Drapeado Egipício: Almofada com drapeado

Drapeado Egipício: Almofada com drapeado

A Técnica do drapeado egípcio leva esse nome porque é semelhante a técnica utilizada pelos antigos egípcios no processo de mumificação. O trabalho era totalmente artesanal e tiras de tecido eram costuradas manualmente, com ricos detalhes à altura do status e da grandeza do morto.

Nesse modelo de capa de almofada utilizei essa técnica, costurando tiras de tecido cortados no fio reto.

Se você pretende aplicar essa técnica em roupas faça um estrutura por baixo de tecido para aplicar as tiras e, o mais importante, corte as tiras em viés.

Agora bóra lá!!!!

1) O tecido que utilizei tinha apenas 1,20m de largura, por isso, para economizar tecido, cortei os retângulos na vertical e não na horizontal. 

Fiz tiras de 8cm de altura porque queria drapeados de 3cm (ela será dobrada ao meio, por isso 3+3=6 mais  1cm de margem de costura de cada lado).

Faça na largura da almofada. Essa da foto fiz com 60cm X 60cm.

2) Com a tira cortada dobre-a ao meio do lado direito e passe com o ferro para marcar.

NÃO PULE ESSA FASE!!

A costura bem feita depende fundamentalmente em passar o tecido em todas as etapas.


3) Essa é a frente da almofada, as tiras deverão ser aplicadas uma a uma.

4) Costure as tiras começando pela de baixo, as tiras de cima cobrirão a costura, dando o acabamento. Na inferior, deixe uma margem para costurar as costas da almofada sem prender a tira.

5) Se você tiver uma máquina de overlock, feche a tira antes de aplicá-la no quadrado para dar acabamento. Como não tenho essa máquina, primeiro fiz uma costura reta a 1cm e depois passei o ponto zigue-zague para arrematar.

6) Siga em frente aplicando uma tira sobre a outra, como nas fotos.




7) Ao terminar a aplicação (paciência, você consegue! rsrs), feche a capa costurando a parte de trás, com zíper. Na primeira tira, por ser usado um tecido grosso, pode acontecer dela empinar, como na foto.

Apenas nessa primeira tira, faça um alinhavo, tipo um ponto invisível, para segurar o tecido. nas outras tiras não precisa fazer isso.

PRONTO!!!!

Olha uma idéia de aplicação do drapeado em degradé.

Créditos:tramas e Pinturas

Em roupas: Drapeado egípcio:

Resultado de imagem

Drapeado:
Drapeados jaglady:




Elis S A C

1 comentário até agora

Dillys Publicado em01:23 - 24 de agosto de 2016

Hola buenas noches. En verdad los felicito de corazón por crear esta página tan educativa y tan llena de cosas bellas. Es que no me canso de verlas y trato de seguir sus consejos. Me encanta. Estos drapeados son hermosísimos. He tomado ideas. Me gustó mucho la almohada con el drapeado egipcio. Es una maravilla. Muchas gracias y espero con emoción sus páginas cada día.

Deixe uma resposta