PASSO A PASSO COMO FAZER O MOLDE BLUSA DE PONTA DE MALHA

PASSO A PASSO COMO FAZER O MOLDE BLUSA DE PONTA DE MALHA

Hoje vamos explicar como realizar o Molde Blusa de Ponta de Malha “Sharp and snappy C” apresentada no livro “Pattern Magic Stretch Fabrics”, de Tomoko Nakamichi. Este passo a passo é uma adaptação do livro

Molde Blusa de ponta de malha

Molde Blusa de ponta de malha



Passo 1: Passe a limpo o molde da frente e das costas do molde básico da blusa de malha. Neste exemplo utilizaremos o molde básico fornecido pelo livro, portanto, se utilizar um molde diferente, algumas medidas poderão não bater. Passe a limpo alinhando a linha da cintura da frente e das costas.



Passo 2: Diminua 3 cm do ombro da frente e das costas, partindo do decote.



Passo 3: Rebaixe o decote da frente em 6 cm e una com um curva até o novo ponto do ombro.



Passo 4: Rebaixe o decote das costas em 7 cm e una com uma curva até o novo ponto do ombro.



Passo 5: Marque o comprimento da blusa da frente e das costas a 12 cm da linha do quadril.



Passo 6: No molde das costas, entre 1,5 cm na linha da cintura. Retrace o centro das costas, unindo com o decote e com a bainha. Retrace a parte da bainha, colocando o esquadro sobre a nova linha do centro das costas, formando um ângulo de 90 graus e arredondando a bainha neste ponto.



Passo 7: Aumente 1 cm, tanto nas costas quanto na frente, na lateral da bainha.

Passo 8: Com um esquadro, sobre o molde das costas, faça um ângulo de 90 graus partindo da bainha até a cava, e rebaixe a cava em 1cm. Retrace a cava.Passo 8: Com um esquadro, sobre o molde das costas, faça um ângulo de 90 graus partindo da bainha até a cava, e rebaixe a cava em 1cm. Retrace a cava.

Molde Blusa de ponta de malha

Molde Blusa de ponta de malha

Passo 9: No molde da frente, com uma régua, una o ponto da bainha até o ponto da cava, rebaixando a cava em 1cm. Retrace a cava. Depois, coloque o esquadro sobre a nova linha lateral e faça um ângulo de 90 graus na bainha, curvando-a levemente.

Molde Blusa de ponta de malha



Molde Blusa de ponta de malha



Passo 10: No molde da frente, partindo do Centro da frente sobre a linha da cintura, marque 12cm.

Molde Blusa de ponta de malha

Passo 11: Coloque 5cm para a lateral e marque o meio (2,5cm). A partir deste meio, com um esquadro, esquadre uma linha reta em direção a bainha.

Molde Blusa de ponta de malha

Passo 12: Sobre a cava da frente, partindo da lateral, marque 1cm para dentro.

Passo 13: Una os pontos conforme ilustrado na figura abaixo. Cuide para arredondar levemente sobre o ponto mais próximo do centro da frente, senão a peça formará um “bico”.

Molde Blusa de ponta de malha

Passo 14: Arredonde a parte inferior do novo traçado, colocando o esquadro sobre as linhas e retraçando a bainha. E o nosso traçado está pronto!Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 15: Recorte os moldes e verifique se os moldes da frente estão encaixando. Geralmente, quando encaixamos o molde da frente lateral com a frente central, eles não encaixam na cava. Por isso, você deve fazer este teste e retraçar a cava se for necessário para que os moldes encaixem.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 16: Cole a frente lateral junto com as costas.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 17: Divida o molde em quatro pedaços, da linha da cintura até a bainha. Serão 4 pedaços de 3cm cada um e eles ficam levemente curvos. Faça a divisão partindo da cintura para baixo, pois a última tira próxima das laterais vai ficar com um pouco de medida a menos do restante.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 18: Recorte as tiras partindo da lateral até o centro da frente e das costas. Não separe nestes pontos.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 19: Agora chegou a hora de expandir os moldes e fazer as pontas. Começaremos pelas costas. Cole o molde das costas (parte do corpo até a cintura, sobre um novo papel, deixe uma boa margem na parte inferior pois as pontas ocuparão bastante espaço. Faça uma abertura de 13cm entre cada tira. Divida na metade e faça uma linha reta para traçar o meio de cada abertura. Coloque 6,5cm para fora sobre esta linha, este será o tamanho de cada ponta.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 20: Agora una, desenhando as pontas e retrace o centro das costas para que o traçado fique arredondado. Observe como foi desenhado na figura a seguir.



Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 21: Faça o mesmo com o molde da frente e recorte.


Molde Blusa de ponta de malha (parte 3) Passo 22: Encaixe as laterais e os ombros. Faça piques para auxiliar na costura. Coloque margem de costura (como o molde da frente se curva muito durante a execução desta modelagem, a bainha será deixada à fio).

Por Bruna Pacheco/ SISTEMA AUDACES

Elis S A C

Deixe uma resposta