CUSTOMIZAÇÃO, UMA ALTERNATIVA PARA REPAGINAR SUAS ROUPAS

  • por

Resultado de imagem

jaqueta-jeans-com-aplicações-de-pedras-3(1)Aplicação de Rebites, Tachas e Spikes: são super fáceis de se trabalhar tendo uns dentinhos que você empurra no tecido e dobra no avesso da roupa, alguns são aplicados como um botão de pressão (podem ser um pouco difíceis de se trabalhar) e outros que são fixados com um tipo de parafuso que você poe do avesso, atravessa a blusa e rosqueia (esses aparecem em spikes, principalmente nos maiores). Você pode encontrá-los em prateado (mais comum), dourado, ouro velho, cobre (comuns também) e coloridos metalizados ou não (podem ser um pouco difíceis de se encontrar)

E se sua blusa linda perfeita rasgou um pouco? Você encostou na parede, ela enganchou em algo e você puxou? Fez um furo não sabe como ou queimou com o ferro bem no meio? Para isso temos:Resultado de imagem para roupa com renda

  • Aplicação de rendas: você pode aplicar rendas sobre as barras que estão querendo se desfazer, ou estão furadas, nesse caso você pode costurar (ou colar com cola para tecido) sobre a barra, ou cortar o necessário e aplicar a renda como uma continuação da barra. E o melhor não precisa saber costurar, pois você pode fazer isso com cola para tecido!! Caso seu problema seja no meio da blusa você pode cortar uma forma ali (pássaro, coração, mickey, flor…) e aplicar a renda pelo avesso ali.Resultado de imagem para patchwork em roupas
  • Aplicação de tecidos: nesse caso, se você não gosta de renda, pode cortar formas e aplicar um retalho de tecido de outra cor ou estampado (fazer isso sempre pelo lado avesso). não se esqueça de sempre prestar atenção no acabamento.Resultado de imagem para roupas rasgadas
  • Cortes: nesse caso falo de cortes que criam desenhos na blusa, use o furo/rasgo a seu favor e faça dele o ponto inicial para um desenho vazado!Resultado de imagem para roupa com estampa pintada
  • Estampas²: além das estampas prontas, existem algumas feitas de strass para serem aplicadas em tecido. Super fáceis, só precisa de um ferro de passar e seguir direitinho as instruções.
  • Resultado de imagem para calça com pedrarias nas passarelas
  • Pedrarias e lantejoulas: podem ser aplicadas com cola de tecido ou costuradas uma a uma. Algumas são feitas para serem coladas e não possuem furos para costurar. Quanto a lantejoulas, “Nossaaaaa imagina costurar uma por uma… jamais!” Tudo bem, não se desespere! Existem “fitas” de lantejoulas que poder compradas e coladas, agora ficou bem mais fácil fazer uma blusa linda para a balada né? Ou uma peça jeans bonitona.
  • Você não sabe o que são rebites, tachas e spikes ou as diferençãs entre eles? Não tem problema! Confira ai rebites, tachas e spikes respectivamente.

    rebites prateados tachinha
    spike

    Abaixo uma imagem com os três, dá para ver que existe spikes de vários tamanhos e alturas alguns mais finos que outros. Tachas e rebites também tem variações de tamanhos.

    spikes-tachas-custumizacao-e-moda-7

    ONDE ENCONTRAR OS MATERIAIS??

    • Lojas de tecido: você encontra retalhos à menos de 10 reais (dependendo menos de 5), rendas que podem ser vendidas em retalhos ou por metro, nesse caso você consegue comprar um mínimo de meio metro. Não é comum, (pelo menos aqui) mas às vezes eles têm corantes de tecido.
    • Armarinhos: são aquelas lojas que vendem fitas e botões, nelas você pode encontrar faixas de lantejoulas(às vezes com pedrarias também), rendas feitas para serem aplicadas em decotes e mangas (algumas possuindo até um decote V, U ou outros interessantes). Faixas de renda de várias espessuras e cores, algumas em material elástico. Nelas você também encontra colas para tecido, cola colorida com relevo para tecido, gliter para tecidoCorantes também podem ser encontrados. Além de botões e outros apliques. Nas lojas maiores desse segmento pode-se encontrar até mesmo os rebites, tachas e spikes.
    • Lojas de bijuteria: nelas você encontra pedrarias, correntes, às vezes pode encontrar as faixas de lantejoula e rebites, tachas e spikes. Em algumas pode-se encontrar estampas de strass (mas é incomum)
    • Lojas de Artesanato: esse é um dos lugares com mais opções, nelas você encontra tintas para tecido com todos os efeitos possíveis inclusive uma tinta que cria um relevo fofinho chamada Tinta Acripuff, elas vem em bisnagas e depois de secas e aquecidas estufam (e também ficam um pouco mais claras, isso é importante saber). É possível encontrar corantes para tingimento lá. Você também encontra estêncil que são aquelas placas de plástico com um desenho vazado para você pintar com tinta, são ótimos para criar estampas se você não desenha bem. Muitas vezes encontra-se carimbos que também podem servir para fazer uma estampa.  Frequentemente elas vendem estampas prontas e em strass também, além de algumas opções de pedraria. Nessas lojas você encontrará todos os tipos de colas possíveis, na dúvida diga ao atendente o que pretende colar.
    • Papelarias: uma alternativa para quem não tem uma loja de artesanato próxima, nelas você compra tinta de tecido, muitas vezes tinta relevo, fitas, carimbos e estêncil. Lembrando que a tendência é pagar mais caro em papelarias que nas lojas de artesanato.
    • 1,99: aquelas lojas que algum dia era tudo por 1,99 hoje não é bem assim. Nelas se você “der uma garimpada” pode encontrar vários itens de loja de artesanato, como colas, tintas, miçangas, lantejoulas, estampas prontas, estampas de strass, corantes (corantes quase sempre tem). Elas são um coringa, pode-se achar de tudo, então sempre dê uma pesquisada nas lojinhas perto de você, é importante prestar atenção e tomar cuidado com marcas estranhas, qualidade deve ser um item de sua lista.
    • Internet!: Tudo no mundo você pode encontrar à venda na internet, então o que compensa? As estampas prontas, por serem mais difíceis de se encontrar as mais bonitas. Estampas de strass podem ser bem difíceis de encontrar também compensam. Rebites, tachas e spikes são os que mais compensam, pois você compra em grande quantidade a um preço baixo, se seus planos incluirem essas pecinhas com frequência então comprar em grande quantidade é uma boa. (digo grande quantidade, mas tem lojas que vendem de 10 a 500, enquanto na maioria das lojas físicas você terá de comprar por unidade ou saquinhos pequenos e bem caros já que essas lojas compram desses distribuidores)

    Espero que você esteja inspirada(o) a customizar roupas e fazer algo totalmente personalizado e exclusivo. Pretendo fazer mais posts sobre dicas de customização mais detalhadas, fique de olho na Desconecte Magazine e comente o que achou interessante no post, ou que técnica você gostaria que trouxéssemos para a revista! Sua opinião é muito importante para nós!

    Fotos: Pinterest (reprodução)

    Texto:Verônica Donum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.