Sapatilhas : Faça a sua!

Confecção

confecção das sapatilhas pode ser feita de duas maneiras, fabricando as peças ou compradas prontas. Nós sugerimos que as comprem prontas para facilitar o processo. Além disso as medidas e acabamentos são padronizadas.

forma é essencial para a fabricação. É ela que simula o volume do pé. Deve ser comprado um kit com todas as numerações, pois o volume aumenta proporcionalmente. Com a posse das formas ficará mais fácil criar os moldes de cada numeração.

A sapatilha consiste basicamente de:

– Solado de plástico ou borracha;

– Base rígida de plantex;

– Camada de EVA, para garantir o conforto;

– Couro sintético, para revestir a palmilha;

– Tecido de revestimento da parte interna, chamado

de suador;

– Tecido externo, para o rosto do calçado.

Esses materiais serão colados e/ou costurados. Por isso usa-se cola de sapateiro e linha.

solado pode ser confeccionado ou comprado pronto. O solado pronto é vendido em um kit com 15 pares, contendo numerações do 33 ao 39.

A vantagem de confeccionar a peça, é que o preço que pode sair mais baixo. Mas ao mesmo tempo, como desvantagem, não haverá a garantia de padronização de medidas. Além disso o solado pronto tem um bom acabamento.

Para a fabricação são necessários os seguintes materiais:

– Borracha Miolo e Canelada, para fazer o solado

antiderrapante. (1)

– Borracha MSM látex, para fazer o salto. (2)

– Cola de sapateiro cascola, para colar.

Cortar a borracha para fazer o solado em duas partes, colar uma parte no plantex e a outra no salto. Como mostra a figura abaixo.

Ao passar a cola de sapateiro, esperar um pouco para que ela possa dar liga e somente depois una as peças. Depois de colada ela não descola mais, então certique-se de estar colando da maneira correta. As linhas tracejadas representam a cola.

Assim como os solados, as palmilhas também podem ser confecionadas. Mas é possível que o kit de solados, venha com as respectivas palmilhas. A compra do conjunto pode diminuir o tempo de produção.

Para fabricar as palmilhas serão necessários os seguintes materiais:

– Plantex, que dá a forma e a rigidez ao sapato. (3)

– Borracha EVA, que deixa a sapatilha mais confortável. (4)

– Cola de sapateiro cascola, para colar.

Plantex e o EVA devem ser cortados de acordo com a medida do solado. Lembre-se de verificar a numeração. Cole as duas peças. O plantex será colado no solado, mas antes disso deve ser colado o tecido, essa etapa será mostrada mais a frente. O EVA ficará na parte interna da sapatilha. As linhas tracejadas representam a cola.

Em seguida traçar o desenho da palmilha sobre tecido de revestimento e fazer uma margem para fora  de aproximadamente 1,5 cm.

Após realizar o corte da silhueta, recomenda-se fazer pequenos cortes na margem do tecido para que ele se acomode melhor à palminha quando for dobrado sobre ela.

O tecido deve ser colado no EVA, face que fica virada para cima na montagem da sapatilha.

A confecção do rosto requer uso de moldes ou de forma de madeira na numeração correspondente. Trata-se de uma etapa muito importante pois dela depende o conforto do calçado.

A primeira coisa a se fazer é desenhar o modelo, assim é possível planejar a confecção.

Em seguida, deve-se preparar o molde  em papel para posterior corte do tecido.

face externa da sapatilha, que pode consistir em uma combinação de tecidos e técnicas, deve corresponder, em tamanho, ao revestimento interno (forro). 

A junção dos dois deve ser feita com linha resistente. Recomenda-se fio de nylon.

Lembre-se que o tecido que fica em contato com o pé funciona como suador e deve ser macio e confortável.

montagem final consiste na união do rosto da sapatilha (1) com a palmilha (2) e o solado (3). Para isso, pode-se utilizar a forma de madeira, posicionando-a sobre a palminha para, em seguida, posicionar o rosto confeccionado.

A sobra na extremidade inferior do rosto deve ser colada abaixo da palminha, no plantex.

Dependendo do modelo escolhido, pode-se utilizar a técnica do franzimento na parte da frente do rosto para auxiliar sua colagem no plantex.

cola de sapateiro, indicada para a confecção de sapatilhas, deve ser aplicada nas duas faces a serem unidas. Recomenda-se aguardar alguns minutos para que ela dê liga e só então unir as faces. Após a secagem a sapatilha estará pronta para vender.

11 comentários em “Sapatilhas : Faça a sua!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.