✂Guia para iniciantes sobre os diferentes tipos de tecidos e como lavá-los✂ #dia11 #dicainiciantes

✂Guia para iniciantes sobre os diferentes tipos de tecidos e como lavá-los✂ #dia11 #dicainiciantes

Usamos diferentes tipos de tecidos todos os dias, mas é provável que não saibamos o que são ou mesmo como cuidar deles. Bons tecidos não valem nada se não forem limpos ou mantidos adequadamente, e cuidados inadequados podem ser um desperdício de dinheiro.  

Afinal, as roupas são e devem ser tratadas como um investimento. O cuidado adequado com as diferentes roupas do seu guarda-roupa pode ajudar a mantê-las com o melhor visual possível e prolongar o uso. Aqui estão os diferentes tipos de tecidos e como cuidar deles:

Algodão

A maioria dos tecidos de algodão é pré-encolhida, o que os torna altamente duráveis. Roupas de algodão podem ser lavadas na máquina com qualquer detergente. Como em qualquer tecido, reserve alvejante para os brancos. Se for necessário alvejante para roupas coloridas, use alvejante com segurança de cores o máximo possível.

(O jeans, o tecido que você encontra em jaquetas e jeans, também se enquadra nessa categoria – o algodão é tecido em jeans usando uma sarja.)

Lave na máquina com água fria ou morna com detergente para todos os fins e seque com sombra na linha para evitar o amarelecimento. Para algodão branco, lave com água sanitária em um local com água quente.

Sintéticos (Poliéster, Nylon, Elastano, etc.)

Os tecidos sintéticos não apresentam risco de encolhimento, diferentemente dos tecidos mais delicados, e são resistentes a manchas à base de água. No entanto, o atrito os torna propícios à eletricidade estática.

Poliéster, considerada a “fibra maravilha” do 20 º século, faz para duráveis vestuário, de fácil lavagem que vêm em uma ampla variedade de cores. A maioria dos tecidos de poliéster pode ser lavada na máquina com água morna, mas não deixe de passar em fogo baixo para impedir que as fibras derretam.  

Outro sintético amplamente utilizado hoje em dia é o spandex, uma fibra elástica usada em muitos artigos esportivos devido à sua flexibilidade e resistência ao desgaste devido ao atrito. Evite alvejante e água quente ao lavar tecidos de elastano.

Rayon

Rayon é um tecido feito de polpa de madeira e tratado com produtos químicos, o que o torna um tecido semi-sintético.

Enquanto fresco e confortável, o rayon tem a desvantagem de perder a nitidez, além de sangrar e / ou encolher quando lavado.

Considere lavar as mãos em água fria com detergente neutro se a lavagem a seco não for uma opção. Ar seco e ferro quando ligeiramente úmido.

Linho

Este é um exemplo de tecido natural, desta vez feito de linho. O linho é um tecido surpreendentemente leve e arejado que o mantém fresco no clima quente e, como o algodão, é lavável na máquina.

Limpe as roupas de cama em água morna com água sanitária sem cloro e pendure para secar. Usar a configuração de calor médio no secador também é uma boa opção para secar esse tecido.

Caxemira

A caxemira produz alguns dos suéteres e cachecóis mais confortáveis, pois esse tecido é feito de uma fibra natural tecida a partir de pêlos de cabra.

Caxemira limpa a seco, tanto quanto possível. Se isso não for uma opção, considere lavar as mãos com xampu para bebê. Passar ou secar à máquina pode arruinar a caxemira, e a torção pode afrouxar o tecido.

Nunca pendure cachecóis ou suéteres de caxemira. Em vez disso, dobre-os para garantir que eles mantenham sua forma.

Seda

A seda parece requintada, mas é bastante delicada e difícil de limpar. Essa fibra natural está entre um dos mais antigos materiais têxteis e de vestuário do mundo, e é, por si só, lavável.

No entanto, a seda é difícil de limpar devido aos muitos tecidos que podem apertar ou enrugar quando lavados. Ao lavar a seda, siga as etiquetas do vestuário. Lavar a seco o máximo possível. Se a lavagem das mãos for uma opção disponível, use produtos formulados especialmente para tecidos delicados.

Para secar roupas de seda, enrole-as em uma toalha para pressionar a umidade e pendure para secar. Pressione com um ferro quente.

A lã natural é tecida a partir de pêlos de animais, que é um ótimo isolante natural e é muito fácil de tingir em várias cores diferentes.

Os tecidos de lã podem ser um cruzamento entre tweeds ásperos e  lã, e às vezes os dois tecidos são incorporados em determinadas roupas. As malhas de lã precisam ser lavadas a seco, mas podem ser laváveis ​​à mão em água fria, dependendo do rótulo.

Roupas feitas de lã forrada ficam melhores quando lavadas a seco uma vez por mês. Certifique-se de remover a superfície do solo com um pano úmido e atualize-o pendurando em um cabide acolchoado.


sobre tipos de tecidos e  sua utilidade.

Elis S A C

Deixe uma resposta