Dicas de costura que aprendi costurando e que será uma “mão na roda” para iniciantes ♥

Dicas de costura que aprendi costurando e que será uma “mão na roda” para iniciantes ♥

Se você é como eu, que costura com gatos, bem vindos ao clube, hahaha. Bom, vamos as dicas:Se pudesse resumir em uma frase eu, Elis diria:

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”

Não desista: no início, tudo vai parecer muito difícil. A costura manual vai ser maçante e com a ajuda da máquina será complicado. Porém, praticando todos os dias, pelo menos um pouquinho, o processo se tornará tão mecânico que você poderá fazer de olhos fechados.

Costurar é bem isso, ter paciência, se der certo, ótimo, senão…descosture e faça tudo de novo. Não se dê por vencida, aprimore o seu trabalho. Sabe quando ele estará bom?

Pense assim:
Você usaria essa roupa que acabou de fazer?

Se a resposta for não, desfaça.
Se for sim, está perfeito!Vou mostrar o meu método de trabalho:
Tenha uma agenda

Se você nunca trabalhou com público e pretende trabalhar, acredite, você vai precisar de uma, e cumprir o prazo que prometer, se não “o bicho pega”.
Tenha tudo anotado, o que foi pedido, combinado, preço, e se possível , colha até assinatura, haha.(Depois eu explico)
Uma agenda organizada já me livrou até de multas de Trânsito. Porque? Porque anotei a data que levei o carro no mecânico e quando fui buscar.E ainda tinha outra prova anotada lá: tinha ido em u velório. A multa era de quem? Do mecânico, ele não teve outra alternativa senão pagar
Na costura a mesma coisa, o combinado não sai caro.Anote tudo. Tenha Algumas folhas para cada cliente.
Outra dica:Para os clientes assíduos. guardo todos os moldes, pois as vezes tenho que repetir o modelo.Mas antes de repetir, tire as medidas e compare com as do molde.

Tenha horário definidos
Mesmo que trabalhe em casa, que seja autônoma, não pense que pode trabalhar a hora que quer.
Precisa ter um horário para começar e terminar.Ter horário de almoço(pelo menos 40 min) e café da tarde.(15 min)
Depois de costuras pessoais feitas e de clientes entregue e tudo nos seus devidos lugares, terminou o seu dia, então não fale mais de costura e nem de trabalho, deixe para o dia seguinte, tome um banho, e não fale mais de costura , jante , dê atenção à sua
família.

———————————-

Antes de costurar Planeje

Eu não sei trabalhar em um lugar bagunçado.Tem que estar limpo, organizado, perfumado, com uma garrafa de café ao lado, rs.Eu da mesma forma: tenho que levantar tomar banho, pentear cabelo, me arrumar como se fosse trabalhar fora, tenho que me sentir bonita e apresentável, não para os outros,para mim mesma.
————————————–
Se livre das distrações
(Telefone, internet, facebook, whatssap,etc)

Eu não atendo telefone quando estou costurando. Tira o foco da costura, atrasa o serviço, acaba por me trazer problemas e acredite, nunca é urgente.
Se vai costurar concentre-se no que está fazendo. Largar a peça para ir desligar a panela na cozinha faz a gente desanimar de costurar.Falo por experiência própria: bastava eu sentar na máquina para chamarem no portão, telefone tocar, criança chorar, dar fome em todo mundo e u ter que parar.
—————————————
Delegue: antes de iniciar a costurar, combine com alguém para atender a porta, atender o telefone, dar de mamar para o guri, etc.
—————————————
Prepare e separe o material antecipadamente
Quando vou fazer uma roupa, antes de cortar vejo primeiro se tenho todo o material necessário agulha, linha, tecido, zíper, botões, etc. E sempre tenho mais que o necessário para imprevistos. Não tem coisa pior do que você está fazendo um vestido fúcsia para entregar no domingo de manhã, acaba a linha ou quebra a agulha e não tem onde comprar! Desespero total! Então a dica é , tenha em estoque.
Decidido o modelo, tiro as medidas, analiso se a roupa vai cair bem para mim ou cliente, tento avaliar se sei fazer o modelo, se é possível e caso eu não tenha certeza a maneira como executar o serviço, eu pesquiso, volto aos meus livros, dou uma verificada antes de executar.

—————————————
Essa é a parte principal para um excelente serviço:

Compre tecido de qualidade e não o mais barato.O barato acaba saindo caro.Quando lava fica feio, desbota e dá para perceber que é uma roupa de má qualidade porque desfia, não fica tão bonito.
Não tenha pressa em ver o final da peça pronta. Um roupa bonita dá trabalho e acredite, tudo começa nas medidas.
Se as medidas do corpo tiver errada, o resultado não sai bom.Tire as medidas certinho, anote.
Fazer o molde é importantíssimo: é a partir dele que você terá a visão mais parecida de como irá ficar depois de pronto. Ele vai te ajudar a dar forma à roupa e diminui a margem de erro. Capriche no molde e sua peça ficará excelente.
Não tenha pressa e alinhave: alinhavar a peça garante que, principalmente, o comprimento fique exato. Quem só alfineta, corre o risco de ter que refazê-la novamente, caso fique torta.
Compre mais do que a metragem necessária: comprando somente o tamanho exato de tecido, corre o risco de faltar, ou ocorrer um corte errado e precisar de remendo, ou forro, etc. Por isso, é mais fácil prevenir do que remediar.
Pense e planeje antes de cortar o tecido.
Corte sempre pelo lado avesso do tecido.
—————————————
A pressa é inimiga da perfeição: não pegue um número muito alto de costuras para fazer, se não tiver nenhum ajudante para correr junto com você. Faça apenas o que consegue, afinal, mais vale uma peça bem feita do que duas ou três mal feitas.
—————————————
Nunca comece uma outra costura sem terminar a anterior.Falo isso por experiência própria: perde as peças, fica um monte de roupas mal acabadas sem terminar, pessoas te cobrando e você maluca!
—————————————
Crie um dia para cada coisa.E um lugar para cada coisa

—————————————
Eu quando faço conserto eu não confecciono. Exemplo: segunda e quarta, faça conserto de roupas: pregue botões, troque zíper, consertos em geral.E terça, quinta e sábado confeccione.
Tenha revistas com modelos e treine a sua costura.Arrisque a fazer shorts, blusas, saias, etc para você, pro tio, pro sobrinho de graça, assim estará aprimorando as suas costuras.
Se não sabe costurar e é iniciante, comece por roupas infantis.São mais fáceis de fazer por ter muitas peças que não precisa de pences e usar elástico como shorts, saias e camisetas.
—————————————
Não existe coisa pior do que não saber onde está a fita métrica ou a tesoura.Crie um lugar pra cada coisa e mantenha tudo organizado.
Quando terminar o serviço, limpe o local.Deixe limpo para o dia seguinte.Não tem coisa pior que no outro dia ter que limpar.
Não importa onde você costura.Crie o seu cantinho e zele dele.Não deixe crianças mexer nas suas coisas.

—————————————
Mão à obra! Execute

Mantenha sempre as suas tesouras bem afiadas. Tesoura sem corte mastiga o tecido. E tenha mais que uma, ou pelo menos duas: uma para papel e outra para tecido.
—————————————
Mantenha sempre os seus maquinários limpos, organizados, lubrificados em perfeita condição de uso.
Posicione o tecido sem preguiça , alinhe certinho na mesa, alfinete os moldes no tecido.
—————————————
Faça encaixe para que tenha melhor aproveitamento do tecido e não desperdiçar.Estude as posições das peças sempre observando o fio reto. se você fazer a roupa fora do fio, as roupas entortam. E após encaixar todas as peças, corte as partes maiores primeiro.
—————————————
Marque as pences com giz e carbono. Não tem coisa pior que pular essa etapa por preguiça.Alinhave as pences e só depois costure de verdade.Uma dica que eu dou para os iniciantes é: após cortar as peças, montar a peça alinhavando primeiro.
—————————————
Seja o melhor no que faz
Após cortar as peças e for costurando, já vai cortando as linhas, pois assim a peça já vai ficando bonito.
Capriche no acabamento: casinhas, barras costura de dentro, tem que ser bonito.Sabe o que eu penso quando estou fazendo o acabamento de minhas peças? E se a minha cliente colocar a roupa que eu fiz para ela no varal do lado avesso? Tem que estar bonito, senão vão falar mal de mim.Capriche!
Outra dica que eu dou: Se você não tem overlock e nem zigue zague, ou acha que não fica bom, de acabamento interno com viés da cor do tecido.. Eu sempre faço isso, fica lindo.Principalmente se são roupas sociais.Essa dica só não serve para malhas, que tem que ser overlocada ou ziguezagueada.
————————————— Não deu certo? Recomece
Está saindo errado, você está nervosa, não ficou do jeito que você queria? Dê uma pausa. Respire, saia de cena, vá tomar um banho, ore, tome um suco, descanse.Quando a agulha começa a quebrar, o tecido enroscar, estamos cansadas, vale a pena descansar, tomar um ar puro. Não ultrapasse o seu ritmo.É melhor costurar 3 horas produtivamente do que 8 horas estragando peças.
Não deu certo? O cliente não aprovou? Não tenha medo de desfazer e refazer a peça. Isso mostra interesse e pró-atividade por parte do profissional.
Não tenha medo de recomeçar. Mas desta vez vá com calma observando onde errou.
Descosture com cuidado para não rasgar a peça.
Tente analisar o que deu errado: se foi o molde, ou a pressa mesmo.
Alinhave calmamente e só depois costure.
—————————————

E as dicas principais para quem quer realmente aprender a costurar
Para se aprender a costurar a primeira coisa que você precisa: querer.
A chave para o sucesso é essa: força de vontade. Temos que ter um objetivo, ou seja : um motivo que nos faça pular da cama e que nos motive o suficiente para lutarmos pelo que queremos. Todos nós temos uma dor que nos tira a vontade de sair da cama pela manhã; Mas também temos uma alegria que faz a gente lutar para sair dela.Então que seja de roupa nova, rs.E o melhor: feita por nós!
Muitas vezes nos escondemos atrás de uma desculpa: se eu pudesse fazia um curso de costura…
não tenho dinheiro para pagar um curso, no meu bairro não tem escola de Corte e Costura,não tem quem me ensina etc.Sempre uso uma frase chacoalhão para tudo: Uma bela frase de caio Fernando de Abreu:

Sinceramente: Hoje isso são meras desculpas que nos afasta do que mais queremos: sair do comodismo.A internet facilitou a a vida de todos.Qualquer dúvida que se tenha, dá para tirar na internet tanto nos blogs, como nos grupos do facebook, no youtube, Google, etc.E mesmo para quem quer fazer curso dá para fazer a distância, então o primeiro passo é esse: realmente queira!
Então use essa outra frase para se mexer:


O segundo passo?Planejar. Correr atrás.E não desistir por mais que você ache difícil.Pesquise na internet, faça parte de grupos de costura, veja vídeos…Depende só de você.Faça um planejamento no papel, mas tire ele de lá.Intenção sem ação é ilusão.

O terceiro passo depois que decidiu é comprar o materialessencial para começar.
São eles:agulha, linha, tecido e os itens abaixo:

O quarto passo: Estude a teoria.Entenda os termos técnicas, sua máquina, para que serve cada aviamentos, etc. Mesmo pagando um curso de costura, você tem que se esforçar,estudar a teoria, fazer a parte prática e não ter pressa.
O quinto passo é praticar.
Aprendeu a lição da saia? Faça várias para se aperfeiçoar. Busque conhecimento, pesquise, aprimore suas habilidades.Para ser uma costureira, e mesmo que costure só para você, você precisa praticar.Se estiver estudando sozinha, com a ajuda da internet, só passe para a lição da blusa, depois que fez a lição da saia e o acabamento ficou perfeito.E não faça um acabamento perfeito para os os outros e quando é para você pensar: é para mim mesmo tá bom.Nunca! Você tem que fazer com perfeição para você mesmo, se por em primeiro lugar e as suas roupas serão cartão de visita que fará com que as pessoas queiram o seu serviço.Muitas costureiras não gostam da roupa que fazem por isso, quando é para elas mesmas, não capricham no acabamento.

Abaixo um guia para seu planejamento de estudo:

Guia da costura para iniciantes
Basta clicar nos links abaixo e aprender:

AULA DE CORTE E COSTURA 1- COMO TIRAR MEDIDAS

AULA DE CORTE E COSTURA 2 – SAIA RETA,LÁPIS, AFUNILADA,GODÊ, COM PREGAs

AULA DE CORTE E COSTURA 3 – BLUSA BÁSICA, TRANSPASSADA, DRAPEADA, ENVIESADA E CAVADA

AULA DE CORTE E COSTURA 4- RECORTES APRENDA A FAZER

AULA DE CORTE E COSTURA 5 – MANGA COMPRIDA, CURTA SIMPLES, RAGLÃ, MORCEGO, DRAPEADA, JAPONESA , PRINCESA, DUAS FOLHAS E TULIPA

AULA DE CORTE E COSTURA 6 -PENCES

AULA DE CORTE E COSTURA 7 – GOLAS ESPORTE, COM BICO, BEBÊ, PASSARINHO E SMOKING

AULA DE CORTE E COSTURA 8- DECOTES PRINCESA, QUADRADO, EM V, EM U, E O

AULA DE CORTE E COSTURA 9 – CASACO E VESTIDO

AULA DE CORTE E COSTURA 10 CALÇAS FEMININO E MASCULINO , BERMUDAS , CAMISAS , PIJAMAS E MODELAGEM MASCULINA

AULA DE CORTE E COSTURA 11 PREPARAÇÃO DO TECIDO, FIO, OURELA, SENTIDO DO FIO, ETC

AULA DE CORTE E COSTURA 12 ROUPAS INFANTIS Como fazer modelagem

E muito mais, basta procurar no marcador Curso de Corte e Costura , Curso de Lingerie, Curso de chinelos
Se quiser moldes, procure nos marcadores: download grátis, moldes, moldes grátis. Dica para iniciantes, Acabamento Perfeito, Artesanato, Customização, etc

Acabamentos:

Conteúdo do mini curso:
Treinando costurar Reto
Dicas Básicas de Acabamento de Costura
Como pregar bolsos
Como fazer as aberturas carcelas
Como pregar cós

Aprenda a calcular a medida do elástico para suas roupasComo pregar colarinho
Como cortar o tecido
O que é fio do tecido
Como trabalhar com revel
Como montar o Revel
Como trabalhar com entretela
Como pregar mangas
Como costurar punho
Como fazer tira de viés
Viés Perfeito
Colocando o Viés de forma prática
Como pregar Viés
Como pregar zíper1
como pregar zíper 2

✂Tem dificuldade de pregar zíper? Aprenda a usar fita adesiva dupla face para tecidos antes de costurar na máquina ✂
Como pregar elástico
Vídeo Aula de peças BásicasMedidas de Corte e Costura
Pontos à mão
Bainhas
Bainha invísivel

Pequeno Guia para costurar Malhas
Barra com agulha Dupla
Como pregar Lastex
Acabamento de Costura I
Acabamento de Costura II
Acabamento de Costura III
Acabamento de Costura IV
O que você deve saber sobre cada tipo de elástico
Como fazer casinha de botão manual
Como fazer casinha de botão em máquina

Como fazer casinha de botão(vídeo)
Acabamentos Essenciais
Como evitar costura franzida
Como colocar botão de imã em bolsas
Como fazer casinha de botão(vídeo)Como forrar botão

Galoneira: noções gerais Dicas de costura – O segredo das baínhas
Como fazer casinhas para botões de pérolas, fitas, botões tradicionais ou feltro
Qual agulha usar? ✂Dica para acabamentos: Uma dica simples que deixa o ponto caseado mais bonito ✂
✂Como fazer decote em malhas usando fita adesiva para tecidos dupla face ✂
Acabamentos: O essencial da costura: Aprenda: acabamento em costura,punhos.bolsos,decotes,golas,fecho
ecler,bainhas,bordados,franzidos…
Costurando com linha pesponto
APRENDA A COLOCAR VIVO EM SUAS ROUPAS E DEIXÁ-LAS MAIS BONITAS
Como costurar manga morcego
Montagem da manga Básica para Malha
Como costurar manga básica em tecido plano
Como costurar mangas com franzidos ou bufantes
Tutorial de como colocar botão plástico de pressão usando Balancim

✂Como costurar decote com triângulo (Decote em O com abertura em v)✂
✂Como calcular a quantidade de tecido para se fazer uma roupa✂

✂Como fazer alças rolotê, para que serve, como desvirar manual ou com ajuda do desvirador✂

Fazendo correção em um molde de blusa ou camisa para abdômem saliente ou quadril✂ ✂Como fazer viés usando fita crepe✂

✂Como fazer nervura em tecidos✂

✂Como Pregar Zíper: Técnica Simples e Infalível usando cola antes de costurar✂

✂DIY Como fazer fronha com zíper passo a passo✂
✂Calcadores de máquinas e para que servem✂
✂Calcadores(Ou sapatilhas)Qual a função da pressão no tecido, Quais são, quais são a sua utilidade ✂Como fazer um quadrado para viés no tecido sem precisar medir✂

E muito mais, basta procurar nos marcadores Acabamento perfeito

Curso de Corte costura

Curso de Lingerie

Curso de chinelos

Customização

Downloads grátis

Livros de costura grátis

Dicionário de Moda
Artesanato
Entre outras, basta procurar no blog em categorias: só clicar em cima de cada desenho,

Elis S A C

3 Comentários

Adriana Ávila Publicado em17:23 - 28 de junho de 2017

Elis!!! Elis !!!
Venho acompanhando seu bloguito desde que achei ele em um outro blog que sigo de artesanatos.
Faz 5 anos mais ou menos que entrei no meio, mas já gostava desde crianças ..aprendi crochê, tricô.
E hoje to nos feltros e tecidos. Quero muito ainda aprender costurar roupas, você me motiva muito e vejo o quanto você é uma mulher de garra e persistência se vê nas suas palavras, fez esse post com tanto carinho e vim agradecer!
Você está me motivando tanto em aprender que quando puder farei.
Muito obrigada por tudo um cantinho tão enriquecedor.
E adorei as dicas de organização adoro ….rs

Um super bjs e que Deus te abençoe sempre com muita saúde e bençãos !!!

Dri 🙂

    Elis S A C Publicado em05:06 - 13 de julho de 2017

    Obrigada pelo carinho Adriana.Feliz em ajudar, esse é o meu objetivo.Tenho certeza que você vai conseguir, é edificante poder dizer Eu que fiz, você que já fez crochê, tricô, sabe disso. Bjs e que Deus te abençoe também, ♥

Adriana Ávila Publicado em17:04 - 18 de julho de 2017

Muito obrigada ! E Amém!
Quando puder visite meu cantinho http://adrianaavilacraft.blogspot.com.br/ bjs

Deixe uma resposta