Jogo Americano de feltro ♥

  • por

MATERIAIS NECESSÁRIOS (para cada individual):

 Molde Maçã

 Feltro verde-claro: 40*30 cm + 5*3 cm

Feltro verde-escuro: 15*15 cm

Feltro vermelho: 8,5*7 cm

Fita de cetim vermelha: 45 cm

Agulha + Linhas (vermelho, verde-claro e verde-escuro)

Alfinetes

 Régua e esquadro

 Riscador

Tesoura

Cola universal

Máquina de costura [*]

Tapete de corte [*]

Régua de patchwork [*]

Cortador rotativo [*]

Os utensílios assinalados com [*] são opcionais. O trabalho pode ser feito exclusivamente com o auxílio dos materiais indicados antes destes.

1) Começamos por imprimir o Molde MaçãResultado de imagem para molde maça. Este molde está preparado para imprimir à escala natural bastando, para isso, fazer a impressão em formato A4.

Veja o post completo: 

3) Com um pouco de cola universal, apenas o suficiente para manter as peças no sítio, aplicamos a maçã e respectiva folha no local pretendido do rectângulo verde-escuro, tendo em conta que este deverá estar na vertical (conforme a imagem seguinte).

4) Com a peça de feltro maior posicionada na horizontal vamos, com o auxílio da régua e do esquadro, marcar a posição do bolso. Para tal, marcamos no canto inferior direito os limites do respectivo bolso, com a distância de 1cm das margens:

10 cm paralelos à margem inferior

15 cm paralelos à margem lateral direita.

5) Voltando ao bolso que começamos a preparar no ponto 3) é necessário, neste momento, costurar as aplicações. Para um trabalho mais rápido, podemos fazê-lo à máquina, selecionando o ponto corrido e utilizando linhas da mesma cor das peças a aplicar. Não há, no entanto, qualquer impedimento em realizar este procedimento de forma manual.

6) Com o bolso concluído vamos, de seguida, fazer a sua aplicação no individual. Para tal utilizaremos os pontos-guia que marcámos no passo 4) e, com o auxílio de alfinetes, fixamo-lo de forma a que não se desloque.

À semelhança do ponto anterior, também este pode ser feito à máquina ou manualmente, devendo utilizar-se, em qualquer dos casos, uma linha contrastante (verde-claro).

7) Com o trabalho do lado do avesso, vamos achar o meio da lateral onde se encontra aplicado o bolso, isto é, lateral direita – do direito | lateral esquerda – do avesso.

Dobramos a fita vermelha de forma a que a divisão defina 2/3 para um lado e 1/3 para o outro, ou seja, 30 + 15 cm. Fixamo-la ao avesso do trabalho, no ponto encontrado anteriormente, com a parte de menor comprimento colocada para cima (ver imagem).

8) Por fim, pespontamos todo o individual, a cerca de 0,5 cm do limite. Deveremos ter atenção e certificarmo-nos de que a fita ficou devidamente fixa no local pretendido.

Inês Jerónimo

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.