Curso básico de lingerie continuação da parte 1 Sutiã (ou soutien) Tomara que caia passo a passo com moldes e como fazer um strappy bra (soutien de tirinhas)

  • por

Existem os soutiens tomara que caia simples sem recorte (que é o mais fácil de fazer )e aqueles com recortes (costura na altura do mamilo)

Molde tamanho P só baixar e imprimir

Molde tamanho G

O último molde Créditos: Neidinha Gomes

Este tutorial foi extraído do Multiply da Ka Beraldo.

O site de origem estava em russo, portanto, as explicações são baseadas nas imagens.

Como fazer:

A modelagem é feita a partir da espuma de bojo que é comprada em loja de armarinhos, essa espuma tem tamanhos e recomenda-se comprar pelo menos dois números acima do numero de sutiã comum, nessa espuma, marque com um risco o meio do bojo que representa a parte mais volumosa do seio.

Prenda um Plástico tipo “contact” transparente no bojo com alfinetes de costura e deixe sobras nas extremidades. Observe que para o Contact se ajustar na forma arredondada do bojo é necessário fazer pregas nele.

Marque com uma caneta de retro-projetor (daquelas usadas pra escrever em cds) o contorno do bojo, a linha do meio do seio e as marcações das pregas que se formaram na vertical.

Retire o contact do bojo e recorte nas linhas marcadas conforme figura abaixo, essa será a base de modelagem para ser transferida pra

o papel e posteriormente cortada no tecido.

Recorte as pençes de forma que elas possam se encaixar formando um molde só.

Esta é a forma do molde já com as pences absorvidas pela modelagem.

Recorte no tecido deixando folgas para a costura. Prenda as partes recortadas no bojo e alinhave.

Costure o meio e passe as sobras de tecido para o avesso costurando novamente

Faça tiras para prender os dois bojos, elas podem ser somente com o tecido ou ser de elásticos e forradas com o tecido.

A partir do bojo, faça dois triângulos de brim ou algodão cru para formar as laterais com as medidas indicadas.

deixe em um deles, na extremidade, uma faixa de 2,5cm de altura por 5 cm de largura para prender o fecho(essas medidas devem ser ampliadas de acordo com o seu manequim)

e forre com o tecido a ser utilizado Se preferir, faça as laterais com elásticos forrados com o tecido.

Da mesma forma, faça as alças.

Imagens do Site Beledi.Ru

Material extraido de http://kaberaldo.multiply.com

Ainda falaremos sobre outros modelos no decorre do curso.

“Strappy Bra” ou soutien de tiras, já conhecem? Trata-se de um top com tiras grossas ou finas, em formas geométricas. Ideal para ser usado com blusa, vestidos transparentes, ou camisetas cavadas nas laterais, ou ainda roupas com as costas desnudas.

Como ele foi feito para aparecer, fica lindo em cores contrastantes…é verdade…pode apostar, ficará um charme.

Promete ser o queridinho do próximo verão, as celebridades já aderiram à peça.

Ele ganhou destaque depois que a belíssima “Gisele Bündchen”, esbanjou um lindo modelo, no seu desfile de despedida, da Colcci, do SPFW.

Como fazer:

Materiais:

1 sutiã de bojo preto

Elástico preto de espessura parecida com a alça do sutiã (8mm)

Linha preta

Agulha

Alfinetes

1 argola para sutiã

Tesoura




Medições do Elástico

Central (vertical): 1 Tira de 10 centímetros 

Base (horizontal): 2 Tiras de 12 centímetros

Meio (horizontal): 2 Tiras de 13 centímetros

Topo (horizontal): 2 cintas de 15 centímetros

O esboço do projeto está desenhado (acima), basta consultá-lo para saber onde posicionar as tiras de elástico. Estas medidas dependerão, exclusivamente, do seu tamanho e forma. Para facilitar e encontrar o seu tamanho real, vista o sutiã e segure o elástico no seu corpo. Use essas medidas como uma diretriz e lembre-se de que você não quer o elástico te apertando, para isso deixe uma sobra de 1 cm, assim ficará confortável.


Fazendo o anel central: Comece criando o centro do sutiã com um anel de prata pequeno. Você pode usar um elo grande de bijuterias, ou argola própria para lingerie. É importante levar o elástico quando for comprar o anel, para verificar se o diâmetro é apropriado.
Costure, em linha reta, uma extremidade da tira central no anel.


Formando a estrutura: Costure esta tira central no meio do seu sutiã (no colo). Costure com firmeza. Você pode colocar as outras tiras elásticas cortadas em uma superfície plana.

 

Colocar tiras: Costure estas duas tiras superiores no anel, usando a mesma técnica de antes.

Fixando: Use alfinetes de costura para criar o resto do arnês. Prenda-os em um lugar que você possa experimentar cuidadosamente o sutiã para verificar se tudo está na posição correta. Lembre-se que o ângulo em que você anexar as alças também é importante.

Costure em um ângulo inclinado (conforme mostrado na foto acima) e depois corte o que sobrar do elástico.

Obs: É recomendo que você alinhave suas tiras no lugar (costure um ponto temporário), porque você pode precisar fazer malabarismos e o posicionamento deles tem que estar perfeito. Quando a estrutura tiver costurada corretamente em seu peito você pode costurar as alças firmemente.

 

Strappy Bra | Sutiã de Tiras

Tchanram! Este é o resultado final! O sutiã utilizado tinha alças removíveis, possibilitando cruzar as tiras nas costas, como mostrado na foto abaixo:

 

Versão 3 tiras nas costas


E, finalmente (é opcional), mas você também pode acrescentar três tiras retas nas costas para um detalhe extra. Isto é perfeito para quando você tem um vestido ou blusa que tem decote nas costas.

Créditos:Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.