Quer fazer um colete?

Quer fazer um colete?

Riscando a parte da frente do colete no tecido.

Eu adoro coletes!


Para mim eles dão uma “graça” a mais a qualquer produção mais simples.  E é por isso que ele foi o molde escolhido de hoje!


Antes de pegarmos nossos papéis e partirmos para o molde, temos que observar as novas medidas para este modelo.  Diferente dos moldes que vimos até agora, o molde de colete tem, digamos assim, uma relação própria com as medidas; por isso, não podemos nos esquecer desse pequeno detalhe que será fundamental!


Então, vamos às medidas!


Para o molde de colete, vamos precisar das seguintes medidas: medida do busto, medida da cintura, medida do ombro e altura da cava.


Dessa vez, ao invés de pegarmos a medida do busto e cintura e dividirmos por 4, como acontece com os moldes base de blusa que nós vimos até agora, nós iremos somar 6 cm às medidas de busto e cintura, e somente depois disso é que iremos dividir por 4.


Parece confuso, mas não é.  Por exemplo: eu tenho 78 de busto. Para transformar essa medida na medida para o molde de colete, eu somo 6cm a 78cm e divido esse resultado por 4.  Ou seja,


Busto= 78 + 6 = 84 / 4 = 21 cm (Minha nova medida de busto para o molde de colete)


Agora é só repetir o mesmo processo com a medida de cintura.  No meu caso, a minha medida de cintura ficaria assim:


Cintura= 69 + 6 = 75 / 4 = 19 cm (Minha nova medida de cintura para o molde de colete)


E como já vimos aqui, as medidas referentes ao ombro e a altura da cava, são feitas a partir de uma tabela (ombro) e a outra a partir de uma regrinha (1/4 do busto – a metade da descida do ombro).  Então agora, é só fazer a mesma coisa utilizando a nova medida de busto.  No meu caso, a minha medida de ombro ficou em 12 cm e o valor da descida de ombro ficou em 3,5 (para saber essas medidas é só olhar na tabelinha; falamos dela aqui).A altura da cava ficou em 19,5cm, pois 21 – 1,5 = 19,5 (metade da descida do ombro, neste caso, metade do valor inteiro, 3).


Pronto! Novas medidas tiradas, agora vamos ao molde!


Desta vez, vamos deixar 7 cm de margem no papel (diferente do molde de blusa que deixamos apenas 2 cm).  E traçamos o molde base de blusa normalmente.

Não sabe como?  Já falamos dele aqui e aqui.

A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e o modelo base de blusa.

Na pence que fica no final do molde, traçamos outra pence de 12 cm para baixo do molde.


Agora basta ligarmos o final do decote até a ponta da linha da cintura (até o início da margem).


Fazemos uma linha reta desse último ponto na linha da cintura até o final da linha da pence.  Ao fazer esta marcação, não podemos esquecer de marcar um ponto com 2 cm para fora do molde e riscar essa reta até este ponto.


E para finalizar a frente do molde de colete, ligamos este ponto fora do molde até a linha que determina a cintura.

Observe a marcação em vermelho.

Ufa!  Terminamos a parte da frente do molde.  Agora vamos ao molde que corresponde às costas!


A única diferença entre o molde base de blusa e o molde de colete está na pence da cintura.


Observem:

A parte traçada em vermelho, corresponde a diferença entre este molde e  o modelo base de blusa.

Basta fazer o molde base de blusa normalmente (já falamos dele aqui) e ao terminá-lo,  descer 7 cm da pence que fica na linha da cintura. Não podemos nos esquecer do ponto de 2 cm que fica na parte de fora do molde.

O molde já traçado no tecido.

Pronto! Aí está o nosso molde de colete!

Fonte:myownlandscapedreams


Elis S A C

Deixe uma resposta