DIY: TECIDO PLASTIFICADO EM CASA

DIY: TECIDO PLASTIFICADO EM CASA

por Andrea

DIY: tecido plastificado
Vocês enxergam alguma diferença entre o pedaço de tecido à esquerda e o da direita? O da esquerda foi plastificado em casa. Finalmente resolvi testar este tutorial que a Elisa me passou, coloca umbookmark nele porque é fantástico e gratuito. 
o segredo é testar antes para saber exatamente qual é temperatura certa para derreter o Contact. Eu fiz assim:

DIY: tecido plastificado DIY: tecido plastificado
1. Tudo o que você precisa é  um pedaço de tecido (usei um algodão estampado de textura mais grossa, de  patchwork), plástico tipo Contact cortado um pouquinho menor que o tecido, ferro, tábua de passar e um pedaço de pano (para proteger o tecido na hora de passar). 
2. Estique bem o tecido que você quer plastificar. Cole o Contact por cima, deixando a superfície bem lisinha e sem bolhas. O tamanho do Contact tem que ser um pouquinho menor que o tecido, para ficar uma margem de tecido sem Contact nas quatro laterais. 
DIY: tecido plastificado 
3. Cubra o tecido adesivado com um pedaço de pano para proteger na hora de passar.
4. Ligue o ferro na temperatura algodão (quente). Passe o ferro somente por cima do pano que está protegendo o tecido. Não deixe o ferro parado, vá movimentado uniformemente por toda a superfície. Em 20 segundos o meu Contact derreteu completamente, grudando no tecido. Aconselho testar primeiro num pedacinho pequeno pois o tempo de derretimento completo vai depender do seu ferro. 
Ah, o meu paninho de proteção grudou levemente no Contact por causa do calor. Puxei bem rápido e ele descolou fácil, ufa!
DIY: tecido plastificado

5. Este foi o resultado final. Dá pra perceber como o tecido ficou um pouco mais rígido e com brilho diferente ? Parece mesmo aqueles plásticos que a gente compra por metro para forrar a mesa da cozinha.
6. Reparem que em algumas partes, o Contact ficou um pouco marcado. Acho que isso poderia ter sido evitado se eu tivesse sido alguns segundos mais rápida na hora de tirar o ferro do tecido.
Eu testei. Joguei um pouco de água na parte plastificada e … Yay, sucesso! Não penetrou na parte de baixo, ou seja, o tecido ficou impermeabilizado sim.
E o que fazer com isso ? No Burda Style sugerem fazer capa de chuva com o tecido. Eu sinceramente não sei se o ele aguentaria todos os cortes e dobras que são necessárias para se fazer uma peça de roupa. Imagino que seria legal usá-lo como em objetos planos e sem muitas firulas como jogos americanos, toalhas de mesa ,  porta-copos e coisinhas decorativas.

Créditos:Aqui

Elis S A C

3 Comentários

ZULMIRA ROMARIZ Publicado em20:44 - 17 de fevereiro de 2015

Neste blogue encontro sempre coisas interessantes, gostei da ideia,
beijo

Unknown Publicado em22:28 - 26 de outubro de 2015

Boa noite gostaria de saber se é possível fazer esse mesmo procedimento com o jeans e mais informações sobre qual contact devemos utilizar

Unknown Publicado em22:30 - 26 de outubro de 2015

Boa noite gostaria de saber se é possível fazer esse mesmo procedimento com o jeans e mais informações sobre qual contact devemos utilizar

Deixe uma resposta