Faça uma bolsa com camisetas

Faça uma bolsa com camisetas

Materiais :
Três camisetas
Tesoura
Ferro de passar roupa
Máquina de costura
Linhas
Um pedaço (de acordo com o tamanho da sua bolsa) de tecido de chita (ou qualquer outro tecido barato)

Como fazer

1. Escolha três camisetas que você não usa mais (eu prefiro camisetas de algodão). Lave e passe as três.

Uma camiseta servirá para o exterior da bolsa, a segunda para o forro e a terceira para as alças. Escolha que camiseta servirá para o que, de acordo com a sua preferência. Nessa foto, foi utilizada a camiseta do Mickey para o exterior, a listrada para o forro e uma branca para as alças.

Corte quatro retângulos do mesmo tamanho, 2 para a parte externa da bolsa e 2 para o forro. Essa será a forma da sua bolsa, tente aproveitar ao máximo suas camisetas. Esses retângulos da foto tem 30 x 38 cm, mas isso varia de acordo com o tamanho da sua peça.

Você também precisará de 2 retângulos de chita ou qualquer outro tecido similar para dar força e forma à sua bolsa, que você vai costurar junto aos retângulos da sua camiseta. Calma, eu vou explicar melhor ali na frente…

Se você tiver tecido sobrando, você também pode fazer um bolso, mas isso é um detalhe. Esse tecido laranja de 28 x 21 cm será o bolso interno – quero um compartimento pra guardar minhas chaves e meu celular.

2. Uma vez que você cortar essa tira gigantesca, você vai dividi-la até ter 8 tiras iguais. Para ficar mais fácil, vá dobrando ao meio para que fiquem exatamente iguais. No final, você terá 8 tiras. Separe em dois grupos para fazer as 2 alças. Pegue 4 pedaços e faça uma trança com essas tiras, deixa bem apertada e firme. Faça o mesmo com as outras 4 tiras e depois se certifique que as tranças tem o mesmo tamanho. Quando as duas estiverem do mesmo tamanho e tudo certinho, costure as pontas para sua trança não desmanchar.

3. Esse passo é apenas se você quiser incluir um bolso. Dobre as bordas do tecido e costure (na mão mesmo, ou na máquina de costura, para evitar que o tecido se desgaste ou desfie). Crie uma bainha.

4. Agora, costure a chita à sua camiseta. Lembre-se: costure a chita do lado da camiseta que não vai aparecer. A chita deve ficarentre o forro e o externo. Faça um “ sanduíche”.

5. Marque a distância que você quer entre as alças e faça os dois lados iguais. Coloque as alças.

6. Agoraé a hora de juntar a parte de fora e o forro da bolsa. Quando terminar de costurar, passe o ferro sobre as alças para fixá-las bem.

7. Repita o mesmo processo do outro lado e costure as duas partes pelo fundo e laterais. PRONTO

Sra. Mattos

Elis S A C

Deixe uma resposta