COMO FAZER CAPA PARA GUARDAR EDREDOM

COMO FAZER CAPA PARA GUARDAR EDREDOM

por Claudia Super Zíper

Capa para guardar edredom

Tudo começou com uma simples dúvida no Fórum do Superziper. Perguntaram se a gente tinha alguma idéia de como fazer uma capa para guardar edredom no armário. Eu logo me lembrei do saco de dormir que eu usava em acampamentos quando era criança. Ele vinha com um saquinho de pano que deixava tudo bem compacto e era muito prático na hora de carregar e guardar. Daí pensei “porque não experimentar o mesmo em casa?”. Tenho um edredom de solteiro que uso para as visitas e ele estava precisando de uma embalagem melhor do que osaco laranja de 10kg pra itens de reciclagem que a administração do meu bairro distribui para as casas da região.

Lembrei do tecido rosa de bolinhas brancas que a Andrea e eu usamos para cobrir o nossoestande na feira de Brick Lane. Era uma graça e serviria perfeitamente para o meu propósito. Sem molde nem nada, apenas com uma idéia na cabeça, fui atrás de inventar o tal do porta-edredom. E não é que deu super certo? Em menos de 1 hora fiz tudo. O tutorial fotografadoestá aí. É um ótimo projeto para iniciantes em máquina de costura – não tem segredo, só costura reta!

Você vai precisar de:

– tecido de algodão

– linha para costurar o tecido

– linha para alinhavar

– fita

– alfinete

– tesoura

– fita métrica

Capa edredom {materiais} Capa edredom {2}

1. Comece enrolando o edredom do jeito que você quer armazenar. É bom saber onde você pretende guardá-lo pra dobrar do jeito certo. Se for de casal, vale a pena dobrar ao meio primeiro e depois enrolar.

Capa edredom {1} Capa edredom {3}

2. Este tutorial não tem molde. Cada um vai ter que tirar as medidas de acordo com o edredom. São três as medidas: circunferência, altura e comprimento.

3. Para a circunferência, eu recomendo passar a fita métrica mais apertada em volta do edredom, assim ele fica compacto e ocupa menos espaço.

4. Anote as medidas em um papel. Acrescente 5 cm de cada lado. Você vai precisar desse “extra” para fazer as costuras.

Capa edredom {4} Capa edredom {5}

5. Só para garantir que o seu molde está certo, antes de cortar o tecido vale a pena colocá-lo em volta do edredom e medir novamente.

6. Se estiver confiante, mãos na tesoura! Corte o tecido nas medidas anotadas no papel (não esqueça dos 5 cm!)

edredom-molde

7. Com uma linha de cor contrastante, alinhave as costuras conforme o gráfico. Lembre que você precisa costurar o tecido do lado contrário da estampa.

Capa edredom {6} Capa edredom {7}

8. Passe as costuras alinhavadas na máquina. É uma linha reta, não tem segredo!

9. Depois de costurado, retire os alinhavos.

Capa edredom {8} Capa edredom {9}

10. Nas pontas, lembre-se de deixar um espaço aberto para passar a fita.

11. Com a ajuda de um alfinete, passe a fita pelo passante. A fita ser uns 10% maior do que a medida da circunferência.

Capa edredom {10} Capa edredom {11}

12. Dê um nó para juntar a ponta das fitas.

13. Coloque o edredom na nova capa.

14. E pronto! Você tem um porta-edredom.

Capa edredom {final}

Mais idéias:

. Esse mesmo passo-a-passo pode ser usado para fazer porta-saquinhos plásticos. Ao invés de fita, na parte de baixo você pode substituir por um elástico.

. A Paloma diz que a idéia também é ótima para guardar calcinhas.

. A Cláudia Bertolini e a Dea concordam que ele resolve problemas de organização, serve também para guardar as roupas de cama de forma organizada.

. O .faso acha legal para levar o edredom em viagens, o saquinho ajuda no transporte!

* * * * * * * * * *

Elis S A C

Deixe uma resposta