✂Como calcular a quantidade de tecido para se fazer uma roupa✂

  • por

Existem no mercado de confecção, tecidos de uma largura (90cm) e de duas larguras (1,40).

Em algumas regiões existem até de 60,cm e 80 de largura

A  minha primeira dica para economizar tempo e dinheiro, é comprar tecido de duas larguras.

Explico o porquê: Se o tecido é de duas larguras, vai caber frente e costas no tecido dobrado até o tamanho XGG e você precisará apenas do comprimento + 5 cm para a bainha.Exemplo: num tecido de duas larguras para fazer uma saia tamanho 46 até os joelhos, bastaria eu comprar 60cm de comprimento+5cm da bainha. Então compraria 65cm

já essa mesma saia num tecido de 1 largura, não cabe frente e costas com o tecido dobrado, teria que comprar duas alturas, ou seja: para a frente 65cm e para as costas  mais 65 cm.Então teria que comprar para fazer essa saia com um tecido de uma largura 1m30 cm, entenderam a diferença?













 Calcular a quantidade necessária de tecido para um projeto pode ser desafiador, mas com as medidas básicas fica mais fácil descobrir a metragem correta. Quando a largura do pano for suficiente para cobrir a largura da frente e das costas, compre a medida exata para o comprimento. Já se a largura não for o bastante para cobrir as partes horizontais, meça a quantidade de vezes que será necessário posicionar um molde acima do outro e multiplique este número pelo comprimento. O resultado será o tamanho correto de tecido. Não se esqueça de incluir na contagem a quantidade extra para babados, bolsos, aplicações e margens de costura                                                            A primeira preocupação de uma costureira, antes de iniciar a confecção de um vestido, deve ser o conhecimento da metragem esquerda pelo modelo escolhido. Assim, bastando seguir algumas indicações precisas é possível evitar-se um desperdício de dinheiro e de tecido. Vejamos quais são estas indicações:Saia – Para uma saia reta comportando alguns pequenos recortes, é necessário uma altura – comprimento tomado desde a cintura até a barra da saia, mais 2 cm para a costura da cintura e 5 ou 6 cm para a bainha – em um tecido que tenha 1,40 m de largura (lã, por exemplo).Suponhamos que o comprimento da saia seja de 65 cm. Teremos então: 65 cm de saia + 2 cm de costura + 6 cm de bainha = 73 cm no total.Se o tecido tem 90 cm de largura (tecidos comuns de algodão ou seda), tome-se o dobro, isto é, no exemplo dado: 73 x 2 = 1,46 m.Para uma saia em forma, plissada ou pregueada, calcular 3 vezes a medida dos quadris para obter a metragem necessária.



                                                     Resultado de imagem para casaco feminino burda 

·        Blusa ou casaquinho – Tomar duas alturas num tecido de 90. Esta medida da altura é tomada da costura do ombro (junto ao pescoço, na frente) até a cintura mais 15 cm para a fralda que entra por baixo da saia (no caso da blusa) ou mais a quantidade de centímetros necessária para o comprimento do casaquinho (no caso de “tailleur” ou duas peças).

Exemplo: para o tamanho médio, cerca de 1,80m (com mangas compridas).



                                                          

·         Vestido – Fazer o mesmo cálculo da saia, mais o da blusa, suprimindo, porém, os 15 cm da saia. Em geral, para um tamanho médio, são necessários 2,50 m por 1,40 m de largura, cerca de 3,5 a 4 m.

Para os vestidos de verão ou de noite, com saia ampla, duplicar ou triplicar a metragem de acordo com a largura do modelo.





                                                                             

·         “Manteau” – Calcular duas alturas (comprimento total da peça), mais duas alturas da manga (comprimento total do braço do ombro até o punho da manga). Para um “manteau” amplo, tamanho médio, ou um “rendingote”, calcular em geral 3 m por 1,40 m.

·       

                                                             Resultado de imagem para tailleur feminino






   “Tailleur” – Uma altura de saia em 1,40 m, mais a altura de blusa, à qual se deve acrescentar o comprimento da base prevista para o casaco mais um comprimento de manga (60 cm). Em média, 2,60 m em 1,40m de largura.

Todas estas medidas são válidas para um tamanho 42 ou 44. No caso de recortes, fantasia, bolsos aplicados ou outros detalhes, acrescentar 10 a 15 cm de acordo com a importância deles.                                                           Como calcular a quantidade necessária de tecido para se fazer uma roupa.
Para um cálculo rápido do tecido necessário, seguem-se as indicações para algumas peças de vestuário muito comuns, seja no caso de tecidos de 60, 80 ou 90 cm ou 1 m de largura — largura simples – , seja no de tecidos de largura dupla (1,30 m ou 1,40 m).
ara 


 Blusa com mangas:
Tecido de Largura simples: duas vezes o comprimento da blusa mais uma largura da gola, mais uma altura de manga, se esta for normal, ou duas alturas, se for bastante larga.
Tecido de Largura dupla: uma altura de blusa mais uma de manga. Resultado de imagem para saia evase

Para Saia ligeiramente «évasée», reta ou com uma prega:
Tecido de Largura simples: duas alturas.
Tecido de Largura dupla: uma altura.
Resultado de imagem para Casaco reto
Para Casaco reto:
Tecido de Largura dupla: duas alturas de casaco mais uma de manga.
Para Calças:
Tecido de Largura simples: duas alturas.
Tecido de Largura dupla: Para os tamanhos 36, 38 e 40, uma altura; para o tamanho 42, 44 e 46, uma altura mais 30cm para acrescento.
Para Vestido reto com mangas.
Tecido de Largura simples: duas alturas mais uma ou duas de manga, conforme a aptidão desta.
Tecido de Largura dupla: uma altura para o vestido uma para a manga.
Resultado de imagem para Vestidos sem mangas
Para Vestidos sem mangas:
Tecido de Largura simples: duas alturas.
Tecido de Largura dupla: uma altura.

Fatores a ter em consideração no cálculo dos metros de tecido a comprar

A quantidade de tecido a comprar depende de:

1º do modelo escolhido;

2º do físico de cada pessoa (mais magrinha ou mais cheinha);

3º da largura da peça.

(Mas depois existem outros fatores, tais como a elasticidade, padrão/riscas e o sentido destas no tecido (no sentido da largura ou comprimento da peça de tecido)

O modelo escolhido é determinante na quantidade de tecido a comprar, já que modelos com pregas/machos, folhos, em viés, traçados, com mangas largas etc., levam muito mais tecido.

Depois está claro que a fisionomia conta, uma pessoa que vista, por exemplo o 44, precisará de mais tecido do que uma pessoa que vista o 36, para confeccionar o mesmo modelo.

A largura da peça de tecido é muito importante! Geralmente da largura de tecido fazemos a largura do modelo (tratando-se de um modelo justo, sem pregas nem folhos e claro depende também do fator anterior), portanto só compraremos as alturas.

No caso de a largura da peça de tecido não dar para a largura total do modelo, teremos que pensar se:

– da largura da peça posso fazer a altura total do modelo pretendido?

Se sim, compramos a largura total do modelo pretendido (frente+costas*);

Caso contrário, temos de comprar duas alturas (uma para a parte da frente e outra para as costas).

É mais fácil entender com imagens, não é?

Então segue o exemplo prático seguinte, tendo como base o modelo da Burda 8511:

Obs: as medidas tem que ser da pessoa que requisitou a peça


Vamos então calcular a altura total do vestido (em cm):

Altura total 110cm + barra 7cm + bainha 6cm = 125cm = 1,25m

Para o casaqueto: medir até debaixo do busto+5cm para a costura +o tamanho do braço De 1,30  a 1,50

 (as alturas são medidas hipotéticas, mais ou menos a olho e eventualmente a barra é dupla)

Numa peça de tecido com largura de 1,40-1.80m, bastaria comprar 1,25m para este modelo (e ainda sobraria tecido das larguras e dependendo do modelo, tiraríamos as vistas do decote desses bocados).

Numa peça de tecido com largura de 0,90m já não conseguiríamos fazer a largura total do modelo (só tamanhos pequenos), então teríamos de comprar 2 x 1,25 = 2,50cm (até poderá não ser necessário tanto, porque as barras poderiam ser tiradas das sobras).

Só para confirmar, vamos ver o quadro dos metros necessários que a Burda apresenta para este modelo:

Portanto, a medida determinada está dentro das previstas neste quadro.

Mas geralmente e para modelos de corte simples, seguem-se os seguintes exemplos com fotos tiradas do site da Burda Fashion tendo em conta que o tecido é largo (para tecidos estreitos ex.: 0,90cm) multiplicar por 2 as alturas:

Quadro resumo dos metros necessários( lembrando que : para tecidos de 2 larguras= 1 altura e para tecido de 1 largura= 2 alturas)
Saia

1 altura*

Vestido 1 altura*                                 
Medidas adicionais:
1 altura de manga (no caso de pessoas que vistam um número grande),

Casaco / Blaser 1 al

tura + 1 altura de manga* Exemplo você quer um casaco até a cintura e sua medida é  60 cm e o seu braço tem 64cm, para um blazer com gola e bolsos de lapelas, 1,50 cm é o suficiente.

(o mesmo é válido para casacos compridos)
Calças / Corsários  


 1 altura*

Alturas adicionais:
virola das calças

* acrescentar medidas das costuras e bainhas

Mas já sabem, depende muito dos factores que referi! Mas em caso de dúvida, peçam ajuda às colaboradoras das lojas de tecidos e se possível levem o desenho do modelo e claro, uma fita métrica!

Ahhh! E pelo sim pelo o não…uns centímetros adicionais não farão mal nenhum! Até podem dar para outras ideias!

Dica de Lara Rogedo: técnica de como calcular a quantidade de tecido que será gasto para qualquer tipo de roupa. Analise o seu molde para saber como posicionar e como dobrar o tecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.