✂Para a moda plus size, prefira tecidos com elasticidade.Descubra algumas vantagens ao usar esse tipo de tecido✂

✂Para a moda plus size, prefira tecidos com elasticidade.Descubra algumas vantagens ao usar esse tipo de tecido✂

Oi gente! estou um pouco ausente devido ao trabalho que está muitoooo! mas em breve estarei mais na ativa. ok? Minha sobrinha vai casar e estou com muitas costuras e ainda cuidando de tudo o que envolve o casamento.Então isso explica a ausência.

Mas vamos lá: 

Recententemente, participei de um curso gratuito sobre estrutura de tecidos e sobre moda plus size e aprendi muitas dicas importantes que gostaria de dividir com vocês.

Algumas perguntinhas feitas no evento:

  • Quem aqui já comprou roupas e por causas de uns milimitros centímetros não serviu?
  • Quem comprou uma roupa e serviu no limite e rasgou?
  • Quem já costurou para alguém plus ou pra si mesmo e a roupa mesmo com as medidas certas não serviram ou não deu um bom caimento?
  • Quem já comprou ou fez uma roupa e embora linda, não era confortável?
  • Quem já comprou uma calça ou saia e mesmo que fosse o tamanho certo ou um número maior, ficaram com as costuras esgarçadas e com aparência de velhas roupas?

A resposta para essas perguntas é uma só.tudo isso teria sido evitado se o tecido tivesse algum tipo de elasticidade.

Tecidos com elasticidade dão melhor caimento nas peças,proporciona maior conforto, afina a silhueta e aumenta a durabilidade delas. e sem falar que ao vestir estica e entra né? E há uma variedade enorme de tecidos.helanca, suplex, spandex,tecidos de Malha e tecidos com Elastano,etc

existem diversos tecidos planos com elasticidade também, tais como  tafétá com elastano, cetim com elastano, etc.

Resultado de imagem para helanca





Esses tecidos são extensíveis, mas mantêm a estabilidade, pois retomam a forma original depois de esticados. Isso é possível graças a um fio elástico sintético (elastano), que é tecido em conjunto com outros fios (de fibras naturais ou sintéticas).

Os tecidos elásticos ou “stretch” podem ter elasticidade longitudinal, transversal ou dupla (bielásticos). Os tecidos com dupla elasticidade são os ideais, pois esticam nas duas direções. Se o tecido tiver elasticidade apenas em uma direção, as partes devem ser cortadas de modo que a elasticidade fique transversal.

Os tecidos com elasticidade podem encolher até 5% com a lavagem e a passagem a ferro. Por isso, convém passar o tecido a ferro antes de cortar e, se possível, sob um pano úmido (fazer o teste em um canto do tecido).

Para costurar, utilizar uma agulha especial para tecidos com elasticidade. Para que as costuras continuem extensíveis, regular a máquina para um ponto zigue-zague estreito (largura do ponto 1⁄2 – 1 mm, comprimento 3 – 4 mm) ou para um ponto elástico especial (consultar as instruções da máquina de costura). Costurar as bainhas com uma agulha dupla, obtendo  duas linhas de pespontos paralelas na face externa e pontos zigue-zague elásticos no avesso. Verificar em todas as costuras se a tensão do fio não é muito forte.

Os tecidos de lã e de seda com elasticidade devem ser lavados a seco. Os tecidos de algodão, linho, viscose, cupro ou sintéticos com elasticidade podem ser lavados em casa, mas sempre com sabão suave. A temperatura da água é regulada pela fibra que é misturada ao elastano. No caso do algodão, a temperatura de lavagem pode chegar aos 60 graus, mas, geralmente, o ideal é dos 30 aos 40 graus.

Passar a ferro com uma temperatura entre baixa e média.

Sobre a Malha

Resultado de imagem para malha tecido

Diferente do Tecido Plano, as malhas são produzidas por laçadas interligadas que resultam em uma estrutura flexível

Dependendo do fio e da estrutura utilizada é determinado o grau de elasticidade da malha.

Tipos de Malha:

Malhas Firmes

– Meia-malha de algodão

– Moletom, plush etc.

Malhas elásticas

– Lycra, cotton-lycra,etc.

Preparação da Malha para o Corte

– A malha antes de ser cortada deve passar pelo processo de descanso, que consiste em deixá-la desenrolada em uma superfície plana durante 24 horas.

Máquinas utilizadas para Malhas:

– Galoneira

– Overlock

– Reta

– Interlock

Para Costurar Malha:

– Agulha de máquina nº 9 ou 11 (ponta bola)

– Fio Nylon ou poliester

Obs:

– Utilize 4 pontos de máquina por centímetro

– Reduza a tensão do fio.

Cálculo da Elasticidade da Malha

A modelagem para malha sofre reduções de acordo com a elasticidade da malha.

1 – Com uma amostra do tecido estique-o para verificar qual o sentido que possui maior elasticidade, em geral é o perpendicular a ourela.

2 – Corte um retângulo com 12cm de comprimento e 5cm de largura, observe que o comprimento vai ser o que tem maior elasticidade.

3 – Coloque ( no retângulo de 12cm cortado) dois alfinetes com distância de 10cm um do outro. Encoste o alfinete da esquerda sobre o ponto zero da régua e estique o máximo possível (puxe onde estar o alfiente da direita). Anote o número onde o alfinete da direita alcançou.

Ex: Quando esticou o alfinete da direita e alcançou 14cm isso quer dizer que a malha tem 40% de elasticidade.

Elasticidade das malhas:

Baixa Elasticidade – Até 12

– Use a tabela de medidas para tecido plano

Média Elasticidade – de 12 a 18

– Use a tabela de medidas para malha de média elasticidade

Alta Elasticidade – acima de 18

– Use a tabela de medidas para malha de alta elasticidade

Elis S A C

Deixe uma resposta