Os edredons ganharam o mercado há algumas décadas e conquistaram os consumidores de vez. Além de bonitos eles são perfeitos para pessoas com alergia à pelos de cobertores. Há uma diversidade muito grande de modelos para comprar pronto em lojas de artigos para enxovais.
No entanto, os consumidores têm um impasse na hora da compra: ou paga caro por uma peça com bom tecido ou paga-se barato em uma peça cujo tecido não tem um toque macio, acetinado e confortável. Mas agora, você que tem habilidades para costura e tem uma máquina em casa poderá fazer os próprios edredons da sua casa e se desejar poderá também fazer para vender e ganhar um bom dinheiro. Veja como fazer, dicas para facilitar o trabalho e veja afinal que o trabalho é na verdade, muito simples!
Materiais
- Tecido de algodão para a parte de cima dependendo do tamanho do edredom
- Tecido de algodão para a parte de baixo, no mesmo tamanho do tecido de cima
- Manta acrílica de metro no tamanho dos tecidos
- Máquina de costura (pode ser a doméstica zig zag)
- Linha na cor do tecido
- Agulha de mão para alinhavo
- Alfinetes de cabeça
- Tesoura
- Fita métrica
- Giz de costura
- Régua de madeira ou plástico de 60 cm
- Uma mesa espaçosa
Como fazer
- Defina o tamanho do edredom: infantil, casal, solteiro, casal queen ou king. Recomenda-se para iniciantes fazer um infantil para berço ou cama pequena para depois se aventurar em uma peça grande sem dificuldade. O tamanho mais comum para edredom infantil é 1 metro de largura por 1,40 de comprimento. Para tanto compre 1 metro de tecido (com 1,40 de largura) para a parte de cima e mais 1 metro para a parte de baixo. Se desejar pode fazer com o mesmo tecido, comprando então 2 metros do mesmo tecido. Observação: Essa medida vale apenas para tecido, cuja estampa possa ser usado em qualquer posição, como poá, florais, listras, senão compre 1,40 para usar o tecido na vertical.
- Estenda os tecidos sobre uma mesa espaçosa e corte no tamanho 1 X 1,40. Se não tiver uma mesa espaçosa, corte sobre a cama.
- Corte também a manta acrílica no mesmo tamanho.
- Coloque os tecidos um sobre o outro, direito com direito e sobre eles a manta acrílica. Alinhave esse “sanduíche” para facilitar a costura à máquina. Ou pelo menos prenda toda a volta com alfinetes e por fim passe a costura com pontos largos em toda a volta deixando 3o cm para virar.
- Vire para a direita.
- Alinhave novamente o contorno do edredom e depois passe uma costura em toda a volta, inclusive fechando essa abertura de 30 cm.
- Estenda o edredom sobre a mesa e com a régua e giz de costura, desenhe os traços para o ponto de matelassê, em losangos.
- Alinhave esses traços e passe a costura e o edredom estará pronto!
Dicas
- Há mantas acrílicas em pelo menos 3 espessuras diferentes, quanto mais alto, mais fofo ficará o edredom, mas também ficará mais difícil para os iniciantes, por isso se esse for o seu primeiro edredom, prefira a manta acrílica mais fina.
- Há também mantas acrílicas de silicone em flocos (de desfiar), se a vendedora da loja quiser te vender essa, não aceite. Essa manta é muito boa para outros trabalhos, para edredom tem que ser a de metro.
Seguindo esse passo a passo para fazer um edredom de bebê, certamente terá mais facilidade para fazer um de solteiro ou de casal e ainda usando a manta acrílica mais grossa.
Se não tiver um bebê em casa ou na família, doe-o depois de pronto para uma mãe carente, assim além de praticar a confecção do edredom, você ainda faz uma boa ação.
Boa Sorte!
Oi bom dia, qual manta eu uso parar fazer um edredom de solteiro
Se for para verão, compre manta fina de uma largura para solteiro