✂PREPARAÇÃO DE TECIDOS PARA COSTURAS #dicainiciante DIA9 #✂

✂PREPARAÇÃO DE TECIDOS PARA COSTURAS #dicainiciante DIA9 #✂

Antes de iniciarmos o corte do tecido e as marcações do molde, é muito importante fazer duas coisas:

  • Aplicar as técnicas de encolhimento,
  • Endireitar as extremidades do tecido. 

Muitos tecidos antes de serem cortados, devem ser lavados(a maioria deles, principalmente os de algodão).Isso porque muitos deles dão engomados ou prensados. O que faz com que fiquem esticados e  precisam ser tratados para encolhimento,ou seja, voltar ao seu estado normal sem goma, senão corremos o risco de começar a fazer uma peça e ela ficar uns centímetros menores e não servir!

Nem sempre pré-lavo antes de um projeto. Ás vezes não tenho esse tempo. Principalmente quando o cliente traz o tecido e quer a roupa rápido ou no mesmo dia.Nesses casos  eu faço com alguns centímetros mais largos. 

Antes de o tecido secar completamente, passe-o a ferro da mesma maneira que passa roupas prontas: deslizando o ferro sobre o tecido, fazendo uma leve pressão. Ele desamassa melhor se estiver levemente úmido. Use ferro a vapor ou o conjunto de borrifador de água e ferro seco (que é mais eficaz para desamassar). De maneira alguma corte e costure o tecido amassado, pois quando a roupa for passada para usar, vai esticar e ficar distorcida.Dependendo dos tecidos, podemos mandar limpar o tecido a seco, lavar o tecido na máquina, ou até à mão, ou simplesmente passar o tecido a ferro.

Depois observe se ele etá torto e faça o acerto com o uso de uma régua. 

Não é necessário usar sabão.

Não é uma coisa  difícil.Com o tempo se torna automático analisar quais tecidos precisam lavar ou não, refilar antes de usar ou não.Se torna essencial o acerto principalmente quando tem desenhos, listras  ou similar que precisa deixar a peça em harmonia. Então é melhor ter paciência e não pular as etapas do processo.

Veja o vídeo abaixo:

Crédito do Vídeo: Nozes no Brasil

Como testar e pré-encolher tecido


Teste e pré-encolhimento
Vi no site Quartoknows
 a seguinte dica:


Corte um quadrado de 10 cm do tecido e jogue-o na máquina de lavar junto com outras roupas, lave com água quente e seque-o também. Em seguida, meça o quadrado lavado para ver o quanto ele mudou. Algumas malhas encolherão em ambas as direções, outras em apenas uma direção. Isso ajudará você a determinar se você precisa pré-encolher toda o tecido antes de cortar  e a melhor maneira de lavar após terminada.

Você pode decidir pré-encolher o tecido usando as configurações mais quentes, mas trate a roupa acabada de maneira diferente. Convém lavar a peça de roupa acabada em ambientes mais suaves ou até mesmo lavar à mão e secar ao ar. Isso ajuda o tecido a se desgastar melhor e a durar mais

 #dicainiciante #dia9

Elis S A C

Deixe uma resposta