Como aplicar víes

Como aplicar víes


 
A colocação do viés é basicamente feita em duas costuras, uma do lado avesso e uma do lado direito do tecido.

Primeiro, posicione a fita de viés aberta a aproximadamente 0.5 com da borda, do lado avesso do tecido. Use alfinetes para segurar o viés no lugar, se achar necessário. Passe costura reta na dobra do viés aberto, como mostra a foto acima. Não esqueça de dar alguns pontos de retrocesso no início e no final da costura.


Terminada a costura no lado avesso, vire a peça para o lado direito e dobre o viés de forma a cobrir a lateral e a linha de costura que foi feita na parte de trás.

Passe uma linha de costura reta agora pela frente, bem próxima à borda lateral do viés. Use o centro do pé calcador como guia para a sua costura sair bem reta e não desviar da borda. Vá devagar com o pé leve no pedal, pois esta costura final é que vai segurar o viés no lugar. Faça o retrocesso no final para segurar tudo no lugar. Corte a linha.
 
Se quiser uma forcinha extra com o viés, aqui vai um video com a eli explicando passo-a-passo. Impossível não conseguir agora :).



Espiem só o resultado, na frente e no verso do tecido.
Este viés que usamos é industrializado, mas é possível fazer a sua própria fita de viés em casa, com o tecido que você quiser, cortado a 45 graus. Mas este assunto é mais complexo e vai ficar para um próximo post, ok ? 


Fonte: aqui

Elis S A C

Deixe uma resposta