E agora? Que agulha usar?

E agora? Que agulha usar?

Se animou toda, escolheu tecidos e molde, cortou, aplicou a entretela. Ufa, finalmente é hora de ir à máquina unir as partes e dar vida ao seu projeto.

Costureira iniciante, bate logo uma dúvida: que agulha usar na máquina? Qualquer uma serve?

Muita calma nessa hora… o uso das ferramentas adequadas pode garantir um bom acabamento à sua peça, e você, caprichosa que só, quer uma peça perfeita, certo?

Muitas vezes nos deparamos com dificuldade em costurar alguma peça, achamos que a máquina está desregulada, não conseguimos costurar  uma camada mais espessa de tecidos. Acredite, pode ser apenas a agulha inadequada.

Quer saber que agulha usar? Vem comigo…

As agulhas de máquinas são numeradas de acordo com a sua espessura. No Brasil é mais comum se utilizar anumeração americana: 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18. se você olhar na parte superior da agulha, vai encontrar dois números: por exemplo: 90/14. O primeiro número, como aprendi com uma leitora do Blog, Gorete, diz respeito ao sistema métrico utilizado para máquinas industriais (e para algumas máquinas domésticas). Mede-se a espessura da agulha e multiplica-se por 100. Por exemplo: se a agulha tem 0,9 mm, multiplicado por 100, encontramos o número 90. O segundo número corresponde ao sistema métrico da Singer (eles são equivalentes)  as agulhas vêm com os dois números. A equivalência é: 70 = 10; 75 = 11; 80 = 12; 85 = 13, 90 = 14 etc. (OBRIGADA GORETE!)

Para escolher a agulha correta, analise o tecido do seu projeto quanto à espessura e à resistência que ele oferecerá à agulha da máquina.

  • Para tecidos mais delicados, prefira agulhas mais finas. Normalmente 10 ou 11 se adequam bem à maioria dos tecidos delicados.
  • Para tecidos de algodão, por exemplo, eu costumo usar a 12. Porém, quando vou costurar mais de uma camada de tecido, às vezes com um “sanduíche” de manta acrílica, uso a 14 ou a 16.
  • Jeans ou Brim já exigem agulhas mais grossas como a 16 ou a 18 ou 21.

Além das agulhas comuns, há ainda alguns tipos especiais:

  • Para costurar malha é preciso utilizar uma agulha específica, com ponta de ouro, para não danificar o tecido;
  • Para costurar couro, há também agulhas específicas, bem afiadas, algumas inclusive revestidas de titânio. as agulhas comuns quebram-se com facilidade, devido à resistência oferecida pelo couro.
  • Há agulhas para costura dupla. Trata-se, na verdade, de duas agulhas com uma haste comum que se encaixa na máquina (no manual da sua máquina certamente há uma instrução sobre como utilizar).

Como não tem coisa mais chata que faltar agulha de máquina no meio de um projeto (sim, por mais cuidadosa que você seja, eventualmente elas quebram, ou perdem o fio), o ideal é ter pelo menos umas 3 agulhas das numerações que você mais usa, e, caso não costure tecidos mais grossos, tenha pelo menus umas duas agulhas de número 16, pois, se algum projeto exigir a costura de várias camadas de tecido, você já terá a agulha adequada.

Pode parecer meio chato ter que trocar agulha, enfiar a máquina novamente, mas, os detalhes fazem toda a diferença e, mesmo parando para trocar essa pequena pecinha, seu trabalho fluirá melhor e com mais qualidade.Normalmente, os tamanhos das agulhas são classificados como Europeu e Americano e vêm escritos na haste da agulha (ex.: 90/14, conforme tabela abaixo é indicada para tecidos pesados como o veludo cotelê)

partes-da-agulha-de-costura tamanho-da-agulha-de-costura-para-cada-tipo-de-tecido

A tabela abaixo mostra exatamente o tamanho ideal de agulha para cada tipo de tecido:

EURPOEU AMERICANO TIPO DE TECIDO EXEMPLO
60 8 Leve Seda fina
65 9 Leve Renda
70 10 Leve / médio Crepe fino
75 11 Médio Cambraia
80 12 Médio / pesado Algodão
90 14 Pesado Veludo-cotelê
100 16/18 Pesado / Muito pesado Brim grosso / Jeans
120 19 Muito pesado Lona

Seguindo esta tabela, não tem erro

A característica principal de qualquer máquina de costura é a agulha, ou várias delas. Muitos tipos de agulhas (sistemas) foram desenvolvidos ao longo do tempo para assegurar que cada máquina de costura que a use, tenha a melhor performance.

Os sistemas de agulhas podem ser adotados por diversas razões, como o uso de tecidos específicos, novo maquinário de costura ou até mesmo, aumento da velocidade da máquina.

Cada sistema de agulha (tipo de agulha) possui tipicamente de 6 a 8 tamanhos disponíveis. Nos sistemas mais utilizados, podem haver até 15 tamanhos, com cada um desses sistemas e tamanhos, disponíveis também em diferentes tipos de pontas.

O guia a seguir foi feito para te ajudar a entender e obter o melhor sobre agulhas de máquinas de costura.


As funções básicas de uma agulha 

  1. Criar uma passagem para a linha no material a ser costurado.
  2. Levar a linha através do material e formar um laço que pode ser preso por uma lançadeira ou looper.
  3. Para passar a linha de cima através do laço formado pelo looper em máquinas que não sejam de ponto fixo. 

Partes da Agulha: características físicas 

Needle Parts

Uma agulha tem várias partes que executam funções diferentes durante o ato da costura como:

  • Base do cabo
    É a extremidade superior que facilita a inserção na barra de agulha
  • Cabo
    É a parte mais grossa da agulha que se prende à braçadeira ou ao parafuso. Ela suporta a agulha e prorciona maior resistência de forma geral.
  • Junção cônica
    É a seção intermediária entre o cabo e e a haste
  • Haste (ou Tronco)
    Parte da gulha que vai do cabo até o olho. Esta parte está sujeita a muita fricção e um consequente aquecimento quando passa através do material costurado.
  • Canaleta(s)
    Presente em um lado da haste, proporciona um perfeito direcionamento da linha de cima na formação da laçada e um canal de proteção para esta mesma linha durante a penetração no material costurado.
  • Ranhura curta
    Oposta a canaleta longa, auxilia na formação da laçada da linha da agulha
  • Olho
    O olho da agulha está na parte inferior da haste. A linha de cima passa através dele e é levada para parte inferior do material.
  • Cava
    É um corte preciso na haste da agulha, logo acima do olho, para permitir a passagem da lançadeira ou looper entre a linha e a agulha na formação da laçada.
  • Ponta
    A ponta da agulha tem o formato adequado para conduzir a linha no material que está sendo costurado de acordo com o seu tipo e efeito desejado.
  • Extremidade da ponta
    É a extremidade total da agulha, determinado de acordo com as definições de performance necessárias.
  • Outros
    A maioria das agulhas são fabricadas usando essas características, mas existem várias exceções. Algumas delas foram desenvolvidas para superar problemas de costura específicas ou simplesmente projetadas para atender os requisitos da máquina.

Identificação da agulha 

Uma agulha de máquina de costura é identificada com três parametros, que são:

  • Sistema
  • Ponta
  • Tamanho


Sistema

O sistema de agulhas define as dimensões da agulha a ser usada na máquina. Dependendo da máquina e de tipo de ponto, a agulha é desenvolvida com variações de comprimento da haste, finura do cabo, tipo do olho, etc… É aconselhável verificar junto ao fabricante, qual a agulha adequada para sua máquina.


Ponta

A ponta da agulha é classificada em geral, em dois tipos:

  1. Ponta redonda
  2. Ponta lança

Agulhas de Ponta Redonda 

Acredita-se que existam cerca de vinte diferentes pontas redondas disponíveis, sendo que destes, seis são de maior uso comum.


Agulhas de Ponta Redonda – Aplicações:

  • Conjunto de Ponta Fina também conhecido como Ponta Aguda (SPI)
    Esta ponta é usada para tecidos densos, uma vez que causa menos danos, ajuda a definir um ponto reto e minimiza o franzimento de costura.
    Muito usado para costura de microfibra e tecidos de alta densidade, materiais revestidos, pesponto de colarinhos e punhos de camisa.
  • Ponta comum também conhecida como Ponta Redonda Normal
    Essa ponta é usada em tecidos normais com costura padrão, pois desloca o fio para o lado.
  • Ponta Bola Fina (SES)
    Essa ponta é usada na costura de tecidos de malha leve e fina. É usado também para denim fino e leve, tecidos de alta densidade para evitar danos ao material.
  • Ponta Bola Média (SUK)
    Este ponta é usado para costurar tecidos de malha média. É usado para o denim médio a grosso, que irá sofrer processo de lavagem com pedras e jato de areia.
  • Ponta Bola Grossa (SKF)
    Essa ponta é usada para costurar malha grossa e tecidos grossos com elasticidade (não danifica o fio elástico).
  • Ponta Bola Especial (SKL)
    Utilizado para costurar materiais elásticos médios a grossos e malhas muito grossas.

Needle point types


Agulhas Ponta Lança

Agulhas de Ponta Lança tem pontas afiadas como lâminas. Essas pontas estão disponíveis em uma grande variedade de cortes transversais, tais como arredondada, triangular e quadrada. Elas podem ser usadas ​​em materiais pesados, que não sejam tecidos. Elas perfuram o material mais facilmente do que os tipos de pontas redondas gerando assim menos calor na agulha. Há um grande número de pontas dos quais cerca de 11 estão em uso regular atualmente.


Visão Geral das Pontas Lanças

Cutting Points Overview

Pontas cortantes retas                                                                              Pontas cortantes arredondadas

Cutting points spear

Cutting point wedges

Needle size thicknessTamanhos de Agulha/Finuras

Os tamanhos de agulha são geralmente representados de duas formas (embora existem várias). Uma delas é através do Número Métrico (Nm) que representa o diâmetro da haste da agulha em centésimos de milímetro medidos logo acima da cava, mas não em qualquer parte reforçada da haste. Por exemplo, uma agulha de Nm 110 mede 1.1 milímetro de diâmetro, enquanto uma agulha Nm 50 tem meio milímetro de diâmetro.

A finura da haste na figura à direita é de 1.1 mm de largura, e corresponde ao Nm 110.

O outro padrão de tamanho de agulha é o sistema de numeração Singer, também conhecido como sistema americano, que usa um número representando seu tamanho.

Veja na tabela abaixo as comparações entre Nm e Singer e também outras referências de tamanho.

Comparação de Tamanho de Agulhas


Determinando a Agulha certa para a linha

Veja uma maneira rápida de determinar se a linha e a agulha da máquina de costura são compatíveis:

  1. Use meio metro de linha a ser utilizado na máquina de costura, e passe no furo da agulha que deve estar solta.
  2. Segure a linha verticalmente, com a agulha na parte de cima.
  • Se a agulha for muito grande, ela vai cair para a parte inferior da linha.
  • Se a agulha for muito pequena, ela vai ficar presa no topo da linha
  • Se a agulha estiver no tamanho certo, ela vai descer vagarosamente em espiral para o meio da linha

De qualquer forma, uma agulha maior do que o normal deve ser utilizada para penetrar em tecidos mais grossos, ou passar o ponto por cima de materiais volumosos.

Problemas Comuns e Soluções

Agulhas de máquina de costura podem quebrar e os motivos mais frequentes de quebra estão listados abaixo, junto às possíveis soluções:

Motivo Solução
Uso de agulha de baixa qualidade Usar agulhas de boa qualidade
Puxar o tecido enquanto costura Isso coloca pressão sobre a agulha e a deixa fora do lugar; assim, deve-se tomar cuidado para garantir que o tecido não seja puxado
A agulha não trabalha corretamente Verifique o manual do equipamento e tenha certeza que a agulha está corretamente instalada
A agulha é muito delicada para o tecido Use agulhas de maior numeração para costurar tecidos mais pesados, como denim
O calcador está solto Isso faz com que a agulha entorte sobre o calcador, por isso deve haver um parafuso que você deve ajustar

Verificando a Agulha

Instalando uma nova agulha

  • Sempre certifique-se de que a agulha é apropriada para a máquina de costura
  • Tenha certeza de que o tamanho/olho é adequado ao tamanho da linha a ser utilizada
  • Tenha certeza de que a agulha está totalmente inserida
  • Certifique-se de que o ângulo da agulha está correto
  • Após inserir a agulha na máquina de costura, gire o volante da máquina manualmente para certificar-se de que a agulha não estará em contato com todas as partes

Verificando uma Agulha já instalada

  • A Agulha está instalada corretamente?
  • A Agulha está em contato com alguma parte da máquina?
  • A Agulha está torta?
  • O olho contém ranhuras ou está bloqueado com fibras fundidas?
  • A ponta está danificada?
  • Se estiver em dúvida, troque a agulha!
  • Fonte: Coats
Elis S A C

Deixe uma resposta