números. Experimente de meio a um número menor e teste os pontos em um retalho. Continue até que a costura fique uniforme em ambos os lados e você não possa mais ver a linha de baixo aparecendo em cima.[11]

    • Caso não consiga deixar a costura completamente uniforme, ajuste a tensão da bobina.
  4. Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 12

    4

    Ajuste a tensão da bobina. Você deve sempre tentar ajustar a tensão superior primeiro, porque não precisa ajustar a tensão da bobina a menos que esteja usando um fio mais grosso ou mais leve do que o habitual. Se ainda assim precisar mexer no fio de baixo, localize a bobina na caixa ou no compartimento.

    • Se a bobina não tiver caixa, uma maneira fácil de testar a tensão é pegar o fio que sai dela na mão. Caso ele não se desenrole, a tensão está muito forte e precisa ser solta. Se o fio sair sem esforço, a tensão está muito fraca e precisa ser apertada. Ao segurar o fio, ele deverá soltar apenas alguns centímetros. Nesse caso, a tensão está perfeita.[12]
    • Use uma chave de fenda pequena e gire o parafuso ao lado da caixa da bobina em um quarto de volta. Vire-o para a direita para aumentar a tensão e para a esquerda para diminui-la. Teste a tensão de novo e repita até o fio só ceder alguns centímetros.
    • Da mesma forma, com uma bobina sem caixa, use uma chave de fenda e gire o parafuso em um quarto de volta, testando a tensão entre cada ajuste com uma costura em retalho. As mesmas instruções para apertar e soltar valem aqui também.
  5. Imagem intitulada Adjust the Tension on a Sewing Machine Step 13

    5

    Teste a tensão até estar correta. Continue costurando em retalhos até acertar a tensão e obter pontos uniformes dos dois lados. Quando estiver satisfeito, comece seu projeto!

DICAS

  1. Ao começar a costurar, lembre-se de puxar as pontas soltas das linhas para a parte de trás da máquina e longe da área da agulha, ou você pode fazer um ninho de passarinho na costura. Essa é outra experiência comum e frustrante para novos costureiros.
  2. Ao testar a tensão com uma costura, escolha linhas de cores diferentes para o carretel e a bobina. A linha deverá contrastar com o tecido. Assim, ficará bem mais fácil ver e fazer ajustes mais precisos. Lembre-se apenas de mudar para a cor certa antes de começar a costurar.
  3. Começar um registro de tensão para sua máquina de costura é uma boa ideia. É só anotar em um caderno as tensões para certos tecidos, linhas e agulhas. Anote a marca, o tipo e o tamanho. Com isso, o processo de ajuste ficará muito mais simples no futuro.
  4. Lembre-se sempre de tentar a tensão superior primeiro. Em 90% dos casos, só ela precisa ser ajustada.[13]
  5. Fonte: Wikihow
Elis S A C

2 Comentários

Maria Alice Publicado em00:32 - 23 de agosto de 2016

Olá! Sempre venho aqui no seu cantinho. Encontrei hoje essa dica que me ajudou muito. Obrigada, beijos

    Elis S A C Publicado em04:38 - 23 de agosto de 2016

    Feliz por ajudar Maria Alice.Volte sempre!

Deixe uma resposta