PASSO A PASSO PARA MONTAR GOLA SOCIAL

PASSO A PASSO PARA MONTAR GOLA SOCIAL

Por Thais BelosoImagem relacionada

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

Você já conhece o passo a passo para montar gola social? Veja abaixo, etapa por etapa.

PASSO 1:

Una a gola (toda a sua lateral e parte superior) utilizando a margem de costura do calcador (0,7cm). Observe que a gola deverá ser costurada do avesso, sendo assim as golas deverão estar direito com direito.

Contorno da gola costurada.

Margem de costura utilizando o calcador como guia.

PASSO 2:

Costure uma barrinha no colarinho, com a dobra voltada para o avesso e seguindo a margem de costura do calcador. Essa etapa deve ser feita em apenas 1 das folhas do colarinho, neste caso no calorinho que ficará na parte interna da peça.

Barrinha realizada na parte inferior da gola e com a vira direcionada para o avesso do tecido.

PASSO 3:

Na terceira etapa do passo a passo para montar gola social, desvire a gola acomodando os seus cantos e deixando a costura bem centralizada. Se necessário utilize um ferro de passar para vincar e acomodar as costuras corretamente. Dica: essa etapa é a que ajudará a dar um bom acabamento e deixará a peça bonita, por tanto se deve ter muito capricho.

Gola desvirada e passada.

PASSO 4:

Pesponte todo o contorno da gola costurada e corte as sobras de linhas, limpando toda a peça. Dica: a largura do pesponto vai depender do modelo e principalmente do tecido utilizado para a gola, quanto mais delicado, menor deve ser a largura do pesponto.

Gola pespontada com a margem de costura de 0,7cm.

PASSO 5:

Marque o meio da gola e do colarinho com um pequeno pique, isso facilitará na hora de posicionar as partes para costurá-las.

Dobre a peça ao meio para encontrar o seu centro e então faço um pequeno pique para marcá-lo.

PASSO 6:

Fixe primeiro o centro do colarinho com a bainha junto ao da gola e depois costure de uma extremidade até a outra. Dica: lembre-se que este é o colarinho que ficará na parte interna da camisa.

Descrição: Pequena costura para unir o centro das peças.

Costura do colarinho interno com a gola.

PASSO 7:

Fixe o outro colarinho no lado oposto da gola, costurando o centro primeiro e depois toda a volta do colarinho, acompanhando a costura do passo anterior.

Descrição: Colarinho sendo montado na máquina Reta.

Colarinho totalmente pregado à gola.

PASSO 8:

Desvire o colarinho e confira se ambos os lados estão iguais. Depois, passe o ferro sobre o colarinho, sempre tendo o cuidado para que ambos os lados estejam esticados, não ficando vincos e nem sobra de tecidos sobre a costura, pois desta forma ambos os lados ficarão iguais.

Descrição: Colarinho desvirado e passado.

PASSO 9:

Na nona e última etapa do passo a passo para montar gola social, marque uma linha guia a lápis ou giz de alfaiate, marcando a dobra da bainha no outro colarinho, isso ajudará no momento de pregar a gola na camisa social.

Descrição: Marca de lápis determinando onde deverá ser dobrado e costurado o colarinho externo da peça.

Prontinho! Seguindo o passo a passo para montar gola social, neste momento ela já está pronta para ser fixada na camisa. Vale lembrar que após fixada na camisa o colarinho deve ser pespontado de acordo com a margem de costura que se deseja. 

Elis S A C

Deixe uma resposta