Modelagem da saia cigana

Modelagem da saia cigana

saia cigana é uma saia rodada que é feita com várias camadas de tecido ligeiramente franzido. É um modelo de saia muito usado nas saias das meninas, mas há muitas mamãs que também gosta deste modelo, por ser um modelo leve e descontraído. Este é o tipo de saia que pode perfeitamente ser uma saia longa, porque é uma saia rodada.

Este modelo de saia é muito simples de confeccionar e também muito pratica para usar no dia à dia, por ser rodada torna-se uma saia leve mas se optar por um tecido mais pesado também é uma modelito para usar nos dias mais frios.
Materiais necessários para executar a saia Cigana
Tecido
Elástico para o cós
Fita para as junções das camadas da saia

Para fazer a saia cigana vamos precisar de vários retângulos para fazer as diferentes camadas da saia. Como molde vou usar as medidas para uma menina no tamanho 2-3 anos, mas para o caso de querer fazer num tamanho maior pode se seguir pelas instruções da saia longa que se trata de uma saia franzida. Ou seja, mede o contorno da cintura e para que a saia fique franzida precisa de pelo menos o dobro da largura da cintura em tecido.
Cortar e coser a saia Cigana

Em primeiro lugar vamos cortar os retângulos de três tamanhos diferentes, pode optar por usar tecidos diferentes também, é uma questão de gosto pessoal.
Retângulo – 93 cm x 14cm
Retângulo – 113 cm x11 cm
Retângulo – 133 cm x 12 cm


Se achar que a saia fica curta basta acrescentar mais uma ou duas camadas, ou seja mais uma ou duas tiras, ou aumentar a largura dos retângulos.

Depois dos retângulos cortados o primeiro passo é fazer ponto zig zag em volta de todos. E coser formando um círculo em todas as tiras e abrir a costura com o ferro de engomar. Na tira mais estreita de um dos lados dobramos 1 cm para dentro e depois outra volta de 2 cm prega-se com alfinetes e cose-se com a máquina de costura deixando uma abertura na zona da costura para poder colocar o elástico.

O passo seguinte é coser com ponto largo duas filas paralelas, para fazer o franzido. Este ponto tem de ser corrido e convém ser com uma linha resistente para poder puxar sem partir, porque se a linha parte tem de fazer tudo de novo. Para fazer o franzido puxe as duas linhas de forma a que o franzido fique homogéneo ao longo de toda a tira e à mesma medida da parte inferior da tira de cima. Assim junta-as direito com direito prega com alfinetes e alinhava. Atenção a costura convém ficar certa com a costura da tira de cima e assim sucessivamente. Para pregar a camada seguinte procede da mesma forma.
Fazer a bainha da saia Cigana

Na ultima camada faz uma bainha virando para o avesso 1cm e depois novamente mais 1 cm, pregue com alfinetes e vinque com o ferro depois pode alinhavar com um ponto largo e fazer a bainha à máquina ou à mão, a opção é sua. A saia cigana está quase pronta faltam apenas os acabamentos. Coloque uma fita em cima das junções das várias camadas alinhave e depois cosa à máquina. Falta colocar o elástico, para isso é preciso medir a cintura e cortar só 1 ou 2 cm a menos e passar pela abertura no final coser uma ponta à outra do elástico e fechar a abertura. Resta passar a ferro e usar, oferecer, etc.

Este modelo de saia é muito simples de fazer e muito versátil de usar. Pode usar curta ou comprida depende do gosto pessoal, a saia cigana é o tipo de saia que as meninas gostam muito, porque podem brincar livremente por ser uma saia rodada. Por vezes as meninas gostam de vestir igual à mamã e este modelo fica muito bem às duas faixas etárias dependendo do tipo de corpo da mãe, claro. Bom trabalho]Fonte: Costurar.net

Elis S A C

Deixe uma resposta