✂Para iniciantes: Como quiltar de maneira facil e descomplicada & um mini curso gratuito de como fazer um colcha passo a passo em pdf para baixar✂

✂Para iniciantes: Como quiltar de maneira facil e descomplicada & um mini curso gratuito de como fazer um colcha passo a passo em pdf para baixar✂



Vamos iniciar falando um pouco da parte teórica para simplificar



Baixe um mini curso de como fazer uma colcha de quilting passo a passo



Patchwork é uma técnica que consiste na conexão de fragmentos de tecido multicoloridos ou tricotados em uma única banda. Já o quilting é a criação de um produto acolchoado multicamadas com uma superfície decorativa, feita com o uso de diferentes técnicas de costura


O que é quilt?

Quilt é uma peça têxtil que consiste na sobreposição e união permanente de, pelo menos, três camadas:
1) O topo
2) A manta
3) O forro
Esse quilt aqui em cima já é uma peça finalizada.

Atenção:quilt não é quilting.


O que é quilting?
Quilting é um jeito divertido e prático de passar o tempo. Você usa a sua criatividade para criar lindos cobertores, almofadas e decorações para o lar, que serão passados para os seus filhos e netos. Em alguns passos você vai aprender a fazer um quilt básico para exibir sua nova habilidade pros amigos e familiares.
Quilting é definido como a costura que passa pelas três camadas de topo, manta e forro unindo essas três camadas em um único produto final.
Essas três camadas antes de serem transformadas em quilt, são chamadas de “sanduíche”. Acima você pode ver uma foto do famoso sanduíche de quilting!

E só pra ficar bem esclarecido:
quilting = costura que transforma um sanduíche de quilting em um quilt!



Para quem quer iniciar : recicle

1. O bom do quilting é que você pode começar sem gastar

 Podem fazer um quilt com o que já tem em casa: roupas velhas, uma manta que não usa por estar velha pode ser o enchimento,usar régua e tesoura comum.

2. Comece com uma peça pequena e abuse de sua criatividade

3. Se um tecido é mesmo muito feio, usem-no para os pedaços mais pequenos.Os pedaços de tecidos mais bonitos podem ficar maiores.

4. Usem roupa que tenha significado emocional para ser especial e relembrar coisas do arco da velha, hahaha.

5. Quando cansar, pare para descansar

E depois retome, sua criatividade e zelo irá retornar.

6. Só quando pegar gosto mesmo pelo quilting, invista em material, para fazer peças mais lindas e vender ou pra uso próprio .

veja o vídeo

                                           Créditos: Fabiola Cezar Souza

Começando

A coisa mais importante a saber antes de começar é que todas as três camadas não são do mesmo tamanho. Você precisará cortar o apoio e a batedura entre 15 e 30 cm mais largo e mais comprido que o topo da colcha.

Remover todas as rugas e criar uma superfície lisa e plana. você pode costurar a colcha à mão ou em uma máquina de costura, use agulhas longas para manter as camadas unidas.

Encontre uma grande superfície plana onde possa montar a colcha sem interrupção. Se você tiver apenas uma mesa menor que o tamanho da colcha, você pode preferir usar um grande espaço aberto no chão, onde poderá estender cada peça ao tamanho máximo sem se preocupar com as bordas que caem dos lados da mesa. .

Passo 1 Reúna instrumentos básicos de costura. São as ferramentas básicas de toda costura, como alfinetes (muitos alfinetes!), desfazedor de costura, agulha e linha. Se você não tem esses itens, compre-os num armarinho mais conveniente para você.

  • Cortadores rotativos vêm numa variedade de tamanhos, mas os médios são ótimos para começar.

  • Se você usar tesouras comuns, certifique-se de que ela está bem amolada, para não danificar o tecido.
  • Base para corte. A base para corte vem com marcações muito úteis dos moldes frequentemente usados nos quilts e patchworks. Ela é essencial para o funcionamento da lâmina se você usa o cortador rotativo, mas mesmo com a tesoura ela é muito útil para evitar arranhões na mesa e para alinha e cortar o tecido.
  • Use uma régua. Não qualquer régua, mas uma específica para patchwork, larga, longa e transparente, com marcações dos ângulos e centímetros. Com essa régua, fica fácil de cortar várias camadas de tecido e fazer as mesmas marcações em todas elas

  • Escolha a linha. Linha parece algo universal, mas há muitos tipos delas. Não compre uma barata demais ou use uma muito velha, pois elas arrebentam e desfiam durante a costura. Uma linha de algodão de boa qualidade é a melhor opção para um quilt. Se você quer usar a linha para vários projetos, compra uma cor neutra como branco, bege ou cinza.
  • selecione o seu tecido. O passo mais importante é preparar o tecido. Com milhares de opções no mercado, essa tarefa pode ser assustadora. Um quilt básico pode ser feito facilmente com tecidos 100% de algodão, mas misturas de algodão com poliéster também funcionam. Escolha tecidos diferentes para a frente do quilt, para as margens, e também um ou dois tecidos de base para as costas do quilt.Quantas cores você vai incorporar no projeto? E quantas estampas diferentes? Tente misturar bem estampas grandes e pequenas, além de cores da mesma família.
  • Seja criativo com as opções de tecido. Procure panos de mesa vintage e lençóis em brechós, ao invés se restringir as opções do seu armarinho.
  • Seu tecido de base vai ser maior do que o da frente e que o do batting de algodão; então, certifique-se de comprar a quantidade certa para um tamanho maior.
  • Decida se vai costurar na máquina ou à mão, planeje o quilt e não esqueça do seu principal aliado: use ferro de passar.
Elis S A C

Deixe uma resposta