Avançar para o conteúdo
Início » ✂DIY Colcha de patchwork e Molde gratuito de bloco e coração✂

✂DIY Colcha de patchwork e Molde gratuito de bloco e coração✂

Escolha suas ferramentas de corte. Para fazer um quilt simétrico e alinhado, é muito importante ter as peças do mesmo tamanho muito bem igualmente cortadas. Não só isso dá uma aparência profissional ao trabalho, mas acelera o processo de fazer um quilt e o facilita para os iniciantes. Tesouras de tecido normais servem, mas os cortadores rotativos são normalmente considerados melhores cortadores de tecido.

  • Cortadores rotativos vêm numa variedade de tamanhos, mas os médios são ótimos para começar.
  • Se você usar tesouras comuns, certifique-se de que ela está bem amolada, para não danificar o tecido.Resultado de imagem para Base para corte

Base para corte. A base para corte vem com marcações muito úteis dos moldes frequentemente usados nos quilts e patchworks. Ela é essencial para o funcionamento da lâmina se você usa o cortador rotativo, mas mesmo com a tesoura ela é muito útil para evitar arranhões na mesa e para alinha e cortar o tecido.

Resultado de imagem para regua patchwork

 

Use uma régua. Não qualquer régua, mas uma específica para patchwork, larga, longa e transparente, com marcações dos ângulos e centímetros. Com essa régua, fica fácil de cortar várias camadas de tecido e fazer as mesmas marcações em todas elas.

 

Reúna instrumentos básicos de costura. São as ferramentas básicas de toda costura, como alfinetes (muitos alfinetes!), desfazedor de costura, agulha e linha. Se você não tem esses itens, compre-os num armarinho mais conveniente para você.

 

Escolha a linha. Linha parece algo universal, mas há muitos tipos delas. Não compre uma barata demais ou use uma muito velha, pois elas arrebentam e desfiam durante a costura. Uma linha de algodão de boa qualidade é a melhor opção para um quilt. Se você quer usar a linha para vários projetos, compra uma cor neutra como branco, bege ou cinza.

 

1. Escolha os tecidos

 

O primeiro passo é escolher e separar os tecidos que você irá usar na confecção da sua colcha de retalhos. Se você já costura, é bem provável que já tenha sobras de tecidos de outros trabalhos. Além disso, para fazer a colcha você também pode usar peças de roupas, fronhas e cortinas que não usa mais ou de doação. Outra dica é comprar retalhos em malharias, saem bem mais em conta do que comprar o tecido no metro.

2. Decida o formato dos recortes
Antes de costurar tudo, organize os retalhos no chão para ver como a colcha vai ficar. Nesse momento os alfinetes são muito bem vindos. Costure todas as partes na máquina de costura, na ordem que você planejou.

O formato quadrado é mais fácil para quem está começando, mas você também pode fazer triângulos, retângulos e outros blocos mais complexos normalmente usados no patchwork. Estime a medida da colcha e divida esse valor pela quantidade de retalhos que deseja usar, leve em consideração o tamanho e o formato dos recortes.O passo mais importante é preparar o tecido. Com milhares de opções no mercado, essa tarefa pode ser assustadora. Um quilt básico pode ser feito facilmente com tecidos 100% de algodão, mas misturas de algodão com poliéster também funcionam. Escolha tecidos diferentes para a frente do quilt, para as margens, e também um ou dois tecidos de base para as costas do quilt.
Quantas cores você vai incorporar no projeto? E quantas estampas diferentes? Tente misturar bem estampas grandes e pequenas, além de cores da mesma família.
Seja criativo com as opções de tecido. Procure panos de mesa vintage e lençóis em brechós, ao invés se restringir as opções do seu armarinho.
Seu tecido de base vai ser maior do que o da frente e que o do batting de algodão; então, certifique-se de comprar a quantidade certa para um tamanho maior.

Dica: deixe uma margem de costura de aproximadamente 1,25 cm de todos os lados dos recortes.

Resultado de imagem para batting de algodão

Compre o batting de algodão. O batting de algodão é um enchimento macio que dá peso e calor ao seu quilt. Ele é colocado entre o tecido de trás e o da frente, e vem em várias grossuras e fibras diferentes incluindo algodão, poliéster, bambú, e as fundíveis.
O batting de poliéster se desfaz e acumula nos cantos do seu quilt, e os fundíveis tem mais risco de enrugar o tecido. Os iniciantes devem procurar os battings de algodão e algodão misto e os de bambú primeiro.
Se você vai fazer um quilt grande, como uma colcha, use uma batting mais grosso. Quilts menores não precisam de tanto batting, a não ser que você queira um cobertor muito quente.Use uma máquina de costura. Você pode costurar o seu quilt à mão, mas demora muito e é desencorajador para as iniciantes. Qualquer máquina que faça uma linha reta serve para quilts pequenos. Veja se você tem agulha para a máquina.Ferro de passar. Você vai precisar passar o quilt em vários momentos ao fazê-lo, então tenha um ferro e uma boa mesa de passar roupa.
Defina o desenho da colcha
você só precisa de um lápis e papel quadriculado.
De qualquer forma, é sempre bom fazer um desenho do seu projeto antes de começá-lo para decidir as melhores possibilidades de aparência.
O quilt mais fácil para iniciantes é um cobertor de fileiras de quadrados de retalhos. Quadrados maiores são mais fáceis de costurar.

3. Defina o tamanho da colcha

O terceiro passo é definir o tamanho da colcha. As medidas mais usadas são: colcha de solteiro, 2,20 m x 1,50 m; colcha de casal, 2,50 m x 2,50 m; e colcha de berço, 1,00 m x 1,30 m. Essas medidas são as mais comuns, mas mesmo assim podem sofrer pequenas variações.

Dica: Prefira montar a colcha deixando uma boa sobra de tecido, cerca de 20 cm. O tecido excedente poderá ser aparado no momento de fazer o acabamento.

4. Costure os retalhos

Tire medidas. Se você sabe o tamanho que quer para o quilt, meça o tamanho individual de cada peça a ser costurada. Lembre-se da margem de costura; cada lado do tecido vai ser costurado a outro por uma bainha de 0.6mm. Assim, 1,2 cm são adicionados ao comprimento e largura de cada peça.
O tamanho do quilt e de cada peça é arbitrário, a não ser que você esteja seguindo uma receita. Assim, trabalhe com peças pequenas ou grandes dependendo da sua experiência.
Se ajudar, use uma caneta de tecido lavável para marcar medidas nos tecidos, antes de cortá-los. Giz de costura e lápis 6B também são bons marcadores.

Resultado de imagem para Costure os retalhos

Corte as peças. Concentre-se na frente do quilt por enquanto; corte cada um dos pedaços de tecido que você vai costurar juntos. Coloque cada peça na sua base para corte, e em cima, a régua transparente. Use o cortador rotativo para cortar o tecido seguindo rigorosamente as marcações e usando a régua para guiar o cortador. Lembre-se do velho ditado, “meça duas vezes, corte uma.”, para não cometer erros e perder o tecido.

Planeje o quilt. Espalhe as pecinhas numa superfície ampla, como o chão, para montar o quilt visualmente da forma que você quer. Tome o tempo para se satisfazer com o arranjo das peças.
Você pode achar melhor acrescentar peças de cores e estampas diferentes. Substitua os tecidos já cortados por outros de estampas diferentes.
Mantenha a ordem das fileiras de tecido usando post-its ou giz para marcar cada peça.

6
Amontoe as fileiras. É meio inconveniente ter vários pedaços de tecido no chão, então empilhe as pecinhas em ordem.

  Costurando os tecidos

Costure suas fileiras. Comece com o quilt costurando cada fileira individualmente. Na primeira fileira, pegue os dois primeiros quadrados e ponha-os um sobre o outro, lado direito com lado direito. Com um ponto reto médio, na máquina de costura, costure um lado. Vá costurando os outros quadrados dessa mesma fileira do mesmo modo. Trabalhe assim até ter várias faixas longas e finas.
Use um alfinete para prender um quadrado ao outro durante todo o processo de costura.
Ter uma costura interna consistente e bem feita é vital para que as pecinhas estejam alinhadas no quilt terminado. Certifique-se de estar costurando exatamente 0.6mm de margem.

Passe as fileiras. Com todas as peças costuradas em fileiras, as margens de costura ficam para cima. Passe-as bem para que o quilt final fique liso e bem acabado. Passe todas as margens da primeira fileira para a direita, e todas as margens da segunda fileira para a esquerda, e as da terceira fileira para a direita, e assim por diante.

Costure as fileiras. Usando a margem de 0,6mm, costure duas fileiras de cada vez, com o lado direito de uma contra o direito da outra. Continue com o processo até ter a frente inteira do seu quilt costurada.
Se as fileiras e as peças não se alinharem, não se preocupe! O seu quilt ainda vai ficar lindo mesmo com alguns errinhos.

Passe a frente do quilt. Vire o quilt para que seu avesso fique para cima. As margens de costura de cada fileira devem ser passadas em direções opostas – primeira fileira para a esquerda, a segunda para a direita, e assim por diante. O cuidado de passar o projeto facilita o processo, além de gerar um resultado mais bonito.

Corte o resto do tecido. Com a frente do quilt terminada, o batting e as costas têm que ser cortados. Eles serão um pouco maiores que a frente para que possamos costurá-los juntos. Corte o batting e as costas de 5 a 8 cm de maiores que a frente do seu quilt.

Alinhave o seu quilt. Alinhavar é o processo de alinhar e alfinetar (com a ajuda de colas de tecido temporárias) as camadas do quilt, do jeito que você quer que elas estejam ao final, ou seja, as costas do quilt com o lado direito para baixo, o batting no meio, e a frente virada para cima. Certifique-se de tirar as dobras e rugas de todas as camadas para deixa-las bem alinhadas, usando a mão para alisar o quilt do centro para fora.
Espalhe uma cola spray temporária levemente sobre cada camada. Quando elas se fixarem, alise as rugas no tecido de cada camada.
Se você alfinetar o quilt ao invés de usar colar, use alfinetes no centro de cada peça. Trabalhe do centro para as margens enquanto alfineta.
Se você quer ser mais cuidadoso, alinhave, alfinete e cole as camadas do seu quilt antes de costurar. Isso vai garantir que o seu quilt esteja bem firme antes de acaba-lo.

Costure as camadas. Comece pelo centro e costure para as margens, empurrando o excesso de tecido acumulado no centro. O jeito mais fácil é costurar em cima ou perto das costuras que você já fez nas fileiras. Você também pode costurar diagonalmente pelas peças, ou tirar o calcador para costurar livremente por todo o quilt.
Se você quer ter certeza de estar costurando nos locais certos, use uma caneta de tecido lavável para indicá-los.
Quando mais costuras você fizer pelo quilt inteiro, mais firme e bem acabado ele vai ficar, pois o batting vai ficar preso a todo o trabalho, ao invés de se mover por dentro dele.
Você pode botar uma costura por toda a margem do quilt, depois de costurar todo o seu centro.

 


Costure a frente do viés. Usando uma margem de 0,6mm, costure o viés na margem em que foi alfinetado, lado direito contra direito. Isso deve ser feito nos dois lados do quilt. Com o viés costurado, vire-o para cima e para fora, expondo seu lado direito.

Costure o resto do viés. Disponha os outros dois lados do viés em seus lugares e costure-os dos dois lados com 0,6mm de margem. Vire o viés para fora, expondo seu lado direito.

Vire o seu quilt, com parte de trás para frente. O seu viés estará “em pé”, saindo da frente do cobertor. Dobre a margem do viés, alinhando-a com a costura feita na frente. Passe toda a volta do viés e alfinete-o nos lugares certos.

Termine o seu viés. Costurar o viés na parte de trás é mais difícil porque os pontos vão aparecer na frente. Logo, você tem duas opções para minimizar a quantidade de linha que vai aparecer: usar uma linha invisível ou costurar a mão com um ponto invisível, certificando-se de não costurar todas as 3 camadas quando o fizer.

Termine o seu quilt. Com o viés pronto, seu quilt está finalizado. Lave o seu quilt de novo para amaciá-lo e deixa-lo pronto para usar. Divirta-se!

Prontinho! Esse modelo que você aprendeu é o tradicional. Mas se você desejar fazer uma colcha acolchoada, coloque a manta entre dois forros e costure por cima o tampo feitos de retalhos.

Outras sugestões:





Dicas

Quando lavar o seu quilt, você pode querer usar um fixador de tecido para que os diversos tecidos que usados não se manchem.
Se você fizer o quilt à mão, um bom truque é puxar os nós para dentro do batting. Quando a sua linha acabar, dê um nó bem perto do tecido com a agulha. Então empurre a agulha para dentro e fora do tecido mais uma vez, puxando-a com mais força para o nó entrar no tecido. Corte sem se preocupar com nós para fora do trabalho.
Não use tecidos elásticos para fazer seu quilt.
Musselina é uma ótima escolha para o tecido das costas. Ela vem em tamanhos maiores para você não ter que emendar pedaços, e é 100% de algodão. Você pode tingi-la para combinar com o seu projeto.
Você pode querer praticar com quilts menores antes de começar um enorme.
É útil ter um bastidor se você for costurar o quilt à mão. Ele mantém o tecido no lugar e livre de rugas e dobras.

Avisos

Fazer um quilt do começo ao fim, principalmente à mão, pode demorar bastante. Esteja disposta a gastar tempo para terminá-lo, ou a pagar alguém para finalizá-lo para você.
Tecidos sintéticos, como poliéster e raiom, são mais resistentes e não desfiam. Porém, eles não “respiram” e são sufocantes quando usados em cobertores. É melhor usar algodão para o quilt todo e fazer apliques e decorações com os tecidos sintéticos.
Se você usar giz de costureiro para fazer marcações, teste em outro tecido antes, pois eles podem ficar irreversivelmente manchados.
Faça intervalos quando costurar, especialmente se for costurar à mão. Você pode machucar suas costas e mãos se costurar tempo demais.
Pinterest/Helenphilipps/Revista Artesanato/Wikihow

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *