Como fazer um edredom

Como fazer um edredom

Como fazer um edredom bem quentinho nesse frio?

Na TV é possível ver que em diversos pontos do país, o frio está chegando com força total. Tem cidades em que é possível ver a geada em cima das plantas e dos carros pela manhã, por conta das noites frias do dia anterior. E às vezes a quantidade e os modelos de cobertores que temos no armário não dão conta de nos aquecer durante a noite. Por isso, vamos te ensinar de um jeito super fácil de resolver esse problema, criando um edredom bem quentinho. É possível fazer um edredom simples em sua própria casa, bem bonito e de alta qualidade, com uma máquina de costura simples, como essa que você possui, não necessitando de uma máquina industrial.

 whiteduvet2

Primeiro você precisa saber a medida do edredom que você vai trabalhar. Peque um lençol ou um cobertor que você já usa em sua cama e use como referência para o tamanho. Depois disso compre o tecido em algodão ou microfibra em uma loja especializada e peça ao vendedor para lhe ajudar com a escolha do tipo de enchimento mais apropriado para esse trabalho. É esse enchimento que vai fazer com que o seu edredom fique quentinho e macio para o frio.

cama

Após escolher o tecido, explique ao vendedor que você vai costurar (um edredom) e que precisa do tecido dividido em duas partes iguais, sendo a parte da frente e a parte de trás da sua roupa de cama, por isso, você precisa que ele corte o tecido em suas partes iguais pra você. Isso facilita muito na hora de você montar a sua peça em casa. Chegando em casa, você pode fazer trabalhos de quilting nos dois lados dos tecidos, criando linhas em formatos abstratos, sem necessidade de serem perfeitos e ordenados, para que o edredom fique bem bonito. Depois é hora de unir três lados do edredom. Costure os dois tecidos em baixo, e depois dos dois lados, deixando apenas a parte de cima da peça aberta, sem unir com a costura. Agora é hora de colocar o enchimento. Coloque sempre de forma bem delicada e espalhando sobre toda parte interna do edredom. Ao terminar, costure a parte de cima da peça, fechando o seu trabalho, para que o enchimento não possa sair. Confira se todos os lados do edredom estão selados e prepare-se para uma noite bem quentinha no sofá, com uma tigela de pipoca e um filme bem interessante!

800px-Prześcieradło


Os edredons ganharam o mercado há algumas décadas e conquistaram os consumidores de vez. Além de bonitos eles são perfeitos para pessoas com alergia à pelos de cobertores. Há uma diversidade muito grande de modelos para comprar pronto em lojas de artigos para enxovais.

No entanto, os consumidores têm um impasse na hora da compra: ou paga caro por uma peça com bom tecido ou paga-se barato em uma peça cujo tecido não tem um toque macio, acetinado e confortável. Mas agora, você que tem habilidades para costura e tem uma máquina em casa poderá fazer os próprios edredons da sua casa e se desejar poderá também fazer para vender e ganhar um bom dinheiro. Veja como fazer, dicas para facilitar o trabalho e veja afinal que o trabalho é na verdade, muito simples!

530099937 0de1b113bc Como fazer um edredomCláudia*~Assad/Flickr

Como fazer um edredom

Requisitos: Possuir algum conhecimento ou prática com costura.

Materiais

  • Tecido de algodão para a parte de cima dependendo do tamanho do edredom
  • Tecido de algodão para a parte de baixo, no mesmo tamanho do tecido de cima
  • Manta acrílica de metro no tamanho dos tecidos
  • Máquina de costura (pode ser a doméstica zig zag)
  • Linha na cor do tecido
  • Agulha de mão para alinhavo
  • Alfinetes de cabeça
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Giz de costura
  • Régua de madeira ou plástico de 60 cm
  • Uma mesa espaçosa

4104824594 9791b547c6 Como fazer um edredompeapodsquadmom/Flickr

Como fazer

  1. Defina o tamanho do edredom: infantil, casal, solteiro, casal queen ou king. Recomenda-se para iniciantes fazer um infantil para berço ou cama pequena para depois se aventurar em uma peça grande sem dificuldade. O tamanho mais comum para edredom infantil é 1 metro de largura por 1,40 de comprimento. Para tanto compre 1 metro de tecido (com 1,40 de largura) para a parte de cima e mais 1 metro para a parte de baixo. Se desejar pode fazer com o mesmo tecido, comprando então 2 metros do mesmo tecido. Observação: Essa medida vale apenas para tecido, cuja estampa possa ser usado em qualquer posição, como poá, florais, listras, senão compre 1,40 para usar o tecido na vertical.
  2. Estenda os tecidos sobre uma mesa espaçosa e corte no tamanho 1 X 1,40. Se não tiver uma mesa espaçosa, corte sobre a cama.
  3. Corte também a manta acrílica no mesmo tamanho.
  4. Coloque os tecidos um sobre o outro, direito com direito e sobre eles a manta acrílica. Alinhave esse “sanduíche” para facilitar a costura à máquina. Ou pelo menos prenda toda a volta com alfinetes e por fim passe a costura com pontos largos em toda a volta deixando 3o cm para virar.
  5. Vire para a direita.
  6. Alinhave novamente o contorno do edredom e depois passe uma costura em toda a volta, inclusive fechando essa abertura de 30 cm.
  7. Estenda o edredom sobre a mesa e com a régua e giz de costura, desenhe os traços para o ponto de matelassê, em losangos.
  8. Alinhave esses traços e passe a costura e o edredom estará pronto!

Dicas

800px Bed in Seattle hotel Como fazer um edredomLiz Lawley/Wickmedia Commons

  • Há mantas acrílicas em pelo menos 3 espessuras diferentes, quanto mais alto, mais fofo ficará o edredom, mas também ficará mais difícil para os iniciantes, por isso se esse for o seu primeiro edredom, prefira a manta acrílica mais fina.
  • Há também mantas acrílicas de silicone em flocos (de desfiar), se a vendedora da loja quiser te vender essa, não aceite. Essa manta é muito boa para outros trabalhos, para edredom tem que ser a de metro.

Seguindo esse passo a passo para fazer um edredom de bebê, certamente terá mais facilidade para fazer um de solteiro ou de casal e ainda usando a manta acrílica mais grossa.

Se não tiver um bebê em casa ou na família, doe-o depois de pronto para uma mãe carente, assim além de praticar a confecção do edredom, você ainda faz uma boa ação.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: bartek3_14/ Wickmedia Commons)

fonte ComoFaz

Elis S A C

2 Comentários

Unknown Publicado em02:02 - 20 de maio de 2017

Adorei a explicação, muito bem colocado
Vou fazer, so que agora com mais confiança
Muito obrigada

Almeida Publicado em10:13 - 4 de junho de 2017

Amei seus comentários e ensinamentos. .qual manta acrílica r1 ou de é para bebê. Grata

Deixe uma resposta