![]() |
Riscando a parte da frente do colete no tecido. |
Eu adoro coletes!
Para mim eles dão uma “graça” a mais a qualquer produção mais simples. E é por isso que ele foi o molde escolhido de hoje!
Antes de pegarmos nossos papéis e partirmos para o molde, temos que observar as novas medidas para este modelo. Diferente dos moldes que vimos até agora, o molde de colete tem, digamos assim, uma relação própria com as medidas; por isso, não podemos nos esquecer desse pequeno detalhe que será fundamental!
Então, vamos às medidas!
Para o molde de colete, vamos precisar das seguintes medidas: medida do busto, medida da cintura, medida do ombro e altura da cava.
Dessa vez, ao invés de pegarmos a medida do busto e cintura e dividirmos por 4, como acontece com os moldes base de blusa que nós vimos até agora, nós iremos somar 6 cm às medidas de busto e cintura, e somente depois disso é que iremos dividir por 4.
Parece confuso, mas não é. Por exemplo: eu tenho 78 de busto. Para transformar essa medida na medida para o molde de colete, eu somo 6cm a 78cm e divido esse resultado por 4. Ou seja,
Busto= 78 + 6 = 84 / 4 = 21 cm (Minha nova medida de busto para o molde de colete)
Agora é só repetir o mesmo processo com a medida de cintura. No meu caso, a minha medida de cintura ficaria assim:
Cintura= 69 + 6 = 75 / 4 = 19 cm (Minha nova medida de cintura para o molde de colete)
E como já vimos aqui, as medidas referentes ao ombro e a altura da cava, são feitas a partir de uma tabela (ombro) e a outra a partir de uma regrinha (1/4 do busto – a metade da descida do ombro). Então agora, é só fazer a mesma coisa utilizando a nova medida de busto. No meu caso, a minha medida de ombro ficou em 12 cm e o valor da descida de ombro ficou em 3,5 (para saber essas medidas é só olhar na tabelinha; falamos dela aqui).A altura da cava ficou em 19,5cm, pois 21 – 1,5 = 19,5 (metade da descida do ombro, neste caso, metade do valor inteiro, 3).
Pronto! Novas medidas tiradas, agora vamos ao molde!
Desta vez, vamos deixar 7 cm de margem no papel (diferente do molde de blusa que deixamos apenas 2 cm). E traçamos o molde base de blusa normalmente.
Não sabe como? Já falamos dele aqui e aqui.
![]() |
A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e o modelo base de blusa. |
Na pence que fica no final do molde, traçamos outra pence de 12 cm para baixo do molde.
Agora basta ligarmos o final do decote até a ponta da linha da cintura (até o início da margem).
Fazemos uma linha reta desse último ponto na linha da cintura até o final da linha da pence. Ao fazer esta marcação, não podemos esquecer de marcar um ponto com 2 cm para fora do molde e riscar essa reta até este ponto.
E para finalizar a frente do molde de colete, ligamos este ponto fora do molde até a linha que determina a cintura.
![]() |
Observe a marcação em vermelho. |
Ufa! Terminamos a parte da frente do molde. Agora vamos ao molde que corresponde às costas!
A única diferença entre o molde base de blusa e o molde de colete está na pence da cintura.
Observem:
![]() |
A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e o modelo base de blusa. |
Basta fazer o molde base de blusa normalmente (já falamos dele aqui) e ao terminá-lo, descer 7 cm da pence que fica na linha da cintura. Não podemos nos esquecer do ponto de 2 cm que fica na parte de fora do molde.
![]() |
O molde já traçado no tecido. |
Pronto! Aí está o nosso molde de colete!
Fonte:myownlandscapedreams