Avançar para o conteúdo
Início » ✂OS PRINCIPAIS TIPOS DE PREGAS PARA CORTINAS✂

✂OS PRINCIPAIS TIPOS DE PREGAS PARA CORTINAS✂

OS PRINCIPAIS TIPOS DE PREGAS PARA CORTINAS

Se na hora de compor um projeto de interiores a cortina é fundamental, na escolha da cortina a prega faz a diferença. A prega nada mais é do que o acabamento da cortina, a forma como o tecido é preso ao trilho ou varão. Dependendo do efeito desejado, essas pregas podem ser de diferentes maneiras. Confira quais os tipos de pregas para cortinas mais comuns no mercado atualmente:

PREGA AMERICANA

É o modelo mais clássico, com detalhes feitos com três pregas agrupadas. Pode ser utilizada em trilho ou varão. Geralmente é usada com forro, o que favorece o caimento, proporcionando um efeito volumoso.

PREGA MACHO

Com este tipo de prega, o volume do tecido se concentra na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. É feito com duas dobras unidas, em sentido oposto, no cós da cortina. Pode ser usada em varão ou trilho. Também é indicada para xales laterais. O efeito final é de uma cortina volumosa, sem utilizar muito tecido.

PREGA FÊMEA

Também é formada por duas dobras, em sentidos opostos, porém o volume dos tecidos cai para trás, proporcionando à cortina um caimento reto. O modelo é mais utilizado nas salas de estilos clássicos devido a seu caimento. Assim como as anteriores, pode ser usada em varão ou trilho.

PREGA WAVE

As dobras ficam intercaladas nos dois sentidos e produzem um efeito maior de ondulação. O volume é evidente na parte superior da cortina e o restante do tecido fica mais liso.

PASSANTE DE TECIDO

São alças feitas com o próprio tecido da cortina e é utilizada apenas com varão, que fica à mostra. Seu uso é essencialmente decorativo, já que não costuma deslizar bem sobre o varão. É bastante usada em cozinhas, lavanderias e lavabos.

ARGOLAS

São outro tipo de acabamento que deixa o varão à mostra. As argolas presas ao varão suspendem o tecido, permitindo uma melhor movimentação e acabamento em franzidos. São bastante usadas em forros e blackouts.

ILHOSES

Assim como as argolas, os ilhoses são usados apenas em varão, deixando-o visível. É um dos sistemas mais utilizados popularmente. Seu acabamento gera um ondulado semelhante à prega Wave, tornando a cortina mais volumosa e, consequentemente, destacando-a.

Ilustrações: http://bit.ly/29mr1wa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *