✂Molde gratuito de régua círculo em centímetros (circle skirt); Aprenda passo a passo como usar a régua e faça a sua saia godê.Com essa régua não precisa fazer cálculo 😁✂

✂Molde gratuito de régua círculo em centímetros (circle skirt); Aprenda passo a passo como usar a régua e faça a sua saia godê.Com essa régua não precisa fazer cálculo 😁✂

Oi gente😁!

Hoje aprenderemos a usar a régua círculo.  Resolvi facilitar a vida de vocês, rs.

Existem muito tutoriais que ensinam, mas muitos não compreendem a explicação, pois não estão em uma aula presencial, mas acreditem, mesmo nas aulas com professores , as vezes fica difícil todos compreenderem.

Vocês vão ver que é fácil fazer uma saia godê total. Depois de aprender a usar a régua.

 nos próximos posts, veremos como fazer o godê sem a  régua.

Lembrando que a saia godê precisa ficar no cabide  pelo menos 12 horas (Dizem que uma ou duas semanas é melhor) antes de fazer barra, para que ela não fique cheia de bicos, só depois desse tempo faça a barra, ok?

  

Baixe a régua em centímetros abaixo:

PARA BAIXAR CLIQUE EM DOWNLOAD

Para quem quiser em polegadas, pega nesse link: 

PARA BAIXAR CLIQUE EM DOWNLOAD

Como  cortar no tecido não mostra detalhes, vou mostrar cortando no papel , ok?

Primeiro,  tome as medidas do usuário pretendido. Meça a circunferência da cintura e do comprimento 

Anote.

Depois dobre o tecido 2x

 

Coloque o molde  no canto superior esquerdo do tecido para que cada lado cortado do molde o corresponda com um lado dobrado.Na parte que não abre, ou seja  as duas dobras de tecido, é nesse local que colocará a régua

 

Olhe para a régua e ali já tem vários tamanhos de cintura em cm.Escolha o tamanho da cintura .Exemplo: A cintura da minha filha é 50 cm.Escolhi 50 cm, sem dividir , sem diminuir.

 Agora precisamos calcular o comprimento do tecido . Usando as duas laterais da saia marque o comprimento desejado, vá marcando várias marcações igual mostra a foto.Leve a medida do comprimento da saia,  adicione 2 cm para o limite de costura e 1 cm para a tolerância das bainhas. 

Se você deseja cortar uma saia de duas camadas , repita estes passos com o tecido que vai no topo, mas com um comprimento de cerca de 6 cm menor  ou maior (se ela for muito curta) do que a camada inferior

 Agora vamos ver no tecido?

Após cortar o tamanho da sua cintura prenda com alfinetes



Marque o comprimento  a partir da linha cortada da cintura

Marque as duas laterais  e depois vai marcando a mesma medida por toda a saia. Eu costuma espetar a fita métrica no sabonete e ir riscando  r alfinetando, porque em tecidos coloridos é difícil ver marcação, como abaixo:

Marque o comprimento a partir da linha da cintura, porque senão  a saia fica curta

Agora tire os alfinetes

Ficará assim,  aberta.

E agora, deixarei ela no manequim para descansar,para que  ela possa dar aquele caimento legal,  e a roda fique certinha, sem “embicar” para depois colocar o cós e fazer barra.

Outro tutorial:

Se quiser ver o tutorial completo dessa saia veja aqui

Créditos : The Little Studio/Cucicucicoo/Agulha de Ouro Ateliê

Elis S A C

Deixe uma resposta