Roupas pretas desbotadas pelo uso? Roupas que saíram de moda pela cor, mas o modelo é bonito? Técnica tie dye? Manchou uma roupa acidentalmente? Não jogue fora! Renove-as tingindo você mesmo!

Roupas pretas desbotadas pelo uso? Roupas que saíram de moda pela cor, mas o modelo é bonito? Técnica tie dye? Manchou uma roupa acidentalmente? Não jogue fora! Renove-as tingindo você mesmo!

Oi gente

Eu não sei vocês, mas eu sempre tinjo roupas, principalmente pretas para renová-las, ou aquelas roupas meio  fora de moda a cor , mas o modelo não sai de moda sabe?

Eu sempre usei tintas guarani, ou Tupy  desde meus 13 anos, quando surgiu a moda new wave (faz tempo hein?, kkkkk)

Minha filha não viu que ainda tinha uma camisa do meu esposo dentro da máquina e sem querer jogou a roupa que estava de molho no alvejante dentro da máquina e manchou. Pensei em jogar a acamisa fora, mas ai me lembrei que eu tingia roupa antes. Corri no mercado e comprei um tubinho de tinta e um de fixacor. Aqui na minha região vende-se  como Guarani, talvez na sua cidade seja de outra marca, e simplesmente tingi. Olha o resultado:  ficou quase nova, rs

Dá para mudar a roupa de cor também, tem várias cores, vejam:


Sabe aquela calça jeans que você gosta muito, mas já está meio “batida” ou desbotada ?  Ou aquela blusa linda que você comprou na estação passada, mas que agora ficou totalmente fora de moda porque ninguém usa laranja no inverno? Bom, você não precisa se desfazer de boas peças de roupa só porque enjoou delas – e nem gastar uma fortuna com um novo guarda-roupa. Se tingir as roupas antigas, elas vão ganhar ares de peças novas e você ainda vai dar uma renovada no visual! 

Blog 01 01 OK

Existem diferentes técnicas de tingimento e você pode escolher aquela mais conveniente para o seu caso. Seja qual for a técnica escolhida, é bom tomar alguns cuidados: use luvas de borracha e um avental. E não se esqueça de forrar o chão e a área de trabalho com jornal, para evitar acidentes. Tudo pronto? Mãos à obra!

* Para tingir as roupas com água fria, dissolva o pó em água quente, adicione fixador e sal. Deixe de molho por uma hora antes de enxaguar. DICA: Para peças de lã, substitua o fixador e o sal por vinagre.

* Para tingir as roupas com água quente, lave a peça de roupa e deixe que fique úmida. Afunde na mistura, deixe a temperatura se elevar até ferver e mantenha em fogo brando. Deixe esfriar na água. Enxague em água morna.

* Para tingir as roupas na máquina, ponha a roupa na máquina e selecione o programa de lavagem com água quente. Ao fim da lavagem, adicione a tinta diluída em 1 litro de água. Deixe o programa se completar e depois repita o programa completo mais uma vez. No último enxágue, ponha um pouco de sal e vinagre para fixar a tinta. Após tingir, efetue um novo ciclo de lavagem com a máquina vazia, a fim de limpar qualquer resíduo de tinta e impedir que manche as roupas em lavagens futuras. DICA: Este método é ideal para peças volumosas.

* Para tingir as roupas na panela, pese as roupas antes: para cada 100 g de tecido, são necessários 2 litros de água. Aqueça a água a 40oC, transfira-a para uma panela grande e dissolva a quantidade necessária de tinta em pó (siga as instruções na embalagem). Em seguida, mexa a roupa ali dentro por cerca de 1 hora. Por fim, enxágue bem, acrescentando sal e vinagre ao último enxágue.

Até o próximo post!

Elis S A C

1 comentário até agora

Unknown Publicado em17:37 - 10 de março de 2017

Geralmente as tintas ja contem corante e ai precisa colocar mais?bjus

Deixe uma resposta