O que você irá aprender:
- Preparação do Tecido
- Estrutura dos Tecidos
- Dicas para compra de Tecidos
- Como reconhecer o Avesso e o Direito do Tecido
- Como Trabalhar com Tecidos Delicados, com Pêlos, Lisos e Transparentes, com Elastano, com Fios metálicos e Rendas
- Relação de Tecido, Agulha, Linha e Ponto
- Sobre o Risco e o Corte
- Sobre o Passar do Ferro
- Acabamentos Finos Manuais
- Acabamentos Finos a Máquina
- Princípios de Composição do Vestuário
- Etiqueta no Vestir
- Como reconhecer e adequar tipo de Silhueta
- 1. TECIDOSO conhecimento do tecido é importante quando se vai montar uma peça. Use o conhecimento é adquirido na disciplina de Tecnologia Têxtil para escolher o melhor tecido para seus trabalhos. Não se esqueça de olhar a composição e anota-la na ficha técnica.
Urdume: fio vertical, paralelo á ourela, possui menos elasticidade. A roupa cortada no sentido do urdume é dita “cortada no fio”. Este sentido dá à roupa um aspecto menos volumoso.
Trama: sentido horizontal, perpendicular à ourela, possui mais elasticidade. Raramente se corta uma roupa na trama, com exceção dos tecidos que possuem barra neste sentido.
Viés: sentido diagonal em relação à ourela possui mais elasticidade que a trama. Uma peça cortada no sentido do viés tem o caimento mais suave.
PREPARAÇÃO DO TECIDO
Quando compramos um tecido geralmente os vendedores rasgam o mesmo puxando por uma das pontas e isso faz com que as beiradas fiquem desiguais, sendo preciso acertá-las.
- Corte a ourela com a tesoura;
- Puxe um fio do tecido;
- Corte cuidadosamente ao longo do fio puxado até atingir a outra ourela.
O tecido também pode ter sofrido alguma distorção na fábrica, de modo que a trama e o urdume não estejam perfeitamente perpendiculares. Neste caso, é preciso fazer o alinhamento dos fios.
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana e dobre, juntando as ourelas. Se o tecido ficar enrugado, precisa ser acertado seguindo os passos seguintes.
- Puxe o tecido no viés em todo o seu comprimento, até que fique alinhado;
- Passe a ferro o tecido antes de cortar.
Aqui é a Sofia Martins, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.