Como fazer uma blusa de pijama

Como fazer uma blusa de pijama

Para confeccionar a blusa do pijama da linha infantil é necessário, antes de cortar o tecido, que leia a categoria corte camisa e manga. Para adquirir uma pequena noção de montagem da frente, costas, união dos ombros. Lave as flanelas antes de cortá-las, pois encolhem.

Esse passo será apresentado em duas partes: blusa e calça. Leia-o por completo antes de iniciar o corte do tecido.

Materiais & Instrumentos – Pijama completo:

– 1,10cm com 1,40cm de largura de flanela estampada;

– 1,20cm com 1,40cm de largura de flanela lisa;

– 4 botões;

– 6 carretéis de linha na cor do tecido;

– 50cm de elástico;

– Fita métrica;

– Agulha e Alfinete;

– Tesoura;

Confecção:

Coloque o molde da camisa sobre o tecido, com o centro das costas na dobra da flanela e na parte superior.

Deixe apenas 1cm para costura em toda a borda.

Durante o corte deixe uma sobra de 3cm para o transpasse dos botões e caseados na parte da frente da camisa. Leia todo passo antes de iniciar o corte da flanela.

Após o corte passe no zigue-zague toda volta para a flanela não desfiar durante o manuseio.

Perceba que a parte do decote foi dobrada para formar um acabamento em V ao invés de U como no corte original.

Nesse momento do corte é possível modificar o modelo conforme lhe agradar. Mas, cuidado com mudanças muito radicais para não estragar o tecido.

No recorte entre os ombros, a sobra servirá para fazer os bolsos decorativos da frente da camisa.

Perceba a diferença de 1cm deixada para costura nas imagens abaixo.

Planeje os acabamentos como desejar. Nesse caso foi trabalhado uma fina tira da cor da flanela da calça por toda a volta da barra, do transpasse dos botões e no detalhe do bolso.

Nas costas, para reforçar o aquecimento, como se trata de um pijama de inverno, também foi colocado o detalhe acompanhando as linhas do corte, como na figura abaixo.

Não é necessário inserir detalhes no aquecedor das costas, mas como esse modelo é para uma menina, deu um toque delicado.

Passe a ferro as pequenas dobras das tiras e acabamentos. Determine as dobras do bolso, vire a volta inferior do aquecedor e dobre como viés toda a tira de acabamento. Procure evitar emendas na tira.

Faça uma janelinha no centro do aquecedor, onde desejar, só não tão rente a borda. Apresente o detalhe delicado da estampa. Passe a ferro e, em seguida, à máquina.

Coloque o acabamento no bolso, no contorno da barra e transpasse do botão.

Corte duas tiras de 8cm de largura para a gola, no comprimento que desejar. Passe as dobras de toda volta a ferro. Costura a tira de acabamento nas laterais e parte superior.

Concluído as inserções de acabamentos na camisa inicie a costura de montagem da camisa. Costure o aquecedor na parte das costas acompanhando a curvatura do decote.

Em seguida, costure a união dos ombros da frente com os das costas. Sempre deixe as costuras para o lado de dentro da camisa.

A aba inferior da gola, que ficou aberta, mas com a virada já passada a ferro, deve ser costurada a partir dos centros – das costas e da gola. Então, costure do centro para a esquerda e depois do centro para a direita.

Corte a manga do pijama com 1cm para a costura. Passe zigue-zague. Corte 5cm no tecido liso, para o acabamento do punho e virada interna.

Costure os acabamentos de punho da mesma forma que costurou as tiras da barra.

Feche as laterais da manga com a costura pelo avesso, em seguida, alinhave ou prenda com alfinetes toda a volta da manga na blusa. Se necessário, quando houver sobras, alinhave com o tecido menor esticado e o maior folgado.

Faça as casas na largura dos botões e os prenda na mesma altura.

Esta pronta a blusa do pijama. Para completar, faça a calça.

O pijama em si é bastante simples, nesse caso, o que dá muito trabalho são os detalhes e acabamentos. É opcional, enfeitar ou não a costura.

Elis S A C

Deixe uma resposta